Barbieri grava no Abbey Studios e faz homenagem às vítimas do Tsunami do Japão

Barbieri grava no Abbey Studios e no aniversário de um ano, faz homenagem às vítimas do Tsunami japones



No dia 16 de fevereiro de 2012, à convite de Marco Antonio Mallagoli, o responsável pelo famoso fã-clube Revolution, um dos mais famosos fã-clubes especializados em Beatles da América do Sul, gravei ao piano uma música no Abbey Road Studios.

Esta fantástica experiência aconteceu no mesmo estúdio onde os Beatles gravaram a maior parte dos seus álbuns, o Studio II.  A música que gravei, chamada simplesmente Improviso IV, na verdade foi parte um tema, mais ou menos oriental, que se repete, composto e desenvolvido durante a preparação para este grande dia no qual, abre espaço para o improviso propriamente dito. A maior parte do tempo em que estudava e compunha, encontrei dificuldades para achar um conceito ou ideia que unisse o projeto como um todo. Foi só lá pela última semana que o quebra-cabeças começou tomar forma e eu descobri um caminho à seguir.

barbieri_ao_piano_1Barbieri tocando e gravando no Abbey Road. Foto: Marcelo Carvalho

Sempre fui interessado pela música tradicional japonesa e também pela música árabe. Entretanto um lado de mim é muito rock. Para mim, por exemplo, o Heavy Metal sempre será "opera do rock". Outra coisa que percebi logo quando comecei fazer música é que minha música sempre teve um elemento associado com o visual, como se fosse um tipo de trilha sonora. Tirando a questão técnica de lado, que obviamente reconheço tenho muito que aperfeiçoar, existe uma certa intensidade emocional no meu trabalho que reflete bem a minha natureza nervosa.

Nesta peça musical que aqui vocês poderão ouvir, vi minha música como um Tsunami, esbarrando nas teclas, descontrolado, deslizando e levando tudo pelo caminho. Foi como se as forças da natureza tivessem empurrado meus dedos contra as teclas do piano. Ter tocado e gravado no Abbey Road Studios foi um experiência física e visceral. Tive que lutar e esforçar-me para manter meu controle. Foi a primeira vez que toquei em público e, na presença de técnicos de som ultra profissionais e amigos que, sabiam mais música do que eu. Portanto, considerando-se os prós e os contras, fiquei feliz com o resultado final. Na verdade, é assim mesmo que tem que ser, primeiro temos que ficar felizes com nós mesmo :-)

Desde o começo, senti que esta música pedia que eu lhe desse um nome que fosse associado ao Japão. A sincronicidade, confirmou tudo pois, quando liguei a TV, fiquei sabendo que o aniversário deste fatídico Tsunami que assolou o Japão, o ano passado, estava bem próximo. Foi então que percebi que minha música teria uma função...

Gostaria de lembrar que, durante esta tragédia que custou tantas vidas, o povo japones deu uma aula de civismo, humanidade e decência para o mundo. Quero que saibam que meu coração estará com eles neste momento tão difícil em que relembrarão o dia em que perderam os seus entes queridos.

Antonio Celso Barbieri

barbieri_ao_piano_2
Barbieri tocando e gravando no Abbey Road. Foto: Patrick Burke

Articles View Hits
11317896

We have 937 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro