Clube do disco de vinil, armazém de cultura à varejo resiste às mudanças

 

agulha

CLUBE DO DISCO DE VINIL, ARMAZÉM DE CULTURA À VAREJO

 

entrada_loja2

Ainda pouco conhecido, espaço cultural abre suas portas para projetos e realizações em clima de café-roqueiro

Texto e fotos Leonardo Saraiva

Aficcionados, bibliotecários, poetas, roqueiros, cabelos-duros, fotógrafos, leitores de quadrinhos, cinéfilos... uni-vos! Reza a lenda que de boas ideias o inferno está cheio. Portanto, novos e velhos loucos endiabrados, tragam fogo, calor e ideias pois o frio da inércia é inquietantemente paralisador. It's only rock'n roll, but i like it! Pedras que não rolam criam limbo.

O Clube do Disco de Vinil abre suas portas para a invasão de propostas que resgate-nos – moradores do Guará -  do limbo cultural em que a cidade vagueia vesga e trôpega, desde que perdeu seus elos com um espaço local integralmente dedicado à música, literatura, fotografia e à cultura em todas as suas formas e manifestações. Lampiões e gabrielas (ainda mais agora!) já não são suficientes para as nossas almas e carnes secas.

janete

O poeta Zenilton Miranda e a musicóloga Janete das Graças

Generosidade traduzida em largos gestos. Cafezinho passado no coador de pano, duas ou três 'brejas' geladas, queijo temperado e picante para petiscar, acompanhados de um sorriso permanente e sincero e um irradiante prazer em receber pessoas. É com essas credenciais que Janete das Graças (sobrenome emblemático e perfeitamente apropriado), bibliotecária, goiana, proprietária da loja e locadora CD SHOP e idealizadora do Clube do Disco de Vinil, recebe os visitantes que se lançam através das ruelas labirínticas do Pólo de Modas do Guará 2 na intenção de 'achar' e conhecer o apaixonante projeto de resgate e compartilhamento da memória musical.

 

 

carmen_miranda

A loja e locadora de CD's e vinis e o Clube do Disco de Vinil convivem no mesmo espaço. De uma concepção aparentemente caótica, em que se misturam bolachas sonoras, toca-discos e televisores antigos, quadros, gramofone, máquinas registradoras, relógios, sinos-de-vento e outros balangandãs o local é, na verdade, um aconchegante café-bar-sebo-biblioteca com clima  e decoração de armazém antigo. Para trocar ideias apreciando um bom rock'n roll ou um antigo samba e ficar vasculhando preciosidades, como um 78 rotações de Carmem Miranda pela RCA Victor de 1945 ou a coleção de mais de 200 vinis com trilhas-sonoras de novelas, que Janete pretende expor nos próximos dias.

Desde que instalou a sua loja na Rua 17 do Pólo de Modas (que funcionou por longos vinte anos na 108 Norte) , Janete busca dar prosseguimento à sua intensa e antiga paixão pela música e por toda a memorabilia ligada ao assunto. E não é só isso. A 'bibliotecária-musical' que expandir os limites da atuação do lugar.

O espaço já existe há cerca de seis meses, mas por conta talvez da pouca veiculação na mídia e do local um tanto 'escondido' (embora deliciosamente estratégico e vantajoso) seja ainda minimamente frequentado. É justamente uma integração com a comunidade, que se traduzirá em uma célula cultural borbulhante e ativa, que Janete vem buscando, sobretudo com os 'musicoativistas', apreciadores da  boa canção,  criadores, artistas, fomentadores e empreendedores culturais do Guará (e de outras localidades).

mesa_2

Um encontro descontraído que reuniu à mesa este redator e fotógrafo que não aparece, o editor d' O Próprio Bolso, Gazu, baixista d'Os Cabelo Duro; Janete das Graças, a doce anfitriã e os poetas Zenilton Miranda e Adilson Cordeiro (Didi)

Os primeiros grãos foram semeados. As ideias propostas, para execução já nas próximas semanas, incluem pocket-shows, exposições fotográficas, mostra de quadrinhos e fanzines, exibição de filmes temáticos – sobretudo musicais, saraus e mesmo simples encontros de apaixonados e sonhadores.

didi

O laureado poeta, Didi declama para Janete...

Outras tantas podem ser encaminhadas ou levadas pessoalmente às mãos e mesas generosas de Janete (que também aceita captar doações de vinis e cd's no esquema de permuta e consignação). Ela certamente as acolherá, plena de mimos e graças para ofertar.

 

sanfona

Espaço cultural para a guitarra e a sanfona e Nélson Gonçalves!

 

janete cd
Janete Das Graças Sousa recebe as pessoas queridas de uma forma especial 

CD SHOP MUSIC RESISTE ÀS MUDANÇAS

16 jun. / 2015 - O acervo intergaláctico da CD SHOP MUSIC, resiste e sobrevive acomodado em sete cômodos numa chácara na Col. Águas Claras (Guará Park), são milhares de LPs e CDs. Raros LPs de músicas japonesas, do espanhol Manuel de Falla, uma impecável coleção do Pink Floyd incluindo o raro DVD LONDON' 66-67 e CDs fora de catálogo de bandas como Nirvana e compositores como Frank Zappa. Para delírio particular nas paredes raros posteres dos Beatles. Parte do material exposto nas Varandas inclui mobiliário e dezenas de aparelhos de som. Na parede sala da casa, guitarras; nos sofás, instrumentos de cordas além de um precioso órgão Saema. A matéria completa será publicada no Jornal do Guará com as fotos de Edson Salazar de cinco instigantes acervos musicais do Guará. 

CD SHOP LOCADORA MUSICAL - CD's, LP's, DVD's e VHS

CLUBE DO DISCO DE VINIL

Residencial das Palmeiras
Àguas Clars - Guará Park

www.cdshopmusic.com.br

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

(61) 9986-9393

suco

 

 

Articles View Hits
7838209

We have 804 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro