VÍMANA E BLACK ZÉ: MARCANDO PRESENÇA (1976)

repotvimar

MARCANDO PRESENÇA

por Paul de Castro

Vímana
Teatro Tereza Raquel/Rio
14 a 17/10

O Vímana é um grupo que não tem feito muitas apresentações, mas tem marcado sua presença, tendo participado da Abertura da Temporada de Verão em 1974, com o Terço e Mutantes, e tambem do Hollywood Rock e Banana Progressiva. É um grupo estavel, não tendo, nesses anos todos, alterado muito seus instrumentistas.

Atualmente, sua formação esta assim: Luiz Paulo, teclados; Lulu, Guitarra; Fernando Gama, baixo e Lobão Bateria. Sua linha de trabalho é orientada para o som progressivo, com acentuadas inclinações para o "funky" e para o manancial da musica brasileira. Chorinhos já são ouvidos nos palcos do rock brasileiro.

O Vímana ja gravou um elêpe, em regime de auto-produção, no Estudio Level no Rio, tendo uma fita pronta para ser negociada. As gravadoras assuntam-se um pouco com esse tipo de negócio, mas é a forma que foi descoberta para vencer as barreiras das salas de espera. Com a fita pronta, meio caminho já esta andado.

Luiz Paulo, é sem duvida, um dos melhores tecladistas eletronicos que temos. Seu equipamento é complexo e muito bem usado. Foi um dos pioneiros do sintetizador no Brasil. Usa um piano acustico com captador Hellpinsteel, um Fender Rhodes 88, órgão Hammond L-102, Sintetizador Mini-Moog e Max-Korg, Clavinet Hohner D6 e uma mesa Peavey de 8 entradas, onde combina todos os teclados e manda para um amp Sunn de 120W.

O Guitarrista Lulu é um musico de estudio, muito versatil, e com ótimo desempenho no palco. Esta usando uma Stratocaster Fender, Uma Rickenbacker 366 de 12 cordas, uma pedaleira e um amp Twin Reverb Fender.

Na Bateria Tama Imperial, um modelo semelhante à Octaplus Ludwig, com 8 peles afinadas, senta-se Lobão, um garoto de 18 anos, que estudou seis de violão clássico, mas optou pela vibração e o balanço da bateria.

Richard Court, o Ritchie, é um ingles que esta a quatro anos no Brasil. Ainda não tem a pronuncia de "native speaker", o sotaque carioca, mas isso não chega a preocupar na sua mise-en-scene: Ritchie é certamente um dos mais expressivos cantores em potencial.

(AUTOR: Paulo de Castro) 

vimana1

Essa materia foi publicada em 1976, na extinta revista Musica que escrevia sobre o circuito alternativo de rock da época. Na mesma pagina, há tambem uma materia sobre uma outra banda carioca, tambem obscura da época chamada "Black Zé" (?), voce já ouviu falar neles ?

(Colaboração: Fernando "Astronauta") 

 

Articles View Hits
11362279

We have 685 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro