40 anos de carreira de Márcia Tauil (1985-2025)

No Interior de Márcia Tauil, músicas compostas pela cantora associadas à terra natal: Guaxupé.

40 anos de carreira de Márcia Tauil

O Interior de Márcia Tauil: canção da estrada, colheita, centelhas, sustança e terra.

Texto: Sílvio H. Reis

O mini-doc O Interior de Márcia Tauil aborda os mais de 40 anos de carreira da cantora e compositora, autora de 80 canções. Foi produzido especialmente para o Guaxupé Café Festival 2025, em comemoração aos 113 anos da terra natal de Márcia, que atualmente reside em Brasília.

Por ser um município do interior de Minas Gerais, foram escolhidas cinco músicas autorais de Márcia que retratam a memória afetiva guaxupeana. Duas dessas canções — responsáveis por torná-la a primeira mulher vencedora e bicampeã do 5º e 7º Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV/TV Globo — ganharam novos videoclipes na voz da cantora Patrícia Duboc.

Canção da Estrada e Colheita, ambas em parceria com Mana Tessari, têm forte identidade regional, ainda mais evidenciada pelas imagens de abelhas — símbolo de Guaxupé, presente no brasão do município. Colheita, inclusive, retornou à Globo como trilha sonora do programa Lazinho com Você.

Entre informativos e músicas, o vídeo muda de ritmo com Centelhas, composição solo de Márcia Tauil interpretada pela voz melodiosa de Lucíola Paranhos. O piano de Ricardo Nakamura imprime sofisticação aos contrastes de luz — noturna e ensolarada — sugeridos pela letra: “Desafiando o ciclo da noite e do dia.”

Após conquistar o conceituado Prêmio Grão de Música, pela trajetória como cantora e compositora, Márcia lançou um álbum que incluiu Sustança, em parceria com Edimar Silva. “Faço colheita em lavoura farturenta. Fartura de grão plantado no sem-vaso.” No clipe, Márcia esbanja leveza ao interpretar Sustança.

Dueto com Jane Duboc

Márcia Tauil conta que compôs Terra, Terra, Terra como homenagem à terra natal: “Água, terra, luz e imensidão. Olho, boca, coração.” A participação especial de Jane Duboc amplifica a força ambiental e afetiva da canção.

No repertório de Márcia, há outras composições que expressam o interior geográfico sul-mineiro: Bagunça no Balaio, premiada no Festival de Música da Nacional FM de Brasília; Terra Viageira, Um Bucadim Mais com Você, Coração Caipira, entre outras, todas fazendo referência ao sul de Minas.

O projeto O Interior de Márcia foi aprovado pelo Edital nº 03/2025 do Fundo Municipal de Cultura de Guaxupé.

——————
Ficha técnica
Projeto e roteiro: Silvio H. Reis
Intérpretes e compositores
Patricia Duboc
Canção da Estrada e Colheita
(Márcia Tauil e Mana Tessari)
- Lucíola Paranhos
Centelhas
(Márcia Tauil)
– Márcia Tauil Sustança (Márcia Tauil e Edimar Silva)
– Jane Duboc e Márcia Tauil Terra, Terra, Terra (Márcia Tauil)
Locução: Denise Bandeira
Edição: Gabriel Ricciardi
Redes Sociais: Roberta Reis Rodrigues
Imprensa/ Divulgação Silvio H. Reis e Márcia Tauil

Articles View Hits
12593189

We have 1246 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro