Filial do Rock: Vamos puxar um som? (2025)
- Details
- Hits: 219
Durante o primeiro Rock in Rio, em janeiro de 1985, um dos nossos passatempos favoritos era descer até o Parque Ecológico Ezechias Heringer, (Guará 2-DF) pendurar um gravadorzinho portátil num galho de árvore e “pitar um som”.
Naqueles tempos, o manifesto do rock podia se revelar de várias formas: um par de "pisantes", uma bicicleta, uma camiseta, o cabelo comprido ou acessórios como uma pick-up. Cada roqueiro se expressava à sua maneira, com estilo próprio e atitude.
Eu ainda conservo meu estojo de fitas da marca Alternativa – colocava ele dentro da mochila e descia o parque inteiro carregando minhas fitas piratas ao vivo do Led Zeppelin. Em vez de uma pasta executiva, eu exibia aquele estojo com orgulho nas festinhas. Era um diferencial, um símbolo.
No parque, às vezes os guardas florestais perguntavam o que havia na caixa. E a gente respondia, sílaba por sílaba, com gosto:
– Fi-tas K7!
Eles riam, e alguns até paravam para ouvir um som com a gente.
Hoje, com mais de 60 anos, posso afirmar: muitos de nós ainda guardamos essas fitinhas mágicas, magnéticas, de cromo.
Quando vi aquele 3 em 1 da Gradiente, não resisti. Pensei em quanto tempo fazia que eu não ouvia uma K7. Por ser compacto, o aparelho facilitaria essa volta ao passado. E a primeira fita que coloquei para tocar foi justamente "Master of Reality" do Black Sabbath.
Vi esse 3 em 1 móvel da Gradiente no Facebook e, na manhã seguinte, decidi comprá-lo para o acervo do Museu do Rock. A compra foi feita na Filial do Rock, localizada no Edifício Venâncio Júnior, Bloco M, lojas 3/4 – Conic, Brasília-DF.
A loja funciona de segunda a sábado, a partir das 10h.
📞 Telefone: (61) 98380-7697 – fale com o Diogo.
Eles enviam para todo o Brasil e a linha de equipamentos de som é fantástica.
Se for pessoalmente, ainda dá pra conseguir um bom preço!
O aparelho mostrado na imagem é um Gradiente, um sistema de som compacto que combina rádio, CD player e toca-fitas cassete. É um modelo típico dos anos 2000, voltado para uso doméstico com design futurista e recursos práticos para a época. Aqui estão alguns detalhes que se destacam:
🔊 Características Visuais e Técnicas
Marca: Gradiente (empresa brasileira tradicional em eletrônicos).
Potência anunciada: 1000W PMPO – valor comum em propagandas da época, embora não represente a potência real (RMS).
Formatos suportados:
Rádio AM/FM.
CD player compatível com CD-R e CD-RW.
Duplo deck de fita cassete (não visível diretamente, mas comum em modelos semelhantes).
Controle giratório multifunção e botões para seleção de função (CD, rádio, tape, aux).
Caixas destacáveis: Informação impressa no painel ("CAIXAS DESTACÁVEIS / TRANSPORTÁVEL"), o que sugere que as caixas de som podem ser removidas do corpo principal.
Display digital com LED vermelho, típico de aparelhos do período.
🕰️ Contexto Histórico
Os aparelhos da Gradiente como este fizeram muito sucesso entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000 no Brasil.
Eram populares por reunir várias funções em um único equipamento e ter design moderno.
Muitos consumidores usavam esse tipo de som para ouvir fitas gravadas, CDs personalizados e rádio FM.
A Gradiente também era conhecida pela durabilidade dos seus equipamentos.
🖼️ Detalhes do Ambiente
A foto mostra o aparelho posicionado sobre um móvel, ao lado de porta-retratos, livros e objetos decorativos, indicando que ainda está em uso ou preservado com carinho.
Ao fundo, parede de tijolos aparentes e objetos como uma pequena fonte decorativa laranja e uma imagem sacra sob vidro – elementos que sugerem um ambiente familiar e nostálgico.
A coleção inclui títulos de peso:
The Beatles, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Traveling Wilburys
U2 (October, Rattle and Hum), Black Sabbath (Master of Reality)
Tom Verlaine, The Monkees, The Kinks, Box of Frogs, 10,000 Maniacs
E outras relíquias como "The Beatles That Time Forgot" e o raro "Pete Best"