O músico, Jesse Samba Wheeler: organiza coletânea de debates


 Convido propostas para uma mesa sobre música de Brasília para o X Congresso da Brasa (www.brasa.org), daqui a um ano (22.07.2010 - 24.07.2010) em Brasília.
 Chamo  vocês  a contemplar as relações entre Brasília e a música (plural)  feita na capital (eu diria "aqui", mas hoje moro em Chicago).

 ++ O que faz de Brasília, Brasília, e como é que a música contribui a esse processo?
 É possível ouvir a influência da cidade na música?
 Indaguemos os lugares-comuns, as explicações fáceis e corriqueiras, que  outrora tenham servido para falar da(s) identidade(s) músical da cidade, mas a essa altura da história, e da nossa disciplina, são insuficientes para compreender os processos e produtos musicais e sociais na capital, desde a  inauguração.

 ++ Quais são as narrativas musicais de BSB? E essas narrativas, quais são os seus impactos no discurso de "brasiliensidade", e, por extensão, de  brasilidade?

 ++ O fluxo cultural, e o fluxo humano, entrando e saíndo das terras candangas, a circulação de tradições de outras terras -- testemunhar, viver e acompanhar o processo da criação de uma identidade de um lugar novo, mostram-nos o quê, sugerem-nos o quê sobre Brasília, o processo da construção de identidade, o papel da música na mesma, e o conceito de tradição?

 ++ As comunidades espirituais, ortodoxas, sincréticas e esotéricas, que tanto caracterizam a capital e a região -- o que contribuem às cenas músicais da cidade? O espírito de inovação tem acompanhado o projeto BSB, desde os desenhos, algo que muitas vezes se choca contra as tendências conservadoras de religões; há encontro dessas duas ondas na produção e expressão musicais dessas comunidades?

 ++ Quais são os fatores económicos de particularidade brasiliense que tem  impacto na música: na produção, na recepção, na cirulação da mesma? Há, por  exemplo, algum aspecto da divisão da terra, do loteamento, da regulação imobiliária, etc., que dá forma a algum aspecto do mundo músical?

 ++ A presença dos governos federal e estaduais: 1) como afetam a música?  Representa a proximidade dos músicos às sedes governamentais mais acesso aos instrumentos de poder, ao dinheiro público, à informação que abre portas de oportunidade para artistas? Por que sim/não, e daí? Qual é o papel do Estado na configuração dos hábitos musicias dos habitantes de BSB?  2) Quais são as maneiras de entender o cruzamento de política e música, que essa presença possibilita?

 ++ Comparações entre o que funcione/aconteça/mova/impulsione/obstrua/inspire, etc, etc. o mundo musical  em Brasília e outras cidades brasileiras, com teorias visando explicar as diferenças e semelhanças?

 ++ Música e visões de utopia?

 Essas provocações são reles sugestões; outros ramos de investigação que desdobram as múltiplas relações de música e lugar, e que apontam ligações  entre Brasília e a música que lá se faz, serão igualmente consideradas.

 A música em questão pode ser de qualquer gênero ou estilo, seja grindcore, blues, sinfônica, punk, hip-hop, MPB, bumba-meu-boi, caipira, maracatu, samba carnavalesco, death metal, gospel, daimista, psytrance, axé, indígena, coral, jazz, reggae, funk, pagode, sertaneja, elêtro-acústica, etc., contanto que diga respeito à Brasília (como, é para o contribuinte argumentar); seja propositadamente experimental e híbrida, ou com intenção de ser "pura", conservadora, de "roots"; seja ligada a um feriado, um ritual, um rito de passagem, ou para nenhum momento, lugar, ou grupo especial; seja de cover/tributo/reinterpretação/versão/adaptação, de "mash-ups" e "samples", ou autoral.

 Convido pesquisadores de música (de qualquer disciplina) que tenham trabalhado a sua pesquisa de campo e desenvolvido a(s) sua(s) própria(s) teoria(s), para que avancemos as discussões de lugar e música, e de música e Brasília. O "feedback loop" entre o campo e a teoria deve ser demonstrável, e o argumento claro, para instigar debates entre o público da mesa e os apresentadores.

 As propostas (de 200 a 300 palavras, por favor) devem ser mandadas para Jesse Samba Wheeler (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ), com assunto "Mesa Brasa", até dia 15 de julho.

 Viso organizar uma coletânea com o mesmo tema da mesa.

 Por favor, encaminhe para os seus colegas esse convite. Peço as suas desculpas, por qualquer erro meu de gramática, dicção, etc., que dificulte o entendimento. Dúvidas? This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

Articles View Hits
7829513

We have 845 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro