'SMILE' "O MAIOR DISCO DE TODOS OS TEMPOS" É LANÇADO (2011)

Disco 'Smile', dos Beach Boys, é lançado com 44 anos de atraso

Em entrevista ao G1, produtores Mark Linett e Alan Boyd analisam projeto.
Para eles, limitações tecnológicas nos anos 60 foram o motivo da demora.

por: Braulio Lorentz
Do G1, em São Paulo
 

beach_smile

Capa de 'Smile', dos Beach Boys (Foto: Divulgação)

31 out. / 2011 - Demorou, mas enfim chega às lojas a versão definitiva do disco "Smile", dos Beach Boys, com material gravado em 1966 e 1967 pela banda americana. O lançamento nesta segunda-feira (31) põe fim a uma espera de 44 anos. No Brasil, "The smile sessions" pode ser comprado em box com dois CDs.

"É difícil de especular qual seria o impacto se tivesse sido lançado em 1967. O que sabemos é que o disco não estava perto de ser finalizado", explica Alan Boyd, um dos produtores do projeto, em entrevista por telefone ao G1.

 
Para Mark Linett, também produtor do recém-lançado "Smile", as ambições de Brian Wilson, líder dos Beach Boys, não poderiam ser atendidas antes. "A gravadora não queria um álbum triplo, ele não tinha a mesma tecnolgia de hoje para editar e mixar tudo. Brian não iria aceitar se não fosse assim, do jeito que foi lançado agora", diz Linett.

Pegar cada pedaço e montar o complexo álbum seria mesmo difícil. Segundo a dupla de produtores, havia sessões de até 45 minutos que deram origem a faixas de cinco minutos. O box só tem três faixas que não precisaram ser remontadas. "O processo com edição de fitas é frustrante e demorado. Brian ficou um ano gravando. Mas se saísse em 1967, creio que teria não mais do que 10 músicas. Seria bem diferente", completa Boyd, que já produziu trabalhos de Monkees e Earth, Wind & Fire, além de ter dirigido documentários.

Embora apontem a (falta de) tecnologia como uma das vilãs deste enredo, há também uma questão burocrática. No final de 1966, os Beach Boys criaram o selo Brother Records e se envolveram em ação judicial com a Capitol Records, por causa do objetivo de lançarem o disco em seu próprio selo. "Também tinha muito dinheiro que a Capitol Recods entregou nas mãos dele. Brian tinha carta branca e isso foi um dos problemas do 'Smile'. A pressão para lançar o disco e criar algo foi imensa", recorda Linett.


beachboys
Os Beach Boys, que lançam o disco 'Smile', com material gravado em 1966 e 1967 (Foto: Divulgação)

Os dois produtores, que já trabalharam com Wilson em discos solo e em projetos que bebem no extenso catálogo dos Beach Boys, concordam que o cantor americano de 69 anos já passou por diferentes fases artísticas. "Ele não é o mesmo cara que era em 1966. Ele tem uma atitudade diferente e isso reflete neste novo 'Smile'", diz Boyd.

"Como produtor, naquela época, ele estava no auge. Era imaginativo, focado, algo que se percebe nas gravações. E só tinha 24 anos, isso é o mais incrível", elogia. Ele conta que passou boa parte dos dois anos de trabalho para pesquisar e catalogar o material das famosas sessões. "Se não tivéssemos feito isso estaríamos trabalhando no disco até hoje", exagera Boyd.

O lançamento de "The smile sessions" deve ser o aperitivo da comemoração dos 50 anos dos Beach Boys, a serem completados em 2012. Há planos de lançamentos e outras "atividades especiais", nas palavras da gravadora EMI. Estaria por vir uma turnê comemorativa com Brian Wilson de volta ao grupo?

"Eu não sei. Ele já falou que gostaria de se aposentar", responde Boyd. "Mas disse isso outras vezes. Eu posso te dizer que tenho a impressão que ele não se cansa de ver a resposta das pessoas nos shows e nunca o vi tão feliz como agora. Eu espero que eles façam algo juntos. Gostaria que lançassem mais discos, porque ainda tem muito material não ouvido."

beach


   Disco raro lançado este ano
   André Simões - http://maringa.odiario.com/dmais/noticia/464002/disco-raro-lancado-este-ano/
beach

   Nos Estados Unidos, os 50 anos dos Beach Boys não vêm passando tão desapercebidos. O principal lançamento motivado pela efeméride deve ser uma caixa com as sessões do mítico álbum "Smile", gravadas entre 1966 e 1967.

   O álbum ganhou fama como "o maior disco não-lançado de todos os tempos" e custou a saúde mental do líder Brian Wilson. À época em uma competição não oficial com os Beatles para ver quem lançava o álbum mais inovador (numa estupenda série que teve "Today" e "Pet Sounds" de um lado, "Rubber Soul" e "Revolver" de outro), Wilson queria fazer de "Smile" a obra mais grandiosa da música pop de todos os tempos, mas não conseguiu completá-la.

   A falta de apoio dos companheiros de banda (notadamente Mike Love, que achava a música muito vanguardista), o abuso de drogas e um crescente quadro depressivo foram minando o vigor de Wilson, que engavetou o projeto depois de várias e sucessivas datas de lançamento anunciadas.

A partir daí, o líder da banda foi se desmotivando e outros membros também passaram a compor e produzir – as vendagens nunca mais foram as mesmas.

Lançadas em conta-gotas em distintos álbuns da banda e circulando em bootlegs, as canções de "Smile", no entanto, logo chamaram a atenção pela qualidade e ganharam já em meados da década de 70 status folclórico – percebeu-se que ali havia um material tão bom quanto o de "Sgt. Peppers", geralmente tomado como a pá de cal na disputa Beatles X Beach Boys.

Depois de muitos anos sem poder ouvir falar no assunto "Smile", Brian Wilson lançou em 2004, já em carreira solo, um álbum com gravações novas para as canções do projeto, completando as lacunas e sequenciando os temas. O trabalho foi muito elogiado, mas faltava a mistura única das vozes dos Beach Boys...

A caixa com as sessões de "Smile" deve se tornar a oportunidade mais próxima de os fãs ouvirem o projeto conforme estava sendo elaborado por Wilson na década de 60. O lançamento, no entanto, já está se tornando quase tão enrolado quanto o do "Smile" original: primeiramente, a gravadora Capitol anunciou a data de 12 de julho, depois postergou para 9 de agosto, agora já fala em 4 de outubro...

Os membros sobreviventes da banda também deram todos declarações à imprensa acenando com a possibilidade de uma reunião para shows e gravações – Brian Wilson não se reúne com os Beach Boys desde 1996, e seu último show com o grupo foi em 1985. Tudo isso, no entanto, ainda está no terreno das especulações.


Smile, álbum incompleto dos Beach Boys, será lançado

Aguardado material chegará ao mercado em formato digital, CD e em um box especial

11 mar. / 2011 - Beach Boys: aguardado álbum Smile será lançado em 2011Smile, disco "perdido" dos Beach Boys, chegará ao mercado neste ano, segundo anunciou a Capitol Records. A informação é do site da Rolling Stone EUA.

Apesar de ainda não haver data certa para o lançamento, já é sabido que álbum será vendido em formato CD duplo, além de ser disponibilizado para download no iTunes. Haverá também um box, em edição limitada, com quatro CDs, dois LPs, dois singles em vinil e um livro com 60 páginas sobre a banda.

O material de Smile originalmente deveria ter sido lançado após o clássico disco Pet Sounds (1966), mas o projeto acabou sendo abandonado, sem sua conclusão, devido à frágil saúde mental de Brian Wilson, líder da banda, na época.

Considerando que o álbum não foi finalizado, a tracklist deste novo lançamento ainda não foi divulgada, mas, segundo o comunicado, estará disponível, claro, uma aproximação do que seria o Smile, contando também versões alternativas das gravações.

"Estou muito feliz que a sessões originais em estúdio de Smile serão lançadas pela primeira vez depois de todos esses anos", afirmou Brian Wilson em comunicado à imprensa internacional. Mais informações sobre o tão aguardado lançamento deverão ser divulgadas em breve

 

Articles View Hits
11365489

We have 1490 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro