Morreu Jerry Leiber, autor de Hound dog e Stand by me

Autor de Hound dog e Stand by me
Morreu Jerry Leiber, compositor de clássicos maiores do rock 'n' roll 
Por Cláudia Carvalho


Jerry_Leiber2
Mike Stoller, Elvis Presley e Jerry Leiber (à direita) nos estúdios da MGM em 1957 (Reuters)


23 ago. / 2011 - Foi o génio escondido de Elvis Presley, de Ben E King, dos The Drifters ou dos The Coasters. Numa parceria com Mike Stoller, Jerry Leiber compôs muitos dos clássicos que marcaram a cena rock 'n' roll dos anos 1950 e 1960 e que ainda hoje são recordados. É o autor de Hound dogJailhouse Rock e Stand by me. Morreu esta segunda-feira em Los Angeles de insuficiência cardiopulmonar. Tinha 78 anos.

Para os mais distraídos, Jerry Leiber poderá não ser um nome conhecido. O mesmo não se poderá dizer das músicas que compôs e que apesar de já terem passado décadas, continuam a ser lembradas, cantadas e tocadas. Elvis Presley tinha a voz, o charme e o passo de dança mas as letras, essas, eram de Jerry Leiber. “You ain't nothin' but a hound dog”, escreveu ele e cantou Elvis. Estávamos em 1956 e o “Rei do rock 'n' roll” chegava aos tops com Hound dog, a mesma música que em 2004 entrou na 19ª posição da lista das 500 melhores canções de sempre da “Rolling Stone”.

Jerry Leiber conheceu Mike Stoller, que se tornaria no seu parceiro de trabalho, em Los Angeles no início dos anos 1970, ainda os dois eram jovens adolescentes, mal imaginando que nos anos a seguir ninguém escreveria hits como eles. Em comum tinham o amor à música, aos sons R&B, blues e pop, começando a escrever quase instantaneamente. Stoller ficava com a parte da música e Leiber com as letras.

“O Jerry era uma máquina de ideias”, disse Mike Stoller numa entrevista à “Rolling Stone” em 1990. “Para cada situação, o Jerry tinha 20 ideias.” Ideias que se tornaram sucessos e que nem aos artistas actuais passam despercebidos.

A Hound dog foi originalmente escrita e composta para a cantora Big Mama Thornton em 1952 mas foi quando Elvis Presley pegou nela que se tornou num sucesso planetário. Depois disso, já foi gravada mais de uma dezena de vezes por vários outros artistas. À semelhança do que tem acontecido com muitas das músicas assinadas por Leiber e Stoller, não fossem eles uma das duplas mais cobiçadas no mundo da música. O mesmo aconteceu, por exemplo, com a sua composição Kansas City que se tornou um hit na voz de Wilbert Harrison em 1959, tendo sido mais tarde gravada por Little Richard, The Beatles, Brenda Lee, Sammy Davis, Jr., James Brown e The Everly Brothers.

É deles também o mega sucesso Stand by me, que se manteve nos tops entre 1961 e 1986, escrito para Ben E. King. As versões e covers desta música continuam ainda hoje a aparecer.

Outros dos seus sucessos incluem: Is That All There Is?, de Peggy Lee; Love Potion No. 9, dos Clovers; Ruby Baby, dos Drifters; Black Denim Trousers and Motorcycle Boots, dos Cheers; Smokey Joe's Cafe e Riot in Cell Block No. 9, dos Robins; e Searchin, Yakety Yak, Poison Ivy, Charlie Brown, Down in Mexico e Little Egypt dos Coasters.

“Ele foi o meu amigo, o meu companheiro, o meu parceiro de escrita durante 61 anos. Ele tinha um jeito com as palavras. Não havia ninguém melhor do que ele. Vou sentir a sua falta”, disse Stoller à CNN, comentando a morte do amigo.

Em 1985, Jerry Leiber passou a ter o seu nome no Songwriters Hall of Fame, e em 1987 entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Stoller.

“O mundo da música perdeu hoje um dos seus grandes poetas laureados. O Jerry não só escreveu as letras que toda a gente andava a cantar, como nos mostrou a forma como verbalizar os nossos sentimentos sobre as mudanças na sociedade que estávamos a viver depois da Segunda Guerra Mundial”, disse à AP Terry Stewart, presidente do Hall of Fame and Museu.

Em 1995, estreou na Broadway um musical com base nas músicas de Leiber e Stoller, “Smokey Joe's Café”, apresentando mais de dois mil espectáculos.

Com Mike Stoller e David Ritz, Jerry Leiber escreveu um livro de memórias em 2009, intitulado “Hound Dog: The Leiber & Stoller Autobiography”.

Morre letrista de Elvis Presley, Beatles e Frank Sinatra
(AFP)

22 ago. / 2011 - LOS ANGELES — O americano Jerry Leiber, letrista de diversos sucessos de Elvis Presley, Beatles e Frank Sinatra, entre outros, morreu nesta segunda-feira aos 78 anos em Los Angeles, afirmou seu assistente à AFP.

Leiber morreu de falha cardiopulmonar no hospital Cedars-Sinai, disse Marilynd Levy, assistente pessoal de Leiber e de seu parceiro musical há 60 anos, Mike Stoller, o compositor do duo.

O lendário "rei do rock" Elvis Presley interpretou mais de 30 canções de Leiber e Stoller, entre elas Hound dog em 1956, que esteve 28 semanas na lista das mais escutadas e atualmente está no 19º lugar na lista das 500 melhores canções da história, segundo a revista Rolling Stone.

Também são autores de Stand by me, um clássico interpretado por Ben E. King nos anos 1960 e depois por artistas como John Lennon, Jimi Hendrix e Elton John.

Leiber e Stoller, parceiros desde 1950, escreveram canções para dezenas de artistas emblemáticos, como Charles Brown, Ray Charles, Beatles, Rolling Stones, B.B. King, James Brown, Little Richard, The Beach Boys, Frank Sinatra, Barbra Streisand, Jimi Hendrix, Count Basie, Edith Piaf, Eric Clapton, John Lennon, Aretha Franklin e muitos outros.

A obra dos dois foi levada à Broadway sob o título de "Smokey Joe's Cafe", uma comédia musical apresentada mais de 2.000 vezes.

Leiber deixa três filhos, Jed, Oliver e Jack, e duas netas.

Copyright © 2011 AFP. Todos os direitos reservados.

Jerry_Leiber
Foto de arquivo mostra Jerry Leiber (esquerda) e Ben E. King durante lançamento de livro em Nova York (AFP/Getty Images, Larry Busacca)



Compositor de Stand by me, Jerry Leiber morre aos 78 anos
Norte-americano manteve uma conhecida parceria musical de 60 anos com Mike Stoller
iG São Paulo | 22/08/2011 19:20

Compositor de diversas conhecidas músicas, como Stand by me, Jailhouse Rock e Hound dog, Jerry Leiber morreu aos 78 anos, em decorrência de falência cardiorrespiratória. A informação é da revista norte-americana Rolling Stone.

Durante 60 anos, Leiber manteve uma prolífica parceria com Mike Stoller, que renceu inúmeras composições pop. "Quando Jerry e eu começamos a compor, era com a intenção de nos divertirmos", disse Stoller em uma entrevista à Rolling Stone em 1990. Enquanto Leiber focava nas letras, Stoller cuidava das melodias.

"Jerry era uma máquina de ideias", contou Stoller em "Hound Dog", livro de memórias lançado nos EUA em 2009.

A carreira de Leiber e Stoller ganhou impulso quando Elvis Presley gravou Hound dog - a canção tornou-se um grande hit. Elvis mudou a letra da música, o que irritou os compositores. "A versão de Elvis não faz sentido para mim e, ainda mais irritante, não é a canção que Mike e eu escrevemos", Leiber disse em 2009.

A fábrica de hits da dupla continuou nos anos 1960, com Stand by me, e nos 1970, com Stuck in the middle with you - esta última gravada pelo Stealers Wheel.

Articles View Hits
7840022

We have 759 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro