PERDEMOS O ÚLTIMO REI DO BLUES, MORRE B. B. KING (2015)

Perdemos um rei, um mestre, uma referência

Introdução: Lucas Araújo Alves
.
A evolução da guitarra elétrica teve a finalidade de empolgar multidões e apagar às lembranças do passado, a ignorância de muitos séculos.
O ritmo blues já reunia a dor dos negros e unificava sentimentos através de dosagens musicais emocionantes. Nasceu da escravidão e tem suas origens na migração forçada de milhões de africanos, que foram tirados de suas aldeias e jogados em terras estranhas.
B.B King era um dos deuses desta lamentação, ou melhor, deste estado permanente de espírito!

kink

B. B. King e Lucille em foto de 1969 por Peter Amft
 
Morre B. B. KING!

por: Antônio Celso Barbieri

Ontem, dia 14 de maio, o mundo da música perdeu um dos seus grandes guitarristas! Riley B. King (16 de setembro 1925 – 14 de maio 2015) mais conhecido por B. B. King foi um compositor e guitarrista de Blues norte americano com uma longa carreira de dar inveja. Ele foi a inspiração e literalmente "professor" de muito músico. Digo isto porque, assisti-lo no domínio do seu instrumento sempre foi uma aula à ser levada a sério.

A Revista Rolling Stone classificou-o em 2011 no sexto lugar entre os 100 guitarristas mais importantes de todos os tempos. (em 2003, na mesma lista, ele estava em terceiro). B. B. King introduziu um estilo sofisticado de solo baseado numa forma fluídica de puxar (bending) a corda e um tipo de vibrato que influenciaria virtualmente todo guitarrista de blues que surgiu depois dele.

Em 1990, B. B. King recebeu a Medalha Nacional de Artes do Presidente George H.W. Bush (o pai) e em 2006, ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do Presidente George W. Bush (o filho). Ele é considerado um dos mais influentes guitarristas de Blues de todos os tempos e inspirou um número sem fim de guitarristas tanto de blues como de rock pelo mundo todo.

Em 2014, depois de, por problemas de saúde, ter interrompido a sua turnê cancelado seus 8 shows restantes, B. B. King anunciou no dia 8 de outubro de 2014 que ele tinha voltado para sua casa para recuperar-se. No dia primeiro de maio de 2015 depois de duas hospitalizações por problemas causados por pressão alta e diabetes, o mestre do blues declarou no seu web site que ele estava sendo tratado por profissionais de saúde (hospice care) na sua casa em Las Vegas. Ele faleceu em casa no dia 14 de maio às 9:40 da noite da noite. Ele tinha 89 anos.

Adeus grande mestre!
Antonio Celso Barbieri

 

Articles View Hits
11317871

We have 951 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro