GRATEFUL DEAD PARA NOVA GERAÇÃO DE FÃS (2016)

thedead

Grateful Dead para nova geração de fãs

por This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  - Destak Diversão & Arte

TERCA-FEIRA  24 05 2016

Tributo Day Of The Dead apresenta versões para 59 canções popularizadas pelo grupo americano

ANDRÉ SOLLITO  - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

• A longa e estranha viagem do Grateful Dead acabou oficialmente no dia 5 de julho de 2015, quando a banda americana fez o último show da turnê Fare Thee Well, celebrando seus 50 anos de trajetória. Mas para uma nova geração de fãs, ela vai comemorar agora, com o lançamento de Day Of The Dead, um gigantesco tributo que reúne ícones do rock alternativo gravando versões de temas clássicos do grupo.

Sob a tutela de Aaron e Bryce Dessner, guitarrista da banda The National, a coleção de 59 can- ções, espalhadas em três CDs, funciona como uma legitimação da importância do Grateful Dead e do impacto que a banda causou.

Durante muito tempo, tanto o grupo quanto seus fãs, os chamados "deadheads", eram vistos como hippies que haviam parado no tempo. As longas improvisações psicodélicas estavam muito distantes dos ideais defendidos pelos punks a apartir da metade da década de 1970.

Mas esse preconceito vem sendo erradicado aos poucos. Ídolos do rock alternativo, como Lee Ranaldo e Ira Kaplan, já manifestaram sua adoração pelo Dead.

Com os shows da turnê Fare Thee Well, a banda voltou a aparecer no noticiário especializado, e fãs mais jovens passaram a se interessar por sua discografia - mas a tarefa é das mais difíceis, dada a quantidade de lançamentos, entre discos de estúdio e as dezenas de gravações ao vivo.

Day Of The Dead facilita um pouco a descoberta. O repertório foi escolhido com cuidado, para que nada importante ficasse de fora- E pela variedade dos artistas envolvidos - de Kurt Vile, J Mascis e Mumford & Sons a Terry Riley e Tim Hecker -, as regravações variam entre covers  tradicionais e descontruções das canções originais. O que une tudo é o espírito de improvisação e recriação coletiva que sempre norteou o Grateful Dead.

Dead & Company, com John Mayer, pode levar legado adiante
25 mai. / 2016
O Grateful Dead tradicional, aquele que entrou para a história como uma das principais bandas americanas, acabou em 1995, com a morte do guitarrista Jerry Garcia. No ano passado, Bob Weir e os outros membros restantes se reuniram com Trey Anastasio, do Phish (grupo que deve muito ao Dead), para cinco shows que celebraram os 50 anos do Grateful Dead - e encerraram, de vez, as performances do grupo.
Logo depois, no entanto, Weir, Hart e Kreutzmann formaram o Dead & Company, com John Mayer no posto de guitarrista solo. A banda vem fazendo apresentações desde o ano passado, e tem compromissos agendados até o final de julho.
Como é costumeiro em relação ao Grateful Dead, podemos esperar um disco ao vivo com essa formação em breve. E o grupo não descarta um trabalho de estúdio. Em entrevistas, tanto Weir quanto Mayer afirmaram ter vontade de gravar novas composições, mas ainda não há nenhum projeto concreto em andamento.
Mais do que isso, Weir afirmou que imagina o Dead & Company como um veículo para continuar explorando o legado do Grateful Dead. De acordo com a "Billboard", ele afirmou ter tido uma visão "cósmica" após um show no final de 2015. "Vi John com o cabelo quase todo grisalho, e caras novos, jovens, segurando a barra, fazendo um ótimo trabalho."

DAY OF THE DEAD
Disponível no site
www.dayofthedeadmusic.com

tribute dead

Uma seleção de ícones indie

Sob a tutela dos guitarristas do The National, Day Of The Dead reúne grandes nomes do rock alternativo, do soul e até da música africana, em 59 faixas

#WILCO

Com participação de Sob Weir, a banda mostra versão ao vivo da clássica faixa "St. Stephen".

# ORCHESTRA BAOBAB

A banda senegalesa de música afro-cubana toca "Clementine Jam", rara faixa da década de 1960.

# UMO

"Shakedown Street", faixa do disco homônimo de 1978, ganha cover da Unknown Mortal Orchestra.

# The National

O grupo gravou diversos clássicos do Dead, como "I Know You Rider", "Peggy-O" e "Morning Dew".

Articles View Hits
8066290

We have 730 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro