PATTI SMITH: A MÃE DA POESIA DO PUNK ROCK CHEGA AO BRASIL COM SHOW E NOVO LIVRO

PATTI SMITH: A MÃE DA POESIA DO PUNK ROCK CHEGA AO BRASIL COM SHOW E NOVO LIVRO

patty smith 1

Atração do Popload Festival, cantora aborda eleição de Trump nas páginas de 'O ano do macaco': 'É estranho ter como líder uma pessoa com tão pouca empatia'

O Globo/Silvio Essinger

A cantora, compositora e escritora americana Patti Smith Foto: Steven Sebring / Divulgação

14 nov. / 2019 – RIO - Cantora que deu régua e compasso para os punks e para o rock alternativo surgido a partir dos anos 1970, a americana Patti Smith , de 72 anos, vem cada vez mais se dedicando à atividade que tomava seu tempo antes de resolver investir na música: escrever livros. Neste ano, ela lançou O ano do macaco (Companhia das Letras), relato onírico de suas experiências em 2016, ano no qual perdeu um amigo (o produtor Sandy Pearlman ); ajudou outro, enfermo, a escrever (o dramaturgo Sam Shepard , que faleceria em 2017 ); viu Donald Trump ser eleito presidente e completou 70 anos.

Mas é como cantora que ela desembarcou na quarta-feira em São Paulo, para dois shows: um na sexta, às 20h45, no festival Popload (no Memorial da América Latina) e outro sábado, beneficente, às 21h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial). Na quinta, ela faz o lançamento de O ano do macaco e Devoção (de 2017, que agora sai no Brasil) em palestra às 14h, no Sesc Pompeia (com ingressos distribuídos uma hora antes).

'LINHA M': A outra viagem pelas letras de Patti Smith

Por telefone, Patti comentava suas primeiras impressões sobre São Paulo:

— Estou olhando pela janela e, apesar de estar bem enevoado, consigo ver toda essa interessante arquitetura. E tem uns museus de arte maravilhosos. Só estou aqui há algumas horas, mas vou explorar a cidade mais tarde.

Escrito “em tempo real” ao longo de 2016, O ano do macaco fala das viagens da cantora e descreve sonhos em meio a uma realidade que começava a se desfazer com a eleição de Trump.

— A maneira com que os americanos se identificam com o mundo virou de cabeça para baixo durante a atual administração. É estranho ter uma pessoa com tão pouca empatia, com tão tão pouca compreensão das leis constitucionais, com tão pouco apreço pelo meio ambiente como nosso líder. É uma situação muito estranha, e livro reflete um pouco disso — diz ela, que encerrou o ano, em 30 de dezembro, fazendo 70 anos. — Eu ficava pensando em quanto tempo ainda teria para escrever, para trabalhar, para ver meus filhos, para ler livros, para apreciar a natureza. Foi um despertar para o processo de envelhecimento.

patty smith 2

 Capas para 'Devoção' e 'O ano do macaco', livros de Patti Smith

Premiada em 2010 com o National Book Award pelo livro de memórias Só garotos, Patti Smith não lança um disco de canções inéditas desde Banga , de 2012.

— Sou multidisciplinar. Tiro fotos, desenho, faço shows, sou mãe, sou ativista, mas primeiramente sou uma escritora. A escrita e os meus filhos estão no topo das minhas prioridades hoje em dia — explica. — Recentemente gravei três albuns de poesia ( com o grupo Soundwalk Collective, baseados nas obras dos poetas franceses Arthur Rimbaud, Antonin Artaud e René Daumal ). Mas devo fazer ainda um de canções, talvez no ano que vem.

Admiradora dos livros do chileno Roberto Bolaño (1953-2003) e do argentino Cesar Aira, Patti agora está vidrada em Space invaders , da chilena Nona Fernández:

— É um livro pequeno que tem infância, memórias, sonhos, poesia e o Chile dos últimos anos de Pinochet. Muitos desses escritores latino-americanos passaram por mais distúrbios políticos do que eu passei em toda a minha vida. E gosto da forma como eles tecem essas lembranças com a fantasia.

Já como apreciadora de música, a grande novidade é a trilha sonora do anime Ghost in the shell (1995, composta por Kenji Kawai ).

— Eu ouço quase todo dia, gosto de escrever com ela. E de vez em quando posso ouvir Billie Eilish , Rihanna ... mas sempre muito de Jimi Hendrix e de Ghost in the shell — diz a cantora, que continua forme na crença no poder transformador da música. — Quando era jovem, as canções de Bob Dylan, de Neil Young, de Jim Morrison eram muito importantes. Hoje, os jovens ouvem canções do colapso ambiental, o som das queimadas. Eles estão exigindo dos governos e das corporações que salvem esse planeta.

Popload: uma maratona musical no feriado

Patti Smith é a grande estrela de uma edição do Popload recheada de atrações que valem bem mais do que uma espiadela. Entre elas, os Raconteurs de Jack White (às 19h15), os reis do eletropop indie Hot Chip (às 17h45) e a volta do Cansei de Ser Sexy depois de cinco anos longe dos palcos (às 16h15). E para quem se dispuser a chegar cedo amanhã ao Memorial da América Latina, ainda há opção de conferir o pop alegre e refinado da sueca Tove Lo (às 14h45) e o rap ferino e criativo da inglesa Little Simz (às 11h55), que este ano lançou seu aclamado terceiro álbum, GREY area, indicado ao Mercury Prize (no Rio, as duas se apresentam no domingo à noite, no Sacadura 154).

— Esse disco sou eu me descobrindo como jovem, como mulher... não sei se todo mundo esperava que eu viesse com um disco desses, mas ele realmente provocou algo mágico. Tenho muito orgulho do que fiz. Ele não foi inspirado por um lugar lá muito positivo, mas acabou trazendo muita positividade, o que é louco — discorre a artista, filha de nigerianos, de 25 anos, elogiada por Jay-Z e Kendrick Lamar e que trabalhou, adolescente, como atriz. — É a vida, a gente começa assim. E eu sinto que ainda estou só no início, muito animada com o que virá.

Sem lançar álbuns há 11 anos, a banda paralela do ex-White Stripes Jack White voltou em junho com Help us stranger — e o disco se tornou o primeiro dos Raconteurs a chegar ao topo da parada americana.

— Todo ano alguém diz que o rock morreu, que os sintetizadores tomaram o lugar das guitarras... você tem essas fases. É interessante que agora, quando o rock parecia estar bem morto, um álbum de rock chegue ao primeiro lugar — gabou-se Jack, por telefone, garantindo que não faltará química e nem energia à banda no show do Popload. — Por um lado, parece uma banda completamente nova, por outro, eles parecem caras com quem eu toquei a vida inteira. Toda vez que começa uma canção eu sei que posso confiar neles.

Articles View Hits
11364434

We have 934 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro