APROPRIAÇÃO INDÉBITA: JOHNNY DEPP E JEFF BECK ACUSADOS ​​DE ROUBAR LETRAS DE POEMA DE INCARCERATED MAN (2022)

5 DE AGOSTO

18album JOHNNY DEPP E JEFF BECK ACUSADOS ​​DE ROUBAR LETRAS DE POEMA DE INCARCERATED MAN

https://www.rollingstone.com/

 By JON BLISTEIN

 "Sad Motherfuckin' Parade" de Depp e Beck parece compartilhar várias linhas com "Hobo Ben", um brinde realizado por Slim Wilson e gravado pelo estimado folclorista Bruce Jackson em meados dos anos sessenta

 Slim Wilson viveu uma vida infernal. Um vagabundo no sentido clássico, ele pegava trens e viajava pelo país, pegando todo tipo de cicatrizes de balas e facas ao longo do caminho. Por dinheiro, ele fazia biscates e jogava dados, mas Slim orgulhosamente proclamou que não era um jogador – ele era um trapaceiro. Ele também era um cafetão, cumpriu pena por assassinato e estava na Penitenciária Estadual do Missouri por assalto à mão armada quando conheceu o folclorista Bruce Jackson em 1964. Além de tudo isso, Slim era, aos ouvidos de Jackson, “um dos melhores narradores”. de poesia e brindes que ele já tinha ouvido.

 Durante seu tempo juntos, Slim compartilhou histórias de sua vida e vários brindes - uma forma de narrativa de poesia folclórica negra loucamente estranha, engraçada e obscena - com Jackson. Uma década depois, Slim apareceu fortemente no livro de Jackson de 1974 sobre brindes, Get Your Ass in the Water and Swim Like Me, e você pode ouvi-lo exibindo seu ofício no álbum correspondente de 1976 com o mesmo nome. Em seu sotaque pesado do Arkansas, Slim soa ao mesmo tempo despreocupado e encantado enquanto desfia linha após linha grosseira, aquela natureza despreocupada cedendo a mordidas de excitação quando ele se aproxima de uma piada obscena.

 Em um brinde, “Hobo Ben” (que você pode ouvir abaixo), o vagabundo titular, entra em uma festa e pergunta aos anfitriões: “'Senhoras de cultura e beleza tão refinadas, há alguma entre vocês que me concederia vinho? /Sou maltrapilho, eu sei, mas não tenho fedor/e Deus abençoe a senhora que vai me pagar uma bebida.'/ Hattie de quadris pesados ​​virou-se para Nadine com uma risada/e disse: 'O que aquele filho da puta realmente precisa , criança, é um banho.'” (Isso é tão manso quanto a torrada pode ser.)

 Quase 60 anos depois que Jackson gravou Slim, “Hobo Ben” parece ter encontrado alguns novos fãs em Johnny Depp e Jeff Beck, embora você não saiba como as coisas estão. A música deles, "Sad Motherfuckin' Parade", de seu novo álbum, 18, parece puxar várias linhas de "Hobo Ben", incluindo uma que ostensivamente dá à música seu título: este canto de sombra / porque se o Homem vier você faz um desfile triste e filho da puta.” Algumas das falas citadas acima – “Sou maltrapilho, eu sei, mas não tenho fedor”, “Deus abençoe a senhora que vai me pagar uma bebida” e “O que aquele filho da puta funky realmente precisa, criança, é um banho” – também aparecem em “Sad Motherfuckin' Parade”. No dia 18, “Sad Motherfuckin’ Parade” é creditado a Beck e Depp; não há menção a Slim Wilson, Bruce Jackson ou GET YOUR ASS IN THE WATER AND SWIM LIKE ME.

 “As únicas duas linhas que pude encontrar em toda a peça que [Depp e Beck] contribuíram são ‘Big time motherfucker’ e ‘Bust it down to my level'”, afirma Jackson. “Todo o resto é da performance de Slim no meu livro. Eu nunca encontrei nada assim. Eu tenho publicado coisas por 50 anos, e esta é a primeira vez que alguém simplesmente rasgou algo e colocou seu próprio nome nele.”

(Slim, deve-se notar, é um pseudônimo. Jackson deu pseudônimos para todas as pessoas encarceradas com quem ele falou para se certificar de que eles não teriam problemas com seus diretores. Jackson - agora um distinto professor da Universidade de Buffalo - diz O nome verdadeiro de Slim era Willy ou Willie Davis; usando as informações disponíveis, a Rolling Stone tentou rastrear informações adicionais sobre Davis, que estava na casa dos 50 anos quando Jackson o conheceu em 1964, mas não teve sucesso.)

Um porta-voz da equipe de 18 álbuns disse à Rolling Stone: "Estamos revisando o inquérito relacionado à música 'Sad Motherfuckin' Parade' no álbum 18 de Jeff Beck e Johnny Depp. Se apropriado, créditos de direitos autorais adicionais serão adicionados a todas as formas do álbum.”

O filho de Jackson, Michael Lee Jackson, é um advogado cuja prática envolve música e propriedade intelectual (Michael também atua como músico e já tocou com Ian Gillan, do Deep Purple). Ele diz que ele e seu pai estão analisando possíveis opções legais, mas enfatiza que um processo não foi aberto, nem uma carta significando que foi enviada. Mas o que Michael tem certeza é que os créditos atuais em “Sad Motherfuckin’ Parade” estão incorretos.

“Elas não refletem a autoria real dessas letras”, diz ele. “Não é plausível, na minha opinião, que Johnny Depp ou qualquer outra pessoa possa ter se sentado e criado essas letras sem quase totalmente tirá-las de alguma versão da gravação do meu pai e/ou livro onde elas apareceram.”

Kevin J. Greene, advogado e professor de direito conhecido por seu extenso e inovador trabalho sobre música negra e lei de direitos autorais, concorda que é improvável que Depp e Beck tenham criado "independentemente" a letra de "Sad Motherfuckin' Parade". “As palavras são tão parecidas, parece que eles realmente basearam sua música em ['Hobo Ben']”, diz ele.

“Eu nunca encontrei nada assim. Eu tenho publicado coisas por 50 anos, e esta é a primeira vez que alguém simplesmente rasgou algo e colocou seu próprio nome nele” – Bruce Jackson

Mas enquanto uma comparação lado a lado de “Hobo Ben” e “Sad Motherfuckin’ Parade” pode fazer as coisas parecerem claras, construir um caso legal real é uma proposta mais obscura. A grande questão é a autoria: “Hobo Ben”, como tanta música e arte na tradição oral, não tem um autor definitivo. Slim disse a Jackson que aprendeu o brinde com seu pai, e Jackson acrescenta agora: “As linhas nele são semelhantes a outros tipos de linhas – não a especificidade das palavras, mas os tipos de coisas que aparecem [em outros brindes]. É simplesmente parte desse gênero, como um bluesman fazendo um certo tipo de riff.”

As origens exatas dos brindes não são claras, e Jackson observa que eles não começaram a aparecer impressos até o final dos anos cinquenta. Por serem tão lascivos, raramente eram publicados, muito menos registrados; folcloristas começaram a estudá-los depois que as leis de pornografia e obscenidade mudaram no início dos anos sessenta. Ainda assim, os brindes se espalharam e prosperaram, realizados em todos os lugares, de festas a penitenciárias. E embora tenham começado a desaparecer, na visão de Jackson, com a proliferação de dispositivos de áudio portáteis, seu legado é bastante óbvio: “Amiri Baraka me disse uma vez que achava que a tradição do rap derivava da tradição do brinde”, diz Jackson. “Caras de pé recitando poemas… E não lendo-os de cor, mas interpretando as vozes.” (O produtor Madlib se baseou nessa linhagem quando sampleou outro brinde em GET YOUR ASS IN THE WATER, “Pimpin’ Sam”, no final de sua faixa de 2014 com Freddie Gibbs, “Shitsville”.)

Slim explicou a maneira inefável como os brindes eram compartilhados e ensinados em GET YOUR ASS IN THE WATER: “Músicas e conversas. Você conta uma e depois eu tento superar e assim por diante... Não foi apenas uma vez que eu ouvi essas coisas. Eu ouvia isso dele, provavelmente eu pegava um pouco disso, e mais tarde eu visitava outra festa e pegava mais.”

Embora seja uma forma de arte e ofício distintos, a lei de direitos autorais para brindes e outros trabalhos na tradição oral é “muito problemática”, diz Greene. E isso vale em dobro para um trabalho antigo como “Hobo Ben”, que se enquadraria na Lei de Direitos Autorais de 1909 (a lei atual foi aprovada em 1976 e entrou em vigor em 1978). Sob a Lei de 1909, há coisas específicas que um artista precisaria fazer para garantir os direitos autorais, muitas das quais obviamente não estavam acontecendo para aqueles que trabalhavam em uma tradição oral.

Por exemplo, diz Greene, existe a “doutrina da fixação”, que ainda existe hoje e afirma que uma obra deve ser escrita ou gravada de alguma forma. “Isso deixou a porta aberta para outros basicamente consertarem o trabalho e reivindicarem direitos autorais”, diz Greene, “e isso aconteceu um pouco com artistas negros”. Além disso, o trabalho tem que ser original e “se veio de uma longa tradição, pode falhar no teste de ser criado independentemente”.

“É uma tempestade perfeita, basicamente, para essas pessoas que criam dessa maneira específica, e a lei é bastante hostil a essa forma de criação”, diz Greene.

A pessoa que pode realmente estar em pé é Jackson. Jackson, é claro, não reivindica a autoria de “Hobo Ben”, ou qualquer um dos brindes que ele gravou para GET YOUR ASS IN THE WATER; mas ele possui os direitos autorais de suas transcrições desses brindes conforme registrado em seu livro e álbum. E aos olhos da lei, observa Greene, isso mais ou menos o torna o autor: trabalho'”, diz Greene. “Mas ele basicamente tem direitos contra todos os interessados quanto ao registro que ele obteria nesse trabalho.”

Mesmo assim, essa posição pode não ser suficiente para respaldar uma reivindicação de violação de direitos autorais, considerando todos os problemas mencionados acima com autoria, fixação e originalidade.

18album_book.jpg Em última análise, a questão aqui pode ser mais ética do que legal, especialmente porque a lei de direitos autorais dos EUA não abre espaço para considerações éticas. A Europa, observa Greene, tem “direitos morais”, que essencialmente exigem que o crédito adequado seja dado se devido. Acrescentar isso à lei de direitos autorais dos EUA é uma reforma que Greene adoraria ver, dizendo que poderia ajudar a remediar problemas de longa data e persistentes (por exemplo, jovens negros que não recebem crédito pelas danças virais do TikTok que criam, apenas para vê-los monetizados com sucesso por outros, muitas vezes branco, criadores).

 “A atribuição é importante para os artistas, mesmo que eles não possam reivindicar direitos autorais – é importante que eles recebam crédito por seu trabalho” – Kevin J. Greene

 Mas quando se trata de questões éticas envolvendo suposta apropriação, o tribunal da opinião pública pode ser poderoso. Greene oferece dois exemplos. Em 2006 – após uma campanha de pressão que incluiu um artigo da Rolling Stone e um documentário da PBS – a Disney finalmente resolveu uma disputa de royalties com o espólio de Solomon Linda, o músico sul-africano cuja música de 1939 “Mbube” foi destaque, mas sem crédito, em O filme do Rei Leão e musical de palco como “The Lion Sleeps Tonight”. Mais recentemente, Lizzo deu crédito ao autor do tweet que inspirou a primeira linha de seu sucesso, “Truth Hurts”.

 De “Hobo Ben”/“Sad Motherfuckin’ Parade”, Greene diz que é concebível que Depp e Beck possam ser “envergonhados” em dar alguma atribuição e compensação, “particularmente nesta era pós-George Floyd”. Ele continua: “Acho que há uma crescente conscientização de que esse tipo de coisa, que é muito comum ao longo da história da indústria da música, não está mais bem… A atribuição é importante para os artistas, mesmo que eles não possam reivindicar direitos autorais – é importante que eles recebam crédito por seu trabalho.”

 A pesquisa popular, especialmente quando se trata de gravações de campo, tem sua própria longa e problemática história de apropriação, roubo e crédito impróprio. De sua parte, Jackson sempre tentou fazer o certo pelas pessoas com quem trabalhou. Qualquer dinheiro que seus livros e álbuns ganhassem – mesmo que “você não pudesse sair e conseguir um bom jantar por isso”, ele brinca – ele enviava para aqueles que o ajudavam. Se ele não conseguisse localizá-los, como costumava acontecer com seu álbum de músicas de trabalho gravadas em uma prisão do Texas, ele enviava o dinheiro para um fundo fiduciário de presos.

 Michael acrescenta que seu pai “sempre foi extremamente liberal” em conceder às pessoas permissão para usar seu trabalho, solicitar royalties proporcionais se houver um orçamento e deixar passar se não houver, mas o projeto parece valer a pena. Se esse dinheiro pode chegar à propriedade da pessoa certa, é para lá que ele vai; se não, é dado a uma organização sem fins lucrativos apropriada. (Um desses projetos foi The B-Side, uma produção encenada pela célebre companhia de teatro experimental, o Wooster Group, baseada nos álbuns de Jackson de canções de trabalho na prisão do Texas; uma continuação, baseada em GET YOUR ASS IN THE WATER, está atualmente no trabalho.)

 Mas o que claramente irrita Jackson não é apenas alguém usando seu trabalho sem crédito, mas passando as palavras de outra pessoa como suas.

 “Eu não sei se esse disco está vendendo”, diz Jackson sobre Depp e Beck, de 18. Mas se está vendendo, Johnny Depp está ganhando muito dinheiro com isso. Deve ir para ele, ou deve ir para algum lugar que ajude as pessoas que produziram essa cultura?”

 

 Um "brinde" é uma forma de poesia oral

 

Articles View Hits
11377527

We have 1435 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro