NA ADOLESCÊNCIA, JIMMY PAGE E JEFF BECK IMPROVISAVAM E TROCAVAM SOLOS. NA JUVENTUDE, MUDARAM O SOM DO ROCK'N'ROLL (2023)

2023

25 DE DEZEMBRO

 

NA ADOLESCÊNCIA, JIMMY PAGE E JEFF BECK IMPROVISAVAM E TROCAVAM SOLOS. NA JUVENTUDE, MUDARAM O SOM DO ROCK'N'ROLL. EM 1999, SENTARAM-SE PARA CONVERSAR SOBRE ISSO

 

"Jimi Hendrix? E ele? Ele roubou meu pedal de distorção!"

 

Um dia, talvez em breve, geólogos e hidrógrafos realizarão estudos em Surrey, Inglaterra, para desvendar os compostos mágicos que contribuíram para um fenômeno estranho e quase inacreditável: Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton - três dos guitarristas mais talentosos e aterrorizantes que o mundo já conheceu - cresceram nesta região da Grã-Bretanha, a menos de 10 minutos um do outro.

 

As chances de tal ocorrência acontecer são de deixar a mente aturdida. Logo vão nos dizer que algo semelhante poderia acontecer em Liverpool. Dois desses guitarristas, Page e Beck, se conheceram na adolescência - apresentados no início dos anos 60 pela irmã de Beck.

 

"Ela estava indo para a escola de arte e me falou sobre esse cara na escola que tocava uma 'guitarra engraçada' como a minha", lembrou Beck. "E foi isso. Peguei um ônibus e fui até a casa de Jimmy. Acho que tínhamos uns 16 ou 17 anos."

Os dois jovens guitarristas se tornaram amigos rapidamente, passando horas trocando informações e improvisando juntos na casa de Page, aprendendo todos os últimos solos de Scotty Moore, James Burton e Cliff Gallup. Usando a máquina de fita de duas pistas de Jimmy - uma raridade naquela época - eles começaram a fazer suas próprias gravações primitivas. E eles se saíram muito bem nessas "guitarras engraçadas" - assustadoramente bem, na verdade.

Cada nota que tocavam era inequívoca, transbordando de força, paixão e propósito.

É uma história fascinante, como esses dois músicos, usando os fundamentos que aprenderam por si mesmos e depois apenas seguindo seus impulsos artísticos, conseguiram se libertar das enfadonhas e maneirosas restrições do pop dos ANOS 60 e pioneiraram técnicas de guitarra e avanços sonoros que revolucionariam e definiriam uma nova era do rock. Distorção, feedback, acordes de potência, improvisação estendida, harmônicos falsos, afinações exóticas e o uso controlado da alavanca de tremolo - tudo brotou das mentes e dedos dos dois guitarristas de Surrey.

 

Vocês dois começaram a tocar guitarra elétrica quando ainda era um instrumento relativamente exótico e incomum. O que os inspirou a pegá-lo?

 

Jeff Beck: Fui galvanizado pelos filmes de rock'n'roll da época, especialmente THE GIRL CAN'T HELP IT [1956], que apresentava performances de Eddie Cochran, Little Richard e Gene Vincent & The Blue Caps. Esse filme me deixou completamente fascinado, especialmente ao ver os Blue Caps, que pareciam realmente perigosos. Isso me fez querer minha própria guitarra.

 

Eu só me lembro de ficar fascinado pela forma da guitarra e pelos sons que saíam dela. Em retrospecto, não tenho certeza do porquê a guitarra me chamou tanto a atenção, porque era realmente secundária: quando as bandas estavam tocando, não era como "Aqui está a guitarra". Era realmente apenas um apêndice para esses caras que estavam cantando essas ótimas músicas de rock.

 

Inicialmente, a guitarra era apresentada mais como um acessório de moda, mas um pequeno grupo de nós de repente se tornou mais exigente sobre quem realmente estavatocando equem estava apenas segurando-a. O mistério era: se Elvis não estava tocando as partes de guitarra principal, então quem estava? E nós íamos às lojas de música e começávamos a perguntar, "Quem tocou nesse disco?" e "Quem está naquela?"

Jimmy Page: E então sentando e realmente estudando todos aqueles discos. É incrível para mim agora: as partes de guitarra eram tão sutis, mas para mim, eu estava tão absorto que pareciam muito altas - bem ali em cima. Certos ecos e reverbs pareciam arrasadores. Mas agora quando ouço os mesmos discos, todos esses efeitos estão bem ao fundo. Mas foi assim que estudamos com afinco, e foi assim que estávamos famintos. Todos nós - Eric, Jeff e todos os nossos contemporâneos - passamos pelo mesmo processo. Esses primeiros discos de rock nos agarraram com força...

 

Beck: ... E nos jogaram no chão. [risos]

 

É incrível até que ponto vocês dois foram motivados - os comprimentos que vocês foram apenas para tocar guitarra elétrica. O que os impulsionou?

 

Beck: Houve alguns fatores. A guitarra elétrica nunca mais teve uma riqueza tão diversificada de material do qual você poderia extrair. Eu nunca me cansei ou fiquei entediado naquela época porque sempre havia alguém fazendo algo novo. Entre James Burton, Scotty Moore, Chet Atkins e Buddy Guy, havia muito para te manter ocupado.

 

O outro fator motivador foi o colapso do rock'n'roll em '59. Elvis foi recrutado, Buddy Holly estava morto e não havia mais perigo real. Da noite para o dia, todo mundo se chamava Johnny Isso ou Johnny Aquilo, e todos estavam cantando essa terrível música de suéter com decote em V. Então foi como, 'O que vocês estão fazendo com a minha música? Eu não vou deixar isso ser tirado de mim!' Então acho que decidimos que só queríamos recuperá-la.

 

Enquanto os dois se destacaram como membros do The Yardbirds, vocês tiveram carreiras interessantes antes. Jimmy, antes do The Yardbirds e do Led Zeppelin, você tocou com Neil Christian & The Crusaders e depois se tornou um dos principais músicos de estúdio e produtor. Você poderia nos dar uma ideia de sua vida como guitarrista no INÍCIO DOS ANOS 60?

 

Page: Eu era apenas um adolescente quando toquei com Neil. Adquirimos uma boa reputação, mas a turnê era muito primitiva e eu achei muito difícil na época. Lembro-me de uma vez em que estávamos dirigindo para um clube em Liverpool e a van quebrou e tivemos que pedir carona. Quando chegamos, estávamos tão atrasados que só tínhamos tempo para tocar por 45 minutos. Não tínhamos dinheiro, então acabamos dormindo em um pequeno quarto no clube, no meio das cadeiras da mesa e do maldito armário de primeiros socorros, e estava realmente frio.

 

De qualquer forma, por causa de todas as viagens e das condições adversas, eu continuava contraindo mononucleose. Depois de um tempo, pensei, dane-se. Decidi largar e voltar para a faculdade de arte, que eu realmente gostava. Ao mesmo tempo, eu só tinha 18 anos e ainda não tinha decidido o que ia fazer da vida.

 

Enquanto você estava fazendo sessões, você ainda se manteve conectado com o mundo exterior. Você não conseguiu alguns trabalhos em estúdio para Jeff? E você não produziu algumas sessões do Clapton pós-Yardbirds?

 

Page: Sim. Em certo ponto, fui contratado para trabalhar como produtor de estúdio para a Immediate Records, e usei Jeff em algumas sessões. Foi uma situação semelhante com Eric. Gravamos quatro músicas com Eric, que estava começando a trabalhar com John Mayall, incluindo Telephone Blues, que acho que tem um dos melhores solos dele.

 

Essas sessões são quase o berço do som moderno da guitarra. O timbre de Clapton é tão grande e rico, especialmente para aquela época.

 

Page: Foi uma sessão engraçada porque em uma das músicas Eric estava usando feedback, e havia esse engenheiro muito sério que achava que estávamos loucos e estava tentando abaixar os faders. Isso foi em '66, e ele nunca tinha ouvido um guitarrista usando feedback. Eu tive que dizer a ele para subir os faders e deixar eu me preocupar com isso.

 

Você não foi abordado para entrar para os Yardbirds depois que Eric saiu?

 

Page: Sim, eles me perguntaram duas vezes na verdade. Eles me perguntaram antes mesmo de Eric sair da banda, porque o empresário deles, Georgio Gomelsky, queria que eles se tornassem mais comerciais e Eric queria se manter mais purista; Georgio queria forçá-lo a sair. Então eles me perguntaram novamente quando Eric finalmente saiu. Mas eu ainda estava muito nervoso com a possibilidade de ficar doente na estrada, e não estava muito certo sobre a situação com Eric, porque éramos amigos.

 

Então eu recomendei Jeff, que eu acho que foi incrível em levar os Yardbirds para o próximo nível. Sua imaginação nos álbuns dos Yardbirds é incrível. Infelizmente, logo depois disso, comecei a ter muitas sessões que simplesmente não eram divertidas. Então, quando Jeff me abordou mais tarde para me juntar a ele nos Yardbirds, eu estava ansioso para fazer isso. Ainda assim, não me arrependo do trabalho em estúdio, porque foi um excelente treinamento.

 

Jeff, você teve alguma hesitação em ocupar o lugar de Clapton nos Yardbirds?

 

Beck: Nem por um segundo. Eu estava tocando em uma banda muito boa chamada The Tridents, e eles sempre estavam elogiando os Yardbirds. Eu nunca tinha realmente ouvido eles, mas sempre estavam falando sobre Eric Clapton isso e Eric Clapton aquilo. Posso te dizer, eu estava ficando bastante cansado dessa adulação por outra pessoa. Eu pensava, 'Foda-se Eric Clapton, você sabe, eu sou o seu guitarrista'.

 

E então um dia estávamos em uma pequena loja e havia um rádio transistorizado tocando a versão dos Yardbirds de Good Morning Little School Girl, com Eric na guitarra. E eu pensei: 'Ah, ótimo, fantástico!' Mas na verdade não achei tão impressionante assim. Então eu fiquei um pouco mais corajoso e, no próximo momento, eu estava nos malditos Yardbirds, encarando a plateia de Eric no Marquee. Eu estava um pouco nervoso, mas também sabia que era a melhor oportunidade que eu já teria.

 

Então eu apenas fui em frente. E felizmente eu tive uma ótima noite. Usei todos os truques que sabia e recebi uma ovação de pé. Depois disso, o grande teste foi tocar neste clube em Richmond, porque era lá que todos os verdadeiros fanáticos por blues iam. Era meio atlético, um tipo de lugar fedorento para tocar, e a plateia realmente ficava em cima dos ombros uns dos outros. Foi a primeira vez que realmente senti que ia ser massacrado. Mas eu estava confiante. Era como, 'Tudo bem, seus bastardos, vejam só isso!'

 

Seu estilo mais selvagem e eclético de tocar foi uma grande mudança em relação ao de Eric. Os Yardbirds foram imediatamente receptivos à sua abordagem?

 

Beck: Sim, eles foram maravilhosos. Mas pode ter sido porque eles estavam saindo do sucesso de seu primeiro grande hit, For Your Love, que já os estava tirando do circuito de clubes. Se eles não tivessem tido esse sucesso, eles poderiam ter esperado que eu criasse alguma nova emoção, o que teria sido um grande fardo.

 

Mas antes que eu percebesse, estávamos voando para lá e para cá porque o disco estava indo bem, mesmo que eu nunca tivesse tocado nele. Decolamos como um foguete e euachei ótimo.Quero dizer, eu tinha o melhor emprego que alguém poderia ter. Os Yardbirds já tinham uma reputação, então eu apenas entrei. Nem precisei comprar um terno novo para combinar com o resto da banda - apenas usei o antigo do Eric, que serviu perfeitamente.

 

Sim, mas eles foram receptivos ao seu estilo de tocar peculiar?

 

Beck: Bem, no próximo single, eles me deixaram enlouquecer no lado B. Eu fiz Steeled Blues e tudo mais, para manter o aspecto do blues. Mas então eles começaram a me pressionar para ser mais extravagante, tipo, 'Você pode trazer alguns dos seus sons de truque?' Então comecei a trazer todos os dispositivos e técnicas que usava nos Tridents - eco, distorção, batendo no amplificador, feedback, coisas assim.

 

Page: Um ponto de virada nos efeitos ocorreu quando Roger Mayer começou a fazer suas caixas de distorção. Lembro-me de estar tocando em um show no INÍCIO DOS ANOS 60 quando Roger veio até mim e disse que trabalhava no Departamento Experimental da Marinha Britânica, acrescentando que provavelmente poderia construir qualquer aparelho eletrônico que eu quisesse.

 

Sugeri que ele tentasse fazer algo que melhorasse a distorção ouvida em The 2000 Pound Bee.

 

Ele foi embora e inventou o primeiro fuzz box real. Foi tão bom porque foi a primeira coisa que realmente gerou esse sustain maravilhoso. Depois disso, ele varreu a cena musical britânica. Ele fez um para Jeff, um para o guitarrista dos Pretty Things, e depois começou a trabalhar para Jimi Hendrix.

 

Depois disso, ele fez um modulador de anel, e eu achei isso um pouco selvagem demais. Mas o próximo passo foi que ele se juntou ao Hendrix. Eu o vi e disse: 'Como você está?' E ele disse: 'Agora estou cuidando do som do Jimi'.

 

Beck: Isso mesmo. Ele nos superou. [risos]

 

A guitarra tem algum lugar para ir? Ou chegou ao ponto em que é apenas uma questão de refinamento?

 

Beck: Tenho tentado mostrar a vocês pessoal! [risos]

 

Page: Sim, sejamos justos. Olhe para a jornada de Jeff na guitarra. É fantástica, e seu novo álbum [WHO ELSE!] realmente empurra os limites. O que importa é que é o caráter de Jeff se expressando - essa é sua persona em seis cordas. As pessoas sempre acham que a guitarra está alcançando seus limites. Achavam que a música de guitarra estava estagnada no FINAL DOS ANOS 70, e então Eddie Van Halen entra e muda tudo. Mas quem sabe? É apenas uma questão de imaginação de alguém.

 

Beck: Não acho que você precise se preocupar com o milênio sendo um ponto de corte drástico ou significativo para a guitarra. Quero dizer, minha mãe achava que a guitarra ia acabar em duas semanas - que era apenas uma moda - e isso foi em 1958!

 

Jeff, quais outros guitarristas você admira?

 

Beck: De longe, o guitarrista mais espantoso de todos os tempos tem que ser Django Reinhardt. Eu sou meio que um novato em relação ao seu trabalho, embora sempre estivesse ciente dele. Django era quase sobre-humano. Não há nada de normal nele, como pessoa ou como músico. Sua habilidade elétrica nos ANOS 40 é simplesmente humilhante. Seus solos - uau! Eu os diminuo a velocidade, e ainda não consigo entender o que ele está fazendo. Recentemente, adquiri alguns raros filmes em preto e branco de Django tocando. Tenho estudado em câmera lenta, e tudo o que você vê são esses dois dedos sujos indo como um raio para cima e para baixo no braço da guitarra.

 

E Hendrix?

 

Beck: E ele? Ele roubou minha caixa de distorção maldita! Não consigo entender qual é toda a comoção sobre esse canhoto... [risos] Na verdade, ele me inspirou a tentar tocar canhoto, só para ver se havia alguma magia ali - mas não havia. Meu Deus, você não pode esquecer o Buddy Guy. Ele transcendeu o blues e começou a se tornar teatral. Era alta arte, meio como um teatro dramático quando ele tocava, sabe. Ele estava tocando atrás da cabeça muito antes de Hendrix. Uma vez o vi jogar a guitarra para o alto e pegá-la na mesma acorde.

 

E Keith Richards?

 

Beck: Ele é o mestre, não é? Ele desafia todas as leis da gravidade e ainda consegue tocar com uma corda faltando [risos]. Ele tem aquele jeito relaxado. Ele toca quase dolorosamente atrás do tempo, e é isso que eu adoro ouvir. E por mais difícil que seja acreditar, acho que sua habilidade melhorou muito nos últimos anos.

 

Page: Acho que ele é um maldito bom compositor. Além disso, não acho que haja alguém que toque Chuck Berry melhor do que ele. Ele toca como Chuck Berry deveria ser tocado.

 

Este artigo foi publicado na revista Classic Rock 104, em ABRIL DE 2007.

 

Roger the Engineer é o apelido de Roger Mayer, um engenheiro de áudio e inventor britânico que trabalhou no álbum ROGER THE ENGINEER (também conhecido como YARDBIRDS) da banda The Yardbirds, lançado em 1966. Mayer é conhecido por seu trabalho com efeitos de guitarra e equipamentos de áudio, e ele desempenhou um papel significativo na criação do som distintivo do álbum, que incluía técnicas inovadoras de gravação e experimentação com distorção de guitarra. Além disso, Mayer é famoso por sua colaboração com músicos como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jimmy Page em suas carreiras musicais.

Articles View Hits
11385386

We have 1024 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro