Tom Dunne: Navegando cuidadosamente nas águas agitadas com os lutadores dos Beach Boys (2024)
- Details
- Hits: 358
2024
20 DE MARÇO
TOM DUNNE: NAVEGANDO CUIDADOSAMENTE EM ÁGUAS AGITADAS COM OS LUTADORES BEACH BOYS
Tenho lido tristes notícias sobre o declínio de Brian Wilson, e elas me lembraram das diferenças de opinião com seu ex-colega de banda, Mike Love.
Tom Dune - https://www.irishexaminer.com/
The Beach Boys: Dennis Wilson, Al Jardine, Mike Love, Brian Wilson and Carl Wilson. (Photo by Hulton Archive/Getty Images)
Entrevistei Mike Love dos Beach Boys há alguns anos. Mike não é o Beach Boy mais querido. Ele argumentaria que sua má imprensa é apenas resultado do campo de Brian Wilson. Eles, como a maioria dos fãs, pessoas e animais de estimação, não gostam do Mike.
Love é frequentemente descrito como "o maior idiota da história do rock and roll". Mike é estoico em relação a isso. Como todo narcisista, ele sabe que as pessoas que não gostam dele estão simplesmente erradas.
No entanto, enquanto ele se gabava, ele disse algo que ficou comigo: "A história dos Beach Boys", ele disse, "é a história de quem tem controle sobre Brian. Primeiro foi Murray (o pai de Brian), depois Landy (o psiquiatra) e agora é Melinda (a esposa de Brian)".
Suas opiniões voltaram para mim na semana passada, quando li novos relatos sobre a saúde de Brian. Na esteira de sua devastação com a morte de sua esposa, sua família procurou nomear novos conservadores para administrar seus assuntos. Documentos protocolados em tribunal mencionam "demência".
Dizem que ele está "incapaz de cuidar adequadamente de suas necessidades pessoais". Ele "ouve vozes" e faz "declarações espontâneas irrelevantes ou incoerentes". Como alguém que o entrevistou muitas vezes, não pude deixar de pensar, isso não foi sempre assim?
Que Brian Wilson é em grande parte "para os pássaros" tem sido uma verdade autoevidente desde o INÍCIO DOS ANOS 1960. Ele é um homem da chuva, um autista-sábio da mais alta ordem.
Ele é o gênio que pode ouvir e decifrar a música das esferas, mas não consegue amarrar seus sapatos. Eu posso amarrar os sapatos dele se ele precisar. Mas apenas ele poderia escrever 'God Only Knows'.
Conversei pela primeira vez com Wilson por volta de 2001. Ele estava apenas se aventurando de volta ao mundo naquele ponto e havia rumores de que o antigo Brian familiar, se é que alguma vez existiu, estava começando a ressurgir. A gravadora me deu um número para ligar.
Quando ele atendeu, parecia bastante aflito. Suas primeiras palavras foram "Como você me encontrou?" Quando expliquei, ele contra-argumentou dizendo: "mas estou no banheiro." Continuei tentando explicar que estava ligando para ele da Irlanda, mas ele não estava aceitando.
"Você tem um programa de rádio chamado Pet Sounds!" ele exclamou, "Você não pode ter. Eu tenho um álbum chamado PET SOUNDS!" Eu o entrevistei muitas vezes depois disso. Nunca melhorou realmente. Houve momentos, mas não muitos.
Se Wilson realmente estava ouvindo vozes em sua cabeça, o que ele manteve até recentemente em 2006, a sua não era uma delas. Você só tinha que aceitar isso. Sua voz estava apenas o irritando. As outras, bem, isso é outra história.
Em uma entrevista pública que fiz com ele em 2005, ele só realmente se animou ao falar de música. Ele estava animado falando sobre o RUBBER SOUL dos Beatles, mas quando um membro da plateia lhe perguntou sobre Mike Love, a mente de Brian pareceu se concentrar completamente. "É verdade," perguntou o homem na fila D, "que Mike Love, como ele afirma, escreveu metade de 'God Only Knows'?" Você podia sentir que Brian estava de repente 100% presente. Ele sorriu ironicamente: "Mike Love pensa que escreveu metade de 'God Only Knows'?" Isso parecia ser a coisa mais louca que ele já ouviu.
Ele balançou a cabeça. "Mike Love nunca esteve sozinho tempo o suficiente para escrever 'God Only Knows'." Um ponto para o gênio.
No dia seguinte àquela entrevista, no Vicar Street, não fui o único a achar a performance de Brian desconcertante. Ele repetiu um roteiro entre as músicas como se fosse por repetição. E vocalmente, quando ele se afastou do microfone, tal era a mistura de vozes no palco, que parecia não fazer diferença. Quando o encontrei após o show, ficou claro que ele não tinha memória de ter me encontrado antes.
Brian é reverenciado nos círculos musicais. Ele é mencionado em músicas de Bare Naked Ladies, Tears for Fears, John Cale, Chris Rainbow, Belle and Sebastian, Weezer e Daft Punk. REM, Fleet Foxes, XTC, Elton John, High Llamas e muitos outros escreveram músicas no estilo dele.
Você não pode deixar de pensar que não foi uma jornada fácil para Brian. A música é uma grande fuga para todos nós. Para Brian, você suspeita que talvez seja a única fuga. Amor e Misericórdia se tornaram seu mantra ultimamente. Vamos esperar que ambos o encontrem agora. Navegue, Marinheiro.