O que está acontecendo essa semana no mundo do rock? (julho, 2025)

O que está acontecendo essa semana no mundo do rock?

Atualizações, lendas e novidades imperdíveis – 14 e 15 de julho de 2025


14 de julho de 2025

Adeus a mais um herói musical da nossa juventude: Dave Kaffinetti

Não é um bom momento para perder os ícones do nosso passado. Dave Kaffinetti, tecladista do Rare Bird — banda que acompanhou o Barclay James Harvest (BJH) na turnê de 1974 para o álbum Everyone Is Everybody Else — faleceu nesta semana.

Só hoje descobri que, sob o alter ego Dave Kaff, ele também interpretou o tecladista Viv Savage no clássico cult This Is Spinal Tap, um dos filmes favoritos do nosso amigo Woolly.

Como disse Keith:

“Simpatia é o que precisamos, meus amigos...”


14 de julho de 2025

Guitarra lendária dos Rolling Stones reaparece após 50 anos!

🎸 A Gibson Les Paul 1959, usada pelos Rolling Stones durante as sessões do icônico álbum Exile on Main St., desaparecida desde os anos 70, foi encontrada recentemente em uma coleção doada ao Museu Metropolitano de Nova York (Met Museum).

🔍 A guitarra, que pertenceu a Mick Taylor e foi usada em momentos históricos como o festival de Altamont e o programa de Ed Sullivan, sumiu após um assalto na casa de Keith Richards.

Agora, o padrão único da madeira, conhecido como “flaming”, comprova sua autenticidade.

🤔 Curioso é que Taylor nunca recebeu indenização pela perda, e ninguém sabe ao certo como o instrumento foi parar no Met — que chama a doação de “histórica”. Para os fãs, porém, é um mistério do rock ‘n’ roll!


14 de julho de 2025

Historiador derruba mito: Yoko Ono não foi a vilã que separou os Beatles

Durante a estreia do filme Midas Man, o historiador Martin Lewis falou sobre a polêmica figura de Yoko Ono e seu suposto papel no fim dos Beatles.

Lewis usou o documentário Get Back (Apple TV) para mostrar que a presença dela no estúdio não gerava atritos entre os músicos.

“Os fãs queriam um vilão. A mídia gosta de um vilão. Todos nós gostamos. Isso é natural, mas não é a realidade.”

Ele explicou que John Lennon passava a maior parte do tempo focado em Paul McCartney, e que Yoko, embora estivesse presente, não era o centro das atenções nem causava tensão.

Lewis também mencionou que a rejeição a Yoko tinha tom racista, por ela ser japonesa e John ter deixado sua esposa inglesa para ficar com ela.

“Até Yoko, ele era [chamado na mídia] simplesmente de John. A partir do momento que a conheceu, virou Lennon.”

A influência de Yoko na banda dividia opiniões — até Paul McCartney declarou em 2023 que via sua presença como uma interferência no ambiente de trabalho.

Hoje com 92 anos, Yoko não pretende lançar autobiografia para corrigir sua imagem, mas a biografia Yoko, de David Sheff, mostra um lado sereno dela, vivendo em paz em uma fazenda em Nova York.

Sua filha Kyoko e seu filho Sean Lennon ressaltam sua força e otimismo, e como ela ensinou John a encarar a vida com pensamento positivo.


15 de julho de 2025

Um mergulho na era Syd Barrett: livro com 500 fotos inéditas chega em setembro

Para os fãs do Pink Floyd, uma novidade incrível: o livro Pink Floyd 1967, do pesquisador Ed Paule, será lançado em setembro.

Ele traz uma história completa das atividades da banda no ano que os levou de amadores a profissionais, com mais de 500 imagens, a maioria inédita ou nunca republicada desde 1967.

O livro é uma mistura de cronologia, diário de pesquisa e guia de referência, com entrevistas e ensaios originais, explorando desde revelações de Syd Barrett até fotos perdidas do fotógrafo Vic Singh.

Ed Paule é fã e pesquisador dedicado desde 1981 e vive nos EUA.


E você, o que achou dessas novidades?

Compartilhe com outros fãs do rock! Aqui no DoProprioBolso a gente acompanha tudo de perto para você.

Articles View Hits
12593156

We have 1330 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro