elvis_costello
Elvis Costello

Elvis Costello cancela concerto em Israel
em protesto contra tratamento aos Palestinos

 

Londres, 19 de Maio de 2010

O cantor diz que agiu usando sua "consciência" e, seu nome é acrescentado à lista de artistas que boicotam Israel por razões políticas.

 

Elvis Costello cancelou dois concertos que estavam programados para acontecer em Israel em protesto ao tratamento dado aos Palestinos.

 
 

Costello, um dos mais dotados compositores Ingleses da sua geração, estava programado para tocar no dia 30 de junho e primeiro de julho mas disse que sua consciência obrigou-o à pular fora dos shows. Ele juntou-se à lista de artistas que decidiram não tocar em Israel, incluindo Gil Scoth-Heron e Santana.

 

No seu web site, Costello escreveu:

"Então, existe certas ocasiões em que pelo simples fato de termos nosso nome acrescentado na programação de um concerto pode ser interpretado como um ato político que reverbera mais do que qualquer coisa que eu possa cantar e, pode dar a entender que eu não tenha sensibilidade para perceber o sofrimento dos inocentes."

"Eu devo acreditar que, no meio da audiência que viria à estes shows deveria existir muita gente que questiona a política do seu governo com relação às ocupações de terra Palestina e deplora as imposições aos visitantes, com intimidações, humilhações e muito pior, as condições aplicadas ao povo Palestino em nome da segurança nacional.

Eu, também estou bem à par da sensibilidade destes temas num momento em que atos de violência tão terríveis estão sendo cometidos em nome da liberação.

É uma questão de "instinto" e "consciência.

Eu não posso imaginar que, receberei outro convite para apresentar-me em Israel, o que é motivo para lamentar, mas, eu também não posso imaginar um momento melhor para escrever isto.

Com a esperança de paz e entendimento."

Elvis Costello

 

Sarah Colborne da Campanha de Solidariedade à Palestina, felicitou a decisão e comentou: "Nós cada vez mais, estamos vendo artistas tomando uma posição e impedindo que seus nomes sejam usados pelo estado Israelense com a intenção de normalizar a sua ocupação e políticas racistas (apartheid) contra os Palestinos. Artistas com princípios, entenderam que era inaceitável apresentarem-se em "Sun City" durante o "apartheid" na África do Sul."

santana

gil_scott-heron

Santana Gil Scott-Heron
 

Recentemente, outros artistas também cancelaram suas turnês, incluindo Santana e Gil Scott-Heron, (clique aqui) que aliás, foi muito ativo no movimento anti-apartheid. Bem, sempre tem aqueles que são do contra e, muito embora uma campanha tenha sido feita pedindo para ele não tocar lá, Leonard Cohen apresentou-se em Israel no ano passado.

 

A negativa em tocar de Elvis Costello acontece exatamente no momento que os oficiais Palestinos começaram um novo esforço para boicotar os produtos feitos em terras Palestinas ocupadas por Israel. O mês passado, o Presidente Mahmoud Abbas assinou uma lei proibindo os Palestinos de trabalharem e também venderem produtos, frutas e vegetais produzidos em povoamentos construídos em seus territórios invadidos. Hoje, no West Bank, centenas de voluntários distribuíram listas contendo 500 produtos vindos de territórios ocupados, pedindo para o povo boicotar.

 

Limor Livnat, o Ministro de Esportes e Cultura de Israel, criticou Costello no Ynet News web site dizendo: "Um artista boicotando os seus fãs em Israel não é digno de tocar aqui".

 

A verdade é que, Israel já proibiu gente de entrar em seu território porque estas pessoas, publicamente, não concordaram com as suas ações. Agora, no domingo passado, as autoridades Israelenses proibiram o famoso e respeitado acadêmico Noam Chomsky, um Judeu Norte Americano, de visitar o West Bank. Ele iria fazer uma palestra na Universidade da Palestina perto de Ramallah. Chomsky foi avisado pelas autoridades Israelenses que eles não gostam da sua visão política.

Articles View Hits
6389273

We have 526 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro