Pacheco & Barbieri: Uma parceria amiga que gerou mais de 1 milhão de acessos!?

barbieri_pacheco
Antonio Celso Barbieri e Mario Sergio Pacheco dos Santos em Brasília (2009). Foto: Andrea Falcão

Pacheco & Barbieri: Uma parceria amiga que gerou mais de 1 milhão de acessos!?
por Antonio Celso Barbieri

Em 2007 recebi pela primeira vez, e-mails do grande Mario Sergio Pacheco dos Santos. Eram e-mails sempre abordando temas muito interessantes focados principalmente no universo do rock, pintura, literatura, cinema e contracultura em geral. Seus artigos pareciam terem sido extraídos do inconsciente coletivo de pessoas que viveram o finzinho dos anos 60, curtiram os anos 70 e solidificaram suas ideias nos anos 80. Percebia-se claramente que sua história como propagador de textos e informações culturais já vinha de longa data. Mais tarde fiquei sabendo que Pacheco tinha sido um editor de fanzines desde os tempos dos antigos mimeógrafos e, sua casa mais parecia um museu cheio de jornais, revistas, livros, pinturas e muita música rara. Outra coisa que percebi imediatamente, foi que Pacheco era uma pessoa devotada e sem interesses econômicos, um verdadeiro idealista. Nem preciso dizer que identifiquei-me muito com o trabalho dele.

Pacheco, na época, já possuia um website chamado DoPróprioBol$o, cujo próprio nome já espelhava seu jeito de pensar. À meu ver, só havia um problema. Se em termos de conteúdo seu site era muito bom, a apresentação do seu material era muito “do próprio bolso” para o meu gosto. Achava que a diagramação e design caótico das matérias batia de frente com o texto no sentido de que tirava o profissionalismo e seriedade da coisa toda. Sinceramente achava que Pacheco merecia algo melhor. Ele precisava de uma ajuda amiga para que, não só pudesse cativar mais audiência mas como também facilitasse seu trabalho.

Pacheco precisava de um outro tipo de website, um Sistema de Controle de Conteúdo (CMS). Um CMS não é o tipo site fácil de operar, a curva é lenta para aqueles sem muita experiência e às vezes pode até assustar os incautos. Pacheco, no entanto, aceitou o desafio e permitiu que eu, como webmaster, tomasse controle da coisa toda.

O site foi reestruturado e começou funcionar de forma bem básica. Não queria afogar o Pacheco com muita informação. Conforme os meses foram passando e Pacheco foi dominando o sistema, fui introduzindo mais recursos para o site. Viabilizei a possibilidade, dos visitantes postarem comentários nas matérias assim como darem notas. Acrescentei uma pequena janela “bate-papo” (chat) na primeira página. Depois, entramos de sola no lado multimídia com a contratação dos serviços de uma empresa para fazer a transmissão de música e vídeo. Até hoje não conheço, tirando meu próprio site (www.celsobarbieri.co.uk) e o DoPróprioBol$o outro site que tenha uma rádio e coloque música para tocar nas matérias da forma que fazemos, onde o leitor pode escolher a música que quer ouvir assim como ouvir um álbum na sua totalidade. Desde a sua implementação o site passou por várias mudanças, algumas cosméticas e outras técnicas até chegar no visual presente.

Recentemente, vítima do seu próprio sucesso, DoPróprioBol$o teve que mudar de provedor. Segundo afirmação da antiga empresa que abrigava este site, o excesso de visitantes, estava comprometendo e reduzindo a velocidade do server. Então, DoPróprioBol$o começou 2012 de casa nova e, ultrapassando esta marca histórica.??

Para finalizar, quero dizer que, minha colaboração com Pacheco sempre foi amiga e sem fins lucrativos e confesso que, nunca poderia imaginar que DoPróprioBol$o chegaria à receber 1 milhão de acessos. Este histórico número é uma recompensa bem merecida ao trabalho devotado de Mario Pacheco.

PARABÉNS PACHECO! PARABÉNS DOPRÓPRIOBOL$O!

Antonio Celso Barbieri

dpb_1_milhao

Articles View Hits
11437655

We have 797 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro