Arte & CINISMO (2009)

Cinismo (Mário Pacheco)

No meio competitivo, se o artista não é amigo do rei, do editor e não nasceu em berço esplêndido; ele deve levar a sério a sua habilidade artística.

Enquanto o artista não está integrado ao circuito das galerias ou das lojas e vive da arte, o fiado e a própria desvalorização, o atrapalham.

Deve ter sido na pré-história que o primeiro artista barganhou o seu desenho por um naco de carne.

Quanto significa se expor? Quanto custa criar? Para que serve se serve ao sustento ou ao devaneio? – Nunca entenderão! Artista é o cara que de barriga cheia  cria na sombra.

Crítica sobra pra quem organiza seu festival e bandas. Crítica resvala naqueles profissionais cuja soma dos projetos aprovados são plenamente utilizadas para o luxo próprio. Desvio de verba de conduta acontece em filme e revista e o absurdo é quem desconhece o esquema.

Lamentamos por aqueles que vendem seus  CDs autorais a irrisórios reais, àquelas bandas que desconhecem a própria tabela de cachês e   pagam para tocar. Desvalorização do que é feito e como é feito como é bancado e conseguido. As coisas têm seu preço sua virtude sua utilidade e, arte não atrai fiador ou empréstimo só consignação. O valor artístico está na parede.

Não é bem assim: se sai da mão não mais me pertence. A habilidade artística no pincel ou na guitarra sensibiliza! O frustrado pensa logo em comodato de imagem, em reembolso por termos comprado alguma coisa há muito tempo. Inibe o uso da sua arte em camisetas cartões e até na rede.

O papel do colecionador é diferente do álbum do fã? Empresário e curador sócios. Depositário fiel guarda, conserva e pronta entrega do bem.
Uma coleção de desenhos serve para? Uso na rede? livros? Uso público? Exposição?

O direito de imagem de Rubens Gerchman é mais barato  que a arte produzida no nosso meio, seu visual tem valor? Ela corre o risco do fazer arte? Comprado trocado ganhado roubado qual a relação com o artista? Talento é um mecanismo pra  'banhar’? Piadas e caricaturas dão prejuízo ou pro gasto?

Arrependerei-me das amizades e dos discos que   emprestei... Arrependerei-me  por não ganhar dinheiro com a arte;  arte que precisa de dinheiro é profissão.

Deve o festival independente  escapar dos capitalistas?

Dar a cara ao murro e esmurrar, expor fazer barulho a tal da agenda social da utopia da expansão da mente ou tudo se reduz a oportunidade de angariar uma merreca?
Do jeito que as coisas andam é melhor ir à banca e comprar um gibi: consumir discos e livros e soja importados. Secar a fonte sem  chances aos novos. Decreto:  artistas frutrados fazem a melhor arte do mundo. 

Cortesia: Substantivo
boas maneiras  urbanidade  gentileza cavalheirismo polidez delicadeza civilidade bom tom amenidade bom humor complacência benevolência amabilidade bondade recepção acolhimento agrado respeito atenção fineza obséquio favor aperto de mão abraço
Definição de CORTESIA; SARGENTIM, Hermínio... Dicionário de idéias afins. Editado por IBEP

Arte  feita pelo coração é terna.

Na busca da realização: experiência e produção pessoal,  deslumbre e instigação e atentado ao resultado que reina aí. Não há dinheiro sem correr riscos e sem ralar. Arte definitivamente não é coisa de otário! Fugimos dos seguidores, escapamos das almas penadas e coisas que não são agradáveis! Jogar pérolas aos porcos é  tendência?

 

Articles View Hits
11437941

We have 368 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro