OWSLEY STANLEY, PIONEIRO DO LSD NOS ANOS 60, MORRE NA AUSTRÁLIA (2011)

owsley

Grateful Dead
Owsley Stanley, pioneiro do LSD nos anos 60, morre na Austrália

14 mar. / 2011 - CANBERRA, Austrália - Owsley Stanley, um ícone da contracultura nos anos 60, que trabalhou com o Grateful Dead e era um prolífico produtor de LSD, morreu em um acidente de carro na Austrália, segundo informações de sua família. Ele tinha 76 anos. Grateful Dead, Jimi Hendrix e Frank Zappa fizeram referências a Stanley e seus problemas com a lei em algumas de suas canções, destacando a sua influência especialmente no rock psicodélico.

Stanley produziu cerca de meio quilo de LSD puro, ou o equivalente a 5 milhões de "viagens" garantidas pela droga alucinógena, depois de se matricular em 1963 na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Ele teve envolvimento central na cena das drogas que sustentou o movimento hippie.

Stanley foi engenheiro de som do Grateful Dead e inspirou a imagem do urso dançarino usado no logotipo da banda. Sam Cutler, um amigo de Stanley desde 1970 quando tornou-se gerente de turnê da banda, o descreveu como "um homem maravilhoso e um grande professor".

- Sua morte é uma perda dolorosa para a família e para dezenas de milhares de pessoas a partir dos anos 60 que foram influenciadas por seu trabalho com o Grateful Dead - disse Cutler.

Ele se mudou para a Austrália no início dos anos 80, quando se convenceu de que o hemisfério norte seria tomado por uma nova era glacial. Era filho de um promotor e seu avô homônimo, Augustus Owsley Stanley, foi governador do Kentucky e senador dos EUA.

Stanley estava dirigindo um carro quando perdeu o controle, saiu da estrada e atingiu árvores perto da cidade de Mareeba, em Queensland, no sábado. A esposa estava com ele, mas sofreu apenas ferimentos leves.

Ele nunca se arrependeu do papel pioneiro que teve na cultura das drogas na Califórnia. "Owsley" chegou a se tornar uma gíria para LSD de qualidade. Por seu envolvimento com drogas, ele passou dois anos na prisão no início dos anos 70.

- Acabei preso quando deveria ter sido recompensado - disse ao San Francisco Chronicle, numa rara entrevista à imprensa, em 2007 - O que eu fiz foi um serviço à comunidade.

Em uma declaração oficial, a família descreveu Stanley como "o nosso amado patriarca". Ele deixa a esposa Sheila, quatro filhos, oito netos e dois bisnetos.


Stanley teve quatro filhos e vivia na Austrália há vários anos, onde trabalhava como escultor

owsley_stanley

Articles View Hits
11314948

We have 265 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro