OSCAR JANIGER: PIONEIRO DO LSD (2001)

PIONEIRO EM LSD MORREU AOS 83 ANOS EM BEVERLY HILLS
(Mário Pazcheco)

"Ironicamente, enquanto a atividade com drogas psicodélicas em São Francisco e na Costa Leste atraía manchetes sensacionalistas, o grupo silencioso e metiucloso de Janiger permaneceu na penumbra, seguindo a tradição das seitas secretas que mantiveram o espírito transcendental vivo através da História da Humanidade." (Timothy Leary)

 

17 ago. / 2001 - Oscar Janiger, um psiquiatra de Bervely Hills que "excitou" diversas celebridades de Hollywood fazendo-as experimentar a droga LSD nos anos 50 e 60, morreu aos 83 anos. Janiger sofreu uma falha de rim e coração, disse a porta-voz do psiquiatra, Laurie Hanley. Ele continuou praticando seus deveres até poucas semanas antes de sua morte.

De 1952 até 1962 - quatro anos antes de o LSD ser declarado ilegal - Janiger foi um dos pesquisadores do potencial da droga, tida com o capaz de aumentar o intelecto e a criatividade.

Ele incorporou o LSD em sua terapia e a distribuiu a cerca de mil voluntários incluindo o escritor Aldous Huxley, a escritora Anais Nin, os atores Cary Grant e Jack Nicholson e o maestro-compositor Andre Previn. Janiger disse diversas vezes que estava particularmente interessado na habilidade dos artistas em acenar um estado de consciência alterado usando sua "pílula da criatividade", a qual ele chamava de "maravilhoso instrumento de conhecer mais a mente".

Muito embora sua pesquisa pré-datou Timothy Leary, nunca foi amplamente reconhecido por não publicar sua data.

 

 

Articles View Hits
11373633

We have 774 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro