1978: MIL NOVECENTOS E SETENTA E OITO
- Details
- Hits: 3115
MIL NOVECENTOS E SETENTA E OITO
Compilado por Mário Pazcheco
KISS nos bastidores do Estádio Anaheim com Neil Bogart, Bill Aucoin e o promoter David Forest, 1978
Fotos de Brad Elterman de Flo e Eddie nos bastidores de um show do KISS apareceram na revista japonesa Music Life em 1978. Essa publicação tinha a grossura de uma lista telefônica
Sue Mengers, Michael Eisner e John Travolta na festa do lançamento de 'Grease' no Paramount Studios, 1978
Peter Frampton com seu empresário de turnê, Mr. Tiny, depois de ir ao banheiro químico em seu show no Estádio Anaheim, 1978
Pete Townsend do Who numa festa depois de um show no Flippers em West Hollywood, 1978
Os Ramones no set de Rock 'n' Roll High School, 1978
Música
Janeiro
Série de shows dos Sex Pistols nos Estados Unidos.
• Joãozinho Podre não aguenta mais. Nenhum teatro quer se arriscar a ser totalmente destruído e está sem gravadora. Com apenas um elepê editado oficialmente (já que os bootlegs proliferam), Never Mind the Bollocks, separa-se dos Sex Pistols. Ele não aguentava mais a palhaçada e o monte de mentiras pré-fabricadas que Malcom McLaren, manipulador da imagem dos Pistols, propunha a fazer como forma de trabalho.
Steve Jones do Sex Pistols na piscina do primeiro apartamento de Elterman, na esquina entre Sunset e Dohney em West Hollywood, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman
• Psicologicamente estimulado, Glauber Rocha volta aos círculos da Capital do Brasil onde há misticismo, mitos, deuses e diabos. Além de capital-cenário, Brasília é um elemento vivo e transfigurado na epopeia glaubíca.
Perambula/gargalha pela redação do Correio Braziliense, fala/pensa filosofia/poesia, política/economia, usa o pátio do jornal como cenário, roda cenas de grande plasticidade de A Idade da Terra. Glauber, também visita o Vale do Amanhecer e vai à Casa de Tia Neiva em companhia de Paula Gaetan e Quim Andrade, no cômodo onde estão, Glauber ouve um galope e comenta com Tia Neiva: “o próximo presidente virá montado a cavalo”... No terreiro do Raul de Xangô, no Núcleo Bandeirante, ele também filma. O cineasta investe tempo e dinheiro nesse projeto, que corresponde a uma coisa bíblica e religiosa. A iluminação só pintou mesmo em Brasília. Na sua segunda passagem por Brasília, Glauber filma A Idade da Terra.
14 jan.
Última apresentação dos quatro Pistols juntos.
19 jan.
Eryk Aruak Rocha, filho de Glauber, com Paula Gaetan, nasce em Brasília, em plena filmagem. Glauber só verá o filho no dia seguinte, trabalha até de madrugada.
Fevereiro
Brasilia. É (a)fundado o delirante e anárquico, Pacotão (Sociedade Armorial Patafísica e Rusticana), o maior bloco carnavalesco de Brasília, que realiza a festa-evento-cultural mais importante da capital dessa República, mas ré do que pública. O desfile carnavalesco nos domingos e terça-feiras de Carnaval, desde 1978.
Raul Seixas lança Mata Virgem.
© Foto de Guina Ramos. Raul Seixas e sua filha Scarlet. Rio de Janeiro, 1978.
Esta rara fotografia de autoria de Guina Ramos foi publicada em uma matéria da revista Sétimo Céu, em 1978. “Raulzito está sentado dentro do berço da filha Scarlet, com ela no seu pescoço, ambos vestindo pijamas. Não me pergunte como cheguei a esta foto, não lembro, mas acho que não participei da ‘produção’, foi ideia dele mesmo”, afirma Guina. A foto compõe o livro Bonecos e Pretinhas, lançado no final de 2017. - Fonte: Fernando Rabelo
"Grato, Fernando Rabelo, pela inclusão da foto na sua galeria! A publicação da foto no livro só foi possível com um paciente trabalho de escaneamento e edição de imagem: o original disponível era um recorte guardado por mim há 39 anos... E que pode ser visto no blog do livro, https://bonecosepretinhas.blogspot.com.br/.../com-raul..." (Guina Ramos)
Abril
"Bob Marley, rei absoluto do reggae e um dos músicos mais influentes do pop atual, acaba de voltar às paradas com seu novo LP Kaya. Nesse disco, Marley aprofunda o trabalho iniciado em Exodus, seu LP anterior. Ao lado de canções políticas, algum material romântico – em seu estilo sexy-naturalista – e louvações rastafarianas a Jah, entidade suprema dos rastas, seguidores da principal religião jamaicana. Enquanto Kaya sobe nas paradas a nova banda de Marley se prepara para assolar a Europa. E por falar em rastas, outras maravilhas jamaicanas chegam à luz do dia: acabam de ser lançados nos EUA os novos LPs dos grupos Third World (96 in the shade) e Burning Spear (Dry & Heavy), duas bandas lendárias que, infelizmente, ainda não mereceram a atenção das gravadoras brasileiras." Julio Barroso, coluna Mundo Black – revista POP/Jornal das coisas, abr. / 1978
Final de abril
No Teatro Teresa Rachel é a vez dos cariocas verem a Patrulha do Espaço, nesta apresentação a banda teve um convidado superespecial, Sérgio Dias participou tocando guitarra, a formação dos sonhos durou somente uma noite.
Maio
Rolling Stones lançam o LP Miss You.
12-13-14 mai.
Fotos da Patrulha do espaço: Grace Lagôa
CACHO VALDEZ: É O ROCK COM ALMA LATINA
Fins de maio
São Paulo. Palácio do Anhembi. Quando a agressão verbal isolada beira a demência e um outro espectador retruca: — Cala a boca. Em seguida ouvem-se os apaziguadores acordes da "Balada do Louco", Sérgio Dias sola na craviola, e Betina e Arnaldo cantam juntos em duo sertanejo.
Na Copa de 78, o ‘conselho’ do ditador Geisel ao artilheiro Reinaldo
17 junho
Na Alemanha, uma noite depois de 12 mil fãs destruírem a aparelhagem de som do Jefferson Starship (avaliada em 200 mil dólares), Grace Slick, vestida com um uniforme nazista, apresentou-se ao vivo pela última vez.
Grace Slick abandona o Jefefrson Starship em meio a insultos mútuos com o guitarrista Paul Kantner, seu ex-marido.
Marty Balin também abandona o Jefferson Starshp para perseguir uma carreira solo.
4 agosto
Brasília Palace Hotel, o melhor hotel da capital, localizado à beira do Lago Paranoá, exemplo da arquitetura moderna é destruído por um incêndio.
Agosto
Syd e Nancy resolvem morar por um tempo em Nova York.
Setembro
"Depois de bastante tempo dentro das gavetas, rotulado de anticomercial, o cantor e compositor jamaicano Bob Marley atinge posição de destaque nas paradas de execução das rádios FM, com a canção Is this Love?." Julio Barroso – revista POP/Jornal das coisas, set. / 1978
Outubro
12 out.
Morre Nancy no Hotel Chelsea.
Sid Vicious é preso para julgamento.
17 out.
Sid Vicious é solto sob fiança. Sid Vicious foi libertado sob fiança após ser acusado pelo assassinato de Nancy Spungen. Inicialmente, ele pagou uma fiança pouco depois de sua prisão em outubro de 1978, para responder ao processo em liberdade. No entanto, em dezembro do mesmo ano, Sid foi preso novamente após agredir Todd Smith, irmão da cantora Patti Smith, com uma garrafa em um bar.
Outubro
Jornal das Coisas, encarte da revista Pop na mãos, finalmente sai uma foto da Patrulha do Espaço.
De outubro a fevereiro do ano seguinte, Glauber Rocha não gasta e ainda ganha dinheiro, por meio de permuta mora na suite presidencial do Hotel Eron, onde têm as mulheres que quer nas camas que escolhe e as melhores amizades.
"Aí por volta de 1978, a ditadura militar que amordaçava a inteligência brasileira já demonstrava alguns sinais de cansaço. A despeito disso, não dava a menor trégua ao dramaturgo Plínio Marcos, o mais censurado de todos os autores brasileiros contemporâneos. Curiosamente, Plínio nunca militara em nenhuma organização de esquerda. O seu partido era (continua sendo) o dos deserdados, desvalidos, “merdunchos”, como diria o João Antônio. Sua temática a violência que esmaga os sem-defesa. Inicialmente, censuravam-lhe apenas a obra, o que lhe já causava terríveis transtornos. Com o recrudescimento da repressão, passaram a censurar-lhe a própria pessoa. Objetivo: bani-lo do cenário cultural do país. Mais que 'maldito', o autor de 'Barrela' passou a ser tratado como um proscrito. Fecharam-lhe todas as portas. Não tivesse fôlego de sete gatos, o velho “Frajola” teria descido pelo ralo. (...)
"Em outubro de 78, se não me falha a memória, peguei o telefone e liguei para o Plínio. Convidei-o a vir a Teresina participar de um encontro cultural, que contaria com a participação de outro peso-pesado: Henfil. Ele próprio atendeu ao telefone e, sem saber quem eu era nem se podia pagar-lhe um cachê decente, foi direto: “Me mande as passagens e irei agora mesmo”. Uma semana depois, no velho Theatro 4 de Setembro, superlotado, Plínio magnetizava uma platéia constituída, em sua maioria, de estudantes secundaristas. Foram quase três horas de pau puro. Falou de teatro, censura, política, música, índio, futebol e o escambau. De quebra, bateu uma bolinha na coroa do Parnaíba e, em seguida, zarpou para São Paulo. (...)
"Dois dias depois, fui procurado pelos 'homens'. Queriam saber onde o “indesejado”: estava hospedado, o que viera fazer em Teresina e quem estava bancando a sua estada aqui. Um pouco por ingenuidade e um bocado por burrice, tentei fazer uma gracinha: 'O Plínio veio financiado pela Ordem dos Templários para um encontro lítero-religioso com D. Avelar, ficou hospedado no Memorae e, se bem se andou, já deve estar em São Paulo, torcendo pelo Jabaquara'. Por pouco, não me encalacrei. É que um dos agentes tinha sido meu aluno e sabia perfeitamente que eu não representava (nem represento) qualquer ameaça a regime algum, nem mesmo alimentar, já que como muito pouco". (Cineas Santos).
Dezembro
Início do mês. Sid Vicious é novamente preso. Dessa vez o motivo era briga.
Bon Scott In A Hotel Room 1978 - Foto:Psycho Blonde
15 dez.
O concerto beneficente para ajudar a pagar a fiança de Sid Vicious, o baixista dos Sex Pistols, ocorreu no Electric Ballroom, em Camden, Londres. Sid estava preso sob a acusação de assassinato de sua namorada Nancy Spungen, e o evento foi organizado para arrecadar fundos para sua fiança, reunindo várias bandas da cena punk que estavam dispostas a contribuir para a causa.
Discos
LP Tim Maia 1978 (repertório em inglês).
Grateful Dead lança Shakedown Street, faixa do disco homônimo.
It’s Alive - Ramones (duplo ao vivo, Sire/1978)
Maxi-single americano demonstrativo de 1978, que é transparente trazendo "Sie Liebt Dich" a versão em alemão de "She Loves You".
10 novembro
Babylon by Bus é o segundo álbum ao vivo de Bob Marley & The Wailers
Música
Aborto Elétrico, o pioneiro grupo punk de Brasília é formado por Renato Russo, pelo guitarrista André Pretorius e por pelos irmãos Fê (bateria) e Flávio (baixo) Lemos. Os ensaios só começaram no ano seguinte, quando Fê descolou uma bateria.
Os Mutantes realizam 3 concertos em clima de despedida.
Teatro Igreja em São Paulo, Arnaldo desenvolve um novo show solo "Rock-Blues", além do título Arnaldo interpreta material próprio e originais de Bob Dylan, Elton John e Beatles. No final desse ano, Arnaldo voa para New York, e após um show de Lou Reed na Big Apple, o conhece nos camarins. Anos depois Arnaldo afirmaria que Lou Reed fora “indecoroso”...
Made in Brazil lança Pauliceia Desvairada, o maior sucesso da carreira. Desta vez, sem Celso Vecchione, afastado por motivos de saúde. O disco, que faz uma homenagem ao poeta Mario de Andrade, teve, entre os principais sucessos, "Gasolina", "Uma Banda Made In Brazil" e a faixa-título "Pauliceia Desvairada".
Walter Franco lança Respire Fundo, pela CBS, um disco gravado em oito meses, com mais de duzentos músicos. Neste disco estão algumas de suas canções de maior sucesso até hoje, a própria "Respire Fundo" e "Coração Tranquilo".
Sérgio Murillo morando uns tempos no Peru, grava para o mercado latino-americano uma versão em ritmo de discoteca de "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa" ("Una mosca en la sopa"), composição de Raul Seixas.
Walter Smetak quase vem habitar o Planalto Central graças ao sincero empenho do embaixador Murtinho, então Secretário de Educação e Cultura. Próximo a Concha Acústica quase fechou com o GDF a construção de uma colossal escultura vibrátil e sonora de sua autoria de nome O OVO. Um imenso instrumento-laboratório, com entranhas sonoras e de autofagia vivencial de 22ms., de altura. Uma universidade de som, onde físicos e músicos trabalhariam juntos.
Ainda, ao final dos anos 70, o Dead magnetiza multidões. Em Nova Jérsei, um concerto ao ar livre reúne 130 mil fãs do grupo. Nessa época, embora uma empresa com gravadora, departamento de divulgação, etc., os integrantes ainda acreditavam no rock como veículo de consciência. O pessoal do Starship estava milionário e com a própria gravadora, a Grunt Record (Country Joe estava de agendas tomadas cantando protest-songs e Carlos Santana, colocado no Olimpo da guitarra, assegurava o passaporte visado para a história do rock).
O Jefferson Starship, tem que suspender as excursões por absoluta impossibilidade dos caras trabalharem (eles preferiam ficar em suas mansões se chapando), o vocalista Martin Balin, confessa raivoso: “Detesto ver Grace Slick bancando a sexy no palco. Isso me faz ficar triste. Ela me lembra minha mãe, que não tinha nada de sexy”.
É lançado An American Prayer, as poesias de Jim Morrison musicadas pelos Doors.
Brasília
Os Poetas do Ceub em algum dia de 1978!
Literatura
Ravi Shankar lança My life, my music.
"Quando lancei Aparelhos, muita gente me aconselhou a não fazê-lo. Na época, lançar um livro com as obras ou uma análise de carreira era como se o artista fosse enterrado, havia todo um peso da publicação. Hoje, até pela evolução dos processos de publicação, isso mudou completamente. A feitura dos livros traz uma série de questões e até estimula a produção artística." (Waltércio Caldas)
O interessantíssimo Jack’s Book, de Barry Gifford e Lawrence Lee, um livro-colagem de depoimentos a respeito de Jack Kerouac.
H. Dobal lança Os Signos e as Siglas (1978).
Junho
A volta dos Beatles segundo Mark Shipper
(Yellow Submarine*)
TRECHO
“Los Angeles. Os Beatles se reúnem após uma década de separação, gravam um novo LP e apresentam-se ao vivo num superlotado estádio de baseball em Los Angeles. Tanto o disco quanto show são massacrados pela crítica, que aceita bem os sucessos antigos, mas repudia as criações novas. (...)
Para as apresentações subsequentes do grupo, os promotores são obrigados a contratar Peter Frampton como atração principal, pois os fãs se recusam a comprar ingressos para ver apenas John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr cantando músicas novas como "Disco Jesus" e "Son of pizza man". (...)
? O que não entendo. Diz Ringo, ? é toda aquela agitação sobre uma reunião dos Beatles. Durante 10 anos, eu só ouvia isso. Não passava um dia sem que alguém me perguntasse quando íamos nos reunir... Se queriam tanto que a gente se reunisse, então por que não nos apoiam?
Paul, ? Eles na verdade nunca quiseram que a gente voltasse... Éramos apenas símbolos do que queriam de volta: juventude, inocência... (...)
John, ? Isso mesmo... Enquanto a gente só canta "She loves you", vai tudo bem. Durante três minutos eles voltam à época de estudante nos anos 60, quando não tinham responsabilidades, preocupações, obrigações. (...)
Paul, ? Não é culpa deles. Pensa só. Se você fosse assistir a Bill Haley e seus Cometas, ia querer ouvir o quê? As músicas novas dele? De jeito nenhum”...
TODA ESSA FERTILIDADE DE IMAGINAÇÃO ESTÁ NO LIVRO ‘PAPEBACK WRITER’ DE MARK SHIPPER, PUBLICADO EM JUNHO DE 1978!
** ORIGINALMENTE PUBLICADO NO FANZINE ‘YELLOW SUBMARINE’ (RJ) fev. / 1982.
A volta dos Beatles (John Weeks).
Teatro
"Aí por volta de 1978, a ditadura militar que amordaçava a inteligência brasileira já demonstrava alguns sinais de cansaço. A despeito disso, não dava a menor trégua ao dramaturgo Plínio Marcos, o mais censurado de todos os autores brasileiros contemporâneos. Curiosamente, Plínio nunca militara em nenhuma organização de esquerda. O seu partido era (continua sendo) o dos deserdados, desvalidos, “merdunchos”, como diria o João Antônio. Sua temática a violência que esmaga os sem-defesa." (Cineas Santos)
Artes
Incêndio no MAM carioca.
Ney Braga é o ministro da Educação e Cultura, de 1974 a 1978.
Rogério Duarte se torna rajneshee e adepto do Visva Dharma. Glauber Rocha logo ao saber convoca os amigos dizendo que Rogério é muito importante e que não poderiam perdê-lo para este Trust e traçam o plano de um seqüestro que nunca aconteceu.
Junho
Carlos Vergara apresenta na Petite Galerie, individual a partir de seu trabalho sobre o carnaval carioca, quando mostra fotografias, pinturas em papel, desenhos e montagens com caramujos. Os moluscos têm, para o artista, interesse semelhante ao bloco Cacique de Ramos, em que todos parecem, à primeira vista, iguais, porém, sutis diferenças marcam sua individualidade. Em novembro, apresenta a mesma mostra na Galeria Arte Global (SP). O catálogo traz texto do próprio artista. Em dezembro, a Funarte edita o livro Carlos Vergara, como parte da Coleção Arte Brasileira Contemporânea, com textos de Hélio Oiticica e programação visual de Vera Bernardes, Sula Danowski e Ana Monteleone.
Em Manhattan, onde viveu entre 1969 e 1978, Hélio Oiticica experimentou os altos e baixos de um espetáculo violento. Foi da disciplina monástica dos primeiros anos, quando tentava criar uma versão de sua Tropicália para o Central Park, à esbórnia das boates gays do Village e das noites em claro embaladas por Jimi Hendrix e pelo efeito da cocaína.
Quadrinhos
‘BLACK SABBATH—THE TEN YEAR WAR’: AMAZING PROMO ARTIFACT FROM 1978, WITH R. CRUMB STYLE ARTWORK
Fanzines
Dezembro
Vídeo
‘DEATH IS THEIR DESTINY’: HOME-MOVIES OF LONDON PUNKS 1978-81
Filmes
O casamento de Maria Braun (Die The der Maria Braun, Alemanha, 1978). É um dos melhores trabalhos de Fassbinder. Hanna Schygulla faz o papel principal, o de Maria, uma mulher que sobrevive à Segunda Guerra Mundial, liga-se a um soldado norte-americano e se transforma em mulher de negócios. O filme retrata a Alemanha Ocidental no pós-guerra, quando a necessidade obsessiva pelo desenvolvimento econômico deixou de lado muitos valores morais. O enredo, aparentemente simples, é uma espécie de alegoria política, inquietante e inovadora. Em O casamento de Maria Braun, Fassbinder é símbolico sem ser necessariamente hermético. A protagonista, Maria Braun, é uma síntese da Alemanha do período e seu comportamento traduz a trajetória moral e política do país.
Céu sobre Água (José Agrippino de Paula), com takes impressionistas das águas de Arembepe, mostra-nos uma mulher grávida, uma criança e a natureza. "Céu sobre Água é o filme mais hippie que conheço, talvez o único". (Rubens Machado).
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1978)
The Wiz (nova versão, de 1978, O Mágico de Oz, com a cantora soul Diana Ross e a participação do então líder do Jackson 5).
Superman.
An Unmarried Woman (Paul Mazursky)
Amargo Regresso com Jane Fonda que Venceu também o Oscar 1979.
Setembro
02
George Harrison casa-se com Olivia Arias, após o nascimento do filho do casal, Dahny. Funda a produtora de filmes HandMade, que realiza o filme A História de Brian.
Obituário
Hannah Höch (1889-1978)
Giorgio de Chirico (1888 - Volo, Tessália, Grécia - 1978 - Roma, Itália).
Setembro
07
O enlouquecido baterista Keith Moon da lendária banda The Who (1946-1978), falece aos 32 anos. A causa oficial de sua morte foi uma overdose acidental de Heminevrin (clometiazol), um medicamento prescrito para combater sintomas de abstinência alcoólica. Moon lutava há anos contra o alcoolismo e, na noite de sua morte, ele ingeriu uma quantidade excessiva do medicamento. Embora o remédio fosse recomendado para tratar a insônia e a abstinência alcoólica, ele tomou uma dose fatal, que levou à sua morte enquanto dormia em seu apartamento em Londres.