FERNANDO CARPANEDA EXPERIMENTA 15 MINUTOS DE FAMA (2005)


"FERNANDO CARPANEDA EXPERIMENTA 15 MINUTOS DE FAMA"

   Billy Name e Fernando Carpaneda - Foto: Armando Coelho

   22 nov. / 2005 - 15 Minutos de Fama foi o nome da exposição do escultor brasiliense Fernando Carpaneda. A exposição mostrou as novas esculturas produzidas pelo artista plástico e também uma série de fotografias dos famosos artistas que trabalhavam e frequentavam o atelier The Factory de Andy Warhol que também lançou o Velvet Underground, a banda de rock produzida por ele nos anos 60. 

   Carpaneda que há alguns anos vem se destacando no cenário internacional de arte, em 2005 participou de três grandes mostras internacionais em Nova Iorque.

   As exposições foram realizadas pela The Tom Of Finland Foundation, The Leslie Lohman Gay Art Foundation, fundações que existem nos Estados Unidos a mais de 50 anos e que promovem e preservam a arte erótica no mundo.

   Além dessas exposições o artista foi convidado para participar da exposição ”Back to the Bowery", coletiva que reuniu os artistas do famoso atelier The Factory de Andy Warhol em Nova Iorque.

   A exposição foi realizada pela CB´s 313 Gallery que fez parte do mundialmente conhecido CBGB, onde surgiram bandas como The Ramones, Talking Heads e Blondie.

Ao final de 2005, a Galeria Garvey Park Hotel expôs em Brasília as fotos tiradas durante a exposição Back to the Bowery que mostrava os artistas da The Factory como estavam 20 anos após a morte de Andy Warhol e a nova série de esculturas em miniaturas produzidas pelo escultor.

Fotos de Bruno de Moraes

   

As esculturas foram feitas em argila e mostram cenas eróticas do modelo americano Matthew Hinson


Matthew Hinson e Fernando Carpaneda - Foto: Armando Coelho

Carpaneda retrata a cultura urbana e a cena underground há mais de vinte anos e tem como tema principal de seus trabalhos a nudez masculina. O artista se inspira em personagens marginais e pessoas do submundo das grandes cidades para compor suas obras.

Agora as esculturas de Fernando Carpaneda estão protegidas e preservadas pela fundação Leslie Lohman que têm em seu acervo permanente obras de artistas consagrados como; Keith Hering, Robert Mapplethorpe e Andy Warhol.

Entre os artistas participantes da exposição “Back to the Bowery” estavam os famosos Billy Name (fotógrafo oficial de Andy Warhol e ator de vários filmes produzidos por Andy; Hair Cut (1963), Couch (1964), Lupe (1965), etc. Walter Steding (empresário de Andy Warhol, e assistente de pintura do mestre da Pop-Art), Roberta Bayley (fotógrafa pioneira dos ídolos do movimento punk dos anos 60 e 70), Godlis, (fotógrafo das ruas de Nova York), Mick Rock, (o maior fatógrafo do rock’n roll, e que teve uma retrospectiva em 2003 realizada pelo museu Metropolitan de Tóquio), Josh Wertheimer, (fotógrafo do CBGB), Anton Perich (fotógrafo do famoso clube Studio 54 e dono da revista Night Magazine), Elaine Mayers (fotógrafa premiada pelo museu Guggenheim e professora da New York University), Sharon Smith (fotógrafa que registrou as celebridades nas noites dos anos 80 em Nova Iorque e que é representada pela agencia Ovo Works fundada por Andy Warhol), Mark Sweeney (fotógrafo da revista Rolling Stone), John Santanello (fotógrafo da The Factory e fotógrafo oficial de Billy Name).

Mais informações nos sites:

http://www.tomoffinlandfoundation.org/foundation/Events/ev_2005-05-22_NY-EAW.htm
http://www.warholstars.org/news/march052.html e
http://www.leslielohman.org

Leia entrevista exclusiva com o artista na Revista americana Trak Marx falando da exposição Back to the Bowery
http://www.trakmarx.com/2005_03/26_fernando_carpaneda.htm

 

Articles View Hits
6960978

We have 716 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro