1970: MIL NOVECENTOS E SETENTA
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1970: ANDY WARHOL: CINEASTA UNDERGROUND
Num cenário intitulado Clouds e destinado ao ballet Rainforest do coreógrafo Merce Cunningham veio completar o seu inacreditável espectro artístico. John Wilcock convenceu-o a editar uma nova revista e a Inter/View tornou-se o porta-voz mais popular do universo Warhol.
• In 1970, a cargo plane flew over 25,000 people at a rock concert and dropped thousands of acid tabs to the cheering crowd below. The packets contained a strain of LSD nicknamed “Orange Sunshine,” considered today the most iconic and purest form of acid.
Syd’s first solo (The Madcap Laughs) album was released. The first half of the album (6 songs) was actually produced by Malcolm Jones, head of EMI's new "progressive" label, Harvest (to which the Floyd themselves had been rerouted). When Jones gave up in despair and impatience, Gilmour and Waters volunteered to replace him, bringing along the Soft Machine and Willie Wilson (from Quiver) for instrumental support. The album was Syd in honest, raw and truly surreal mode. A very Syd album! Every song had a distinct melody of it’s own, melodies which still seemed to flow very easily out of Syd’s truly unique psyche. Clearly a James Joyce fan, Syd penned some beautiful new music which gave the poem timeless affirmation. Occasionally, the phantasmagoria gave way to lucid commentary on the artist's own confused mental state: "Inside me I feel so alone and unreal…Please lift a hand, I’m only a person…and…I tattooed my brain all the way."
Susan Atkins, Patricia Krenwinkel e Leslie Van Houten se dirigem ao tribunal, em 1970
As meninas da família Manson/Image copyright AP
Mil novecentos e setenta
Compilado por Mário Pazcheco
Janeiro
Nixon coloca os dissidentes na cadeia. Timothy Leary é o primeiro a ir para a prisão.
3-4 jan.
São realizadas as duas últimas gravações dos Beatles, apenas Paul, George e Ringo, foram gravadas I Me Mine e adições de backing vocals, solos de guitarra, maracas. Os Beatles não gravariam mais juntos.
9 jan.
Badfinger lança o LP, que se chamou “Magic Christian Music” e justamente por ocasião do lançamento do LP, estava havendo a troca de Ron por Joey, e como a capa já estava pronta, Joey não aparece nela.
28 jan.
Acontece no Madison Square Garden, em Nova York, um dos maiores concertos já organizados em prol da paz no Vietnã, O Festival do Inverno para a Paz. Teve sete horas e meia de duração.
• O baterista Buddy Miles deixou a banda depois que o empresário de Hendrix, Mike Jeffery boicotou a apresentação no Madison Square Garden, ao fazer Hendrix tomar LSD antes do show, deixando-o impossibilitado de tocar. O show durou apenas duas músicas, no segundo número, um Hendrix nervoso e irritado falou à plateia: "Não estamos tocando nada bem, acho que não vai dar para tocar". Houve um silêncio mortal. Depois, todos se levantaram e foram embora. O baterista Mitch Mitchell eo baixista Noel Redding estavam no backstage porque iriam entrar pra fazer uma jam com a Band Of Gypisies, grupo que sucedeu o Experience. Jeffery que também estava lá deu um ácido a Hendrix, e ele pirou em pleno palco, dizendo pra uma garota na plateia: "Você está menstruada? Eu posso ver através das suas bermudas". O choque de ter dito isso fez com que ele se tocasse: ainda no palco o guitarrista acrescentou: “Nós não estamos legais” e abandonou o palco no meio da segunda música. Hendrix foi o mais ovacionado apesar do curto set. Nos bastidores, Hendrix quebrou sua guitarra escondido.
• Outros que se apresentaram: Blood, Sweat & Tears, Harry Belafonte, The Rascals e Peter, Paul & Mary.
Fotografias foram resgatadas de caixa abandonada e vão à leilão
Fevereiro
Atomic Rooster MkI consisted of: Vincent Crane - Hammond organ and piano, Carl Palmer - drums, and Nick Graham - bass and vocals. They recorded their first album, titled Atomic Roo-o-ster, for B&C Records during late 1969, and was released in February 1970, reaching No.49 in the charts. A track from this album was released as a single - Friday 13th but failed to make the charts.
• Especialistas do museu The Beatles Story de Liverpool anunciaram, nesta quinta-feira (26), que um conjunto de 26 fotografias jamais vistas de John Lennon foram encontradas. O proprietário das imagens, que quer permanecer anônimo, as encontrou em uma caixa abandonada entre os pertences do falecido pai. As imagens foram tiradas em fevereiro de 1970 e serão exibidas no Museu de Liverpool a partir de novembro, antes de serem leiloadas em 2018. (27 out. / 2017)
• Os Beatles lançam a coletânea Hey Jude com mixagens em stereo e remixes e finalizam gravações como "You Know My Name" (Look up the number), que começou a ser gravada em 1967 e contou com a participação de Brian Jones no sax.
Carnaval
No início de 1970, Janis visitou-nos, para curtir umas férias terapêuticas, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde ela conheceu um americano barbudo que logo se tornou seu noivo. Janis adorou o desfile das escolas de samba, e ao mesmo tempo tentou esquecer as drogas e a preocupação de viver uma vida menos difícil. Muito pouca gente, aqui reconheceu a rainha dos ‘blues kósmicos’, e os comentários na imprensa se limitaram à sua “feiúra” e “roupas extravagantes”.
Fev.
Spencer Dryden (April 7, 1938 - January 11, 2005), baterista; do Jefferson Airplane sai da banda.
"It was delightful to watch Spencer appreciate the time that we were in, and make use of it by freedom of imagination." - Grace Slick, remember her time spent with Dryden, 2005
Fevereiro/ Março
Glauber Rocha roda na Catalunha o filme Cabeças cortadas, que é exibido no Festival de San Sebastian no mesmo ano.
6 mar.
A Apple lança o compacto: Let it Be/You Know My Name (Look up the number).
• George e John entregam as fitas masters do projeto Get Back para o produtor Phil Spector...
21 mar.
"O que me interessa nessa evolução de Gerchman é exatamente essa superação de uma época de superlação da imagem, para formulação de uma síntese necessária hoje. (…) Em Gerchman, a tendência crescente ao uso do objeto é bem significativa (havia a tendência a um uso semântico da imagem, na maneira em que era exposta antes). Em 68 dizia eu, sobre isso (Correio da Manhã, 9 nov. / 1968), que havia uma tendência do ‘esvaziamento do mais sensorial para o objeto essencial ou probjetessência, já que a estrutura aberta não se fecha no significado dirigido, mas se abre na redundância’. Era um processo claro, em Gerchman, e se mostra cada vez mais como sendo a espinha dorsal de suas experiências.” (Hélio Oiticica - Jornal do Brasil).
23 mar.
Começam as mixagens do projeto "Get Back", sem o consentimento de Paul, que estava gravando seu trabalho solo, também escondido dos outros Beatles.
2 abril
O projeto Get Back, agora Let it Be, fica pronto e quando Paul ouve o resultado final fica completamente desapontado com os outros integrantes, principalmente por conta de "The Long and Winding Road".
6 abr.
Os membros do Led Zeppelin são condecordos como "Cidadãos de Memphis", cidade norte-americana no Estado do Tennessee. Anteriormente, apenas dois artistas chegaram a receber essa mesma condecoração: Elvis Presley e Carl Perkins.
10 abr.
Paul anuncia sua saída dos Beatles e o lançamento de seu novo disco.
Meados de abril
Janis reaparece com Big Brother and Holding Company (e Nick Gravenites) no Filmore West, tocando todos os seus números antigos.
Abr.
Alô
Realmente trabalhando demais nos ensaios, tenho uma nova (dois dos mesmos caras, três novos) pequena banda & tudo vai fantasticamente! Ótimas novas canções - eu realmente precisava de novas canções -, portanto faremos um disco durante a próxima turnê. Albert (o empresário) está aliviando minha agenda, um pouco devido à minha velha idade & porque eu pisei fundo demais! Dois meses na estrada, dois meses fora, dois na, dois fora etc. Encontrei um homem muito legal no Rio de Janeiro, mas eu tive que voltar a trabalhar, por isto ele está fora, descobrindo o resto do mundo - África ou Marrocos agora, eu penso, mas ele realmente me amou & foi tão bom para mim & ele quer voltar & casar comigo! Eu pensava que morreria sem alguém além dos fãs me chamando. Mas ele foi jeitoso & quem sabe - eu posso cansar do negócio da música, mas estou realmente fundo nela agora! (Janis Joplin).
O czar do FBI, J. Edgar Hoover, dá instruções para que Lennon e George Harrison fosse observados de perto em busca de "informação indicando que estão usando narcóticos".
17 abr.
"McCartney" primeiro álbum solo de um ex-beatle após a separação.
Paul notified what remained of Apple that he wanted his solo album, McCartney, to be released in early April. Klein said no because "Let It Be" and Ringo’s solo album "Sentimental Journey" were being released at the same time. Paul then appealed directly to Sir Joseph Lockwood who said Paul had to accept the majority decision. Ringo came in to deliver to Lockwood his personal explanation to the letters from John and George that confirmed that "McCartney" would have to be postponed. Ringo, in an affidavit described how upset he was when Paul "went completely out of control, prodding his fingers towards my face, saying ‘I’ll finish you all now, and you’ll pay.’" Ringo then talked John and George into letting Paul release on April 17, 1970 and pushing ‘Let it Be’ back and bringing ‘Sentimental Journey" forward.
On April 17, 1970 "McCartney" is released. The album contained an inserted questionnaire that reveals that the Beatles are broken up and have no plans on doing anything in the future. Paul’s reasons are "personal differences, business, differences, and musical differences. He doesn’t foresee another Lennon-McCartney writing partnership in the future. He also states that neither Allen Klein nor ABKCO Industries have been or ever will be in any way involved in with the production, manufacturing, distribution, or promotion of the record.
McCartney called the album "kind of throwaway" in a 1974 Rolling Stone interview, but today (2005) its loose, offhand feel is charming, a precursor to the low-fi home taping of indie-rock bands.
"Não, não tive nada a ver com a separação dos Beatles."
8 maio
Na revista Science, o Dr. S. Krippner denuncia que vinte por cento das amostras do LSD que se encontravam no mercado não eram LSD, e os potheads (viciados em marijuana) e os speedfreaks (adictos às anfetaminas) caíam no mesmo logro, que se paga caríssimo, já que habitualmente consumiam produtos impróprios; e nesse sentido podemos afirmar que toda a droga é perigosa.
Let it Be é lançado, quando os Beatles já não estavam mais juntos, simultaneamente com o filme "Let it Be", que foi completamente mal editado, por várias vezes as ações dos músicos não correspondem ao áudio, uma verdadeira lástima. Espera-se para breve o novo documentário oficial desse filme...
Apple Books would actually put out one book in early 1970, which was the book that accompanied the initial pressing of the Let It Be album. Although the book was credited to Apple Publishing, all of the work on the project was actually done by freelancers.
28 mai.
O projeto Get Back tem a sua fita master pronta, e o único Beatle presente é George, realizada no Olympic Sound Studios. O Lado A era: The One After 909 (30 jan. 69 - Roof top gig), Rocker (22 jan. 69), Save the Last Dance For Me (22/01), Don´t Let Me Down (22/01), Dig a Pony (24/01), I´ve Got a Feeling (24/01), Get Back (28/01 – versão do Single) – Lado B: For You Blue (25/01), Teddy Boy (24/01), Two of Us (24/01), Maggie Mae (24/01), Dig It (26/01), Let it Be (31/01 – 30/04 overdub), The Long and Winding Road (31/01), Get Back – Reprise (28/01), a capa era aquela que foi usada na coletânea azul (1967-1970), mas o grupo preferiu não lançar.
Janis Joplin forma a sua ‘Full Tilt Boogie Band’, um conjunto que incluía John Till, guitarra-base; Brad Campbell, contrabaixo; Richard Bell, piano; Ken Pearson, órgão e Clark Pierson, bateria.
Junho
"With Cream I always had two Marshalls set up to play through but I think it was just so I could have one as spare. I usually used only one 100-watt amp. I'd turn the amp and guitar all the way up." Eric Clapton, (early) 1970 (Guitar Player).
Eric's statement from 1970 is qualified in his own words - "I think". Eric would let the roadies decide such things? He was very obsessive about his guitars and sound - that’s what it was all about!!!!
• Com 10.000 dólares de adiantamento, Glauber Rocha viaja para Santiago no Chile, onde encontra-se com Norma Benguell. Numa co-produção da TV Nacional do Chile com Renzo Rosselini, Glauber Rocha começa o filme sobre os exilados brasileiros. Com 20 minutos rodados a produção é suspensa e o negativo retido em laboratório italiano devido a problemas econômicos dos produtores é extraviado.
12 jun.
Ocorre a primeira apresentação da Full Tilt Boogie Band, no Freedom Hall, em Louisville. Janis cantou blues em sua forma mais crua e mais sentida, a sensualidade envolta em cetim brilhante, que cantaria até cair.
20 jun.
Pittsburgh Pirates pitcher Doc Ellis pitched a no-hitter baseball game while under the influence of LSD; LSD becomes a Schedule I substance, a classification reserved for drugs of abuse that have no medical value; In February Timothy Leary is convicted on drug charges and sentenced to 20 years in jail. (Leary escapes from prison on September 20.)
Chico questiona livro sobre tema
(Jotabê Medeiros*)
Ao fundo da imagem de Nara: Geraldo Vandré, Elis Regina e Chico Buarque
Cantor alega que jamais deu declaração sobre tropicalistas reproduzida na obra
Chico Buarque não é de falar muito. Muito menos de atacar quem quer que seja. Mas o livro Eu não Sou Cachorro não, reproduz o que supôs ser um momento falastrão do cantor, no qual ele ataca com violência os tropicalistas (Caetano e Gil) e os acusa de usar o marketing do exílio para fazer shows na Europa.
As declarações de Chico Buarque teriam sido dadas a uma coluna chamada Escracho, assinada por Carlos Alberto Gouvêa, no jornal Última Hora de São Paulo, em junho de 1970. Chico nega que as tenha dado e ficou irritado com matéria que ele considera "fictícia" e um texto "absurdo".
"Mas ele não negou na época. Veio negar 30 anos depois", rebate o autor, Paulo César Araújo. Entre as inverdades que Chico Buarque enumera em sua suposta entrevista, está a de que - naquela época - sua mulher estaria esperando um filho a quem ele chamaria Joãozinho. Chico só tem filhas mulheres.
O Estado entrou em contato com a assessoria de Chico Buarque e foi informado que, além do desmentido público, ele não tem intenção de processar o autor.
O livro Eu não Sou Cachorro não é que originou o CD homônimo, lançado pela Universal Music no dia 30 de maio.
O repertório, além da faixa inédita, Em qualquer lugar de Odair José, traz outras 13 canções. Alguma delas: Tortura de amor, (Waldik Soriano), Não creio em nada (Paulo Sérgio), Retalhos de cetim (Benito di Paula) e Você também é responsável (Dom & Ravel).
*Texto originalmente publicado no O Estado de S. Paulo, 20 mai. / 2004.
28 jun.
Bath Festival of Blues
3 jul.
Realização do Atlanta Pop Festival, que prosseguiu até o dia 05, em Middle Georgia Raceway, Byron, Georgia, Estados Unidos, com mais de 200 mil pessoas; apresentaram-se: Jimi Hendrix, B. B. King, John Sebastian, Mountain, Procol Harum, Jethro Tull, Rare Earth, Chambers Brothers, Poco, Johnny Winter, Cat Mother and the All-Night Newsboys, Lee Michaels, Cactus, Allman Brothers, Savage Grace, Gypsy, além de outros grupos locais; no dia 04, Jimi Hendrix tocou Star Spangled Banner para mais de 200 mil pessoas; dois dias depois do encerramento, Lester Maddox, então governador da Georgia, afirmou que iria criar uma lei proibindo festivais de Rock no Estado.
4 jul.
Performance de Hendrix no Festival POP de Atlanta.
7 jul.
Assassinato de Jonathan Jackson, 17, (irmão de George Jackson), incidente que dá início à famosa prisão e julgamento da ativista negra Angela Davis.
Julho
Huey Newton um dos fundadores dos Panteras Negras é liberado da prisão. Denúncia de assassinato em primeiro grau, mas por lesão corporal.
Rome, Sunday - British pop star Arthur Brown was being held tonight in a grim, high-walled Sicilian jail - facing a prison sentence of up to five years.
Police in straight-laced Palermo, capital of Sicily, formally charged 28 year-old Brown with committing obscene acts in a public place after he stripped naked on stage in front of 15,000 people at a pop festival.
Tonight the British Consulate in Palermo was trying to help Brown whose group, The Crazy World of Arthur Brown, had an international smash hit with the record Fire.
Brown appeared on stage with a black cloak over his naked chest. Then he took the cloak off and sang bare-chested. He sang Fire and was wildly cheered. But then the applause turned to boos...
For he unzipped his black silk trousers and let them fall to his knees. Then he pulled his underpants down, shocking the 15,000 spectators. And carried on singing.
Girls gasped with horror and covered their faces with their hands. Others screamed.
Many boys hurled shoes, sandals and other objects at Brown and a riot broke out. Angry boys shouted: "Get out, you filthy beast!"
Police ran backstage as soon as Brown finished his act. Three minutes later they took him in a patrol car to Palermo's Ucciardone Prison - one of the worst in Italy.
The programme was suspended for several minutes while officials fought to restore order.
The Crazy World were among the stars appearing on the third night of the festival Palermo Pop 70. On the first two nights Aretha Franklin and Duke Ellington topped the bill.
Tonight a spokesman for the organisers said: "This is the first big pop festival we have staged here and we wanted to avoid any scandal. Now this has happened. It's outrageous.
Agosto
O Leão de Sete Cabeças é exibido no Festival de Veneza. A prisão de Walter Lima Jr. faz Glauber desistir de voltar a filmar no Brasil.
Angela Davis é acusada de participar de ações armadas promovidas pelo Black Panthers (Panteras Negras). Capturada pelo FBI, cumpre pena de 17 meses na prisão. Ela foi julgada e considerada inocente.
Roy Lines, tecladista; do Status Quo sai da banda.
3 agosto
Janis Joplin - Last Interview on The Dick Cavett Show (August 3, 1970)
Grateful Dead Live at Star Theatre
4 ago.
A Apple fecha as portas. O porteiro, último funcionário que restara, pede a demissão.
Ringo Starr admitted in a 1970 interview with Melody Maker:
"We tried to form Apple with Clive Epstein but he wouldn't have it... he didn't believe in us I suppose... he didn't think we could do it. He thought we were four wild men and we were going to spend all his money and make him broke. But that was the original idea of Apple - to form it with Nems... we thought now Brian's gone, let's really amalgamate and get this thing going, let's make records and get people on our label and things like that. So we formed Apple and they formed Nems, which is doing exactly the same thing as we [Apple] are doing. It was a family tie and we thought it would be a good idea to keep it in, and then we saw how the land lay and we tried to get out."
In 1970 Apple accounts were released which showed that accountants wrote off three motor vehicles because the accountants didn't know if the cars actually existed or who owned them. This accounting information only covered to the end of 1967.
6 ago.
The Festival for Peace was held at New York's Shea Stadium. There has been very little written about this concert and very few pictures exist. Photographer Kenneth Davidoff was one of the few photographers there and has some great pictures of the show. We will post some of his photos throughout the day. Foto: The College of Rock and Roll KnowledgeThe College of Rock and Roll Knowledge
The bill included Paul Simon, Creedence Clearwater Revival, Steppenwolf, Big Brother and the Holding Company, The James Gang, Miles Davis, Johnny Winter, Herbie Hancock, Sha Na Na, Poco, Richie Havens, The Turtles and a dozen other important acts of the period. John Sebastian was the M.C.. The Festival for Peace was the first major concert at Shea Stadium since the last performance of The Beatles in 1966. Foto: The College of Rock and Roll Knowledge
12 ago.
Janis Joplin performed at Cambridge's Harvard Stadium. It would be her final live performance.
According to an article on Harvard.edu about one of the photographers at the show, only about 10,000 people were allowed inside the stadium but the crowd of people that gathered around the stadium to get a glimpse of the show reached as high as about 40,000. Many fans even climbed the walls of the stadium to get inside!
Little did the people who showed up know it would be the last time. Foto: The College of Rock and Roll Knowledge
14 ago.
Canned Heat jamming with Jim Morrison at the Marco Polo Resort (aka The Hump) in Miami, Florida / USA.
30 ago.
Na edição do Festival de Wight, Jimi Hendrix voou de Nova York para Londres, para tomar parte. Jimi sentia que ele e Billy Cox não se entendiam e Buddy Miles o baterista, por sua performance não estar à altura do grupo, foi substituído com o retorno de Mitch Mitchell, o baterista original do Experience. Sob o manto sagrado de um gigantesco pôster de pano com a cara de Jim Morrison, além de abrigar a derradeira e lendária apresentação sua em festivais, Jimi Hendrix, embora não estivesse no melhor de sua forma, proporcionou ao público um pouco da velha chama. “Estava morto de medo, pensei que ninguém mais se lembrava de mim. Me senti abandonado e solitário no palco, por uns instantes. De repente, eles começaram a gritar Purple Haze, Foxy Lady, uma porção de músicas que eu pensava esquecidas. Me senti em casa”. Sua performance foi alegre, mas serena.
“Na minha viagem pude inicialmente constatar a briga milenar do artista com o instrumento – da Grécia à Wight. Desde as primeiras notas notei, era uma guitarra nova, vermelha, que coincidia com a vestimenta de triângulos verdes e vermelhos que usava na ocasião. Senti que ele não estava satisfeito com o aparelho. Chamou alguém e sem parar de tocar, cochichou no ouvido. Certifiquei-me de que, como intuíra mandou apanhar sua ‘Fender’ branca de 12 cordas. Trouxeram. Sem interromper o número, trocou, tocou o instrumento mais à vontade”. (Rogério Sganzerla).
O público aplaudiu com entusiasmo, mas sem delírio. A era louca do rock estava terminada, a Ilha de Wight era um de seus capítulos finais. Jimi intuía isso, sonhava o futuro ao lado dos sons progressivos que chegavam.
Jimi Hendrix na Ilha de Wight (Caetano Veloso*)
"No palco, na Ilha de Wight, não havia nada que não fosse perfeito espelhamento da maquiagem da vasta plateia: uma guerra interna frouxa nem de longe ameaçava mudar o sentido daquele acontecimento: um gauchismo tipo derrubar-as-prateleiras-as-estátutas-as-estantes-etc. não pode mesmo querer ser grande novidade dentro de um universo musical & poético que comporta os Rolling Stones de 'Salt of the Earth', a busca do sal da terra fora das fronteiras da cidade-festiva. No palco, na ilha de Wight, não havia nada que não fosse o que todo o mundo já sabia. No palco, na Ilha de Wight, não acontecia nada. Ele entrou sorrindo e mascando chicletes, leve, meio voando voando sobre as botas de salto alto, sorrindo, testando o som da guitarra, incrivelmente bonito, doce, muito muito bonito, as pernas enxutas, rebolando um pouco, safado, como um moleque das ruas da Bahia, sorrindo, testando o som da guitarrra, vindo tranqüilo do fundo do palco. "THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE", o apresentador anunciou errado: o conjunto que levava esse nome dissolveu-se há mais de um ano atrás quando Jimi voltou para os Estados Unidos onde, depois de algum tempo de silêncio, formou um novo grupo chamado Band of Gipsies. Nesse momento estavam no palco Jimi Hendrix, Billy Cox (do Band of Gipsises) e Mitch Mitchell (do Experience). Os três nunca haviam tocando juntos antes e não pareciam ter ensaiado muito para aquela noite. Jimi pediu a Mitch Michell que começasse a tocar enquanto ele tentava com os engenheiros de som controlar a amplificação da guitarra que, visivelmente, não estava dando a sonoridade qeu ele queria. O público esperava com a paciência dormente dos hippies. Jimi vinha até à frente do palco, sorria, testava o som, voltava para os engenheiros que corriam de um lado para o outro do palco nervosos, enquanto Mitch Mitchell batia qualquer coisa e o tempo passava. Sem que o probelma fosse resolvido, Jimi iniciou 'Spanish Castle Magic' e seus companheiros o seguiram não muito assustados. Ele tocava e cantava provisoriamente: entre uma estrofe e outra ele se voltava para os engenheiros e fazia de suas improvisações um teste de som. Como nunca dava certo, começava a rir e avoltava a cantar,a pulsação natural de sua música enfrentando microfonias.
"Ele havia entrado em cena com um projeto difícil em mente: conseguir ligar aquela multidão sem utilizar os recursos cênicos que contribuíram tanto para a sua fama quanto a genialidade de sua música.
'Não saio daqui enquanto vocês todos não estiverem ligados'.
"Durante uma hora ele tocou e cantou lutando contra os amplificadores. O público permanecia entre frio e assustado: eles haviam gritado e aplaudido de pé quando o nome de Jimi Hendrix foi anunciado e agora nem sequer sabiam quando um número terminava pois, além de não haver finais convencionados pelo conjunto, cada canção ao chegar ao fim transformava-se num novo teste se som e algumas foram interrompidas na metade. No entanto, em todos os momentos, sem que nada ajudasse a percepção disso, estava presente a beleza do trabalho de um dos maiores artistas que já houve. "Vocês querem aquelas coisas velhas?" - "Todas elas", eu respondi e ele me olhou com um sorriso sacana - "Então vamos lá". Aí ele iniciou a segunda hora de sua apresentação: Uma antologia de tudo o que ele deu a essa era. Sex & Blues. Ele abria as pernas e botava a língua pra fora e tocava guitarra com os dentes e punha o braço da guitarra entre as pernas e acariciava. E o público resolvia se ligar porque agorar sim reconhecia Jimi Hendrix, mas não conseguira ir muito longe: algo permancia incômodo, havia um distanciamento: Jimi sorria sabendo o que isso significava: a frieza da primeira hora fora mais real do que a animação redescoberta: essa animação era nostálgica: tudo aquilo estava no passado e no entanto ele estava presente, novo em folha, saudável. Ele estava provisoriamente ali, mas estava ali mesmo, presente, vendo tudo. E seu olhar quebrou o espelho. Poucos dias depois ele diria a um jornalista que a era dos Beatles chegara ao fim e que ele queria engordar. Os jornais ingleses comentaram que na Ilha de Wight Jimi Hendrix havia feito a pior apresentação de sua vida. Mas seu sorriso naquele momento, a saúde com que ele movia as pernas imitando-se a si mesmo, a eternidade de sua música naquele momento - tudo isso mostrava o esboço e a exigência de um novo projeto. Essa era de música acabou. A era da música? A era do despedaçamento planejado e colorido, a era de uma juventude que se cria o sal da terra, a era da embriaguêz e do lazer mais ou menos perigoso, a era das crianças da classe média on the road, a era da pele, dos cabelos. A era das drogas que, segundo o 'O Globo' e o 'Evening Standard', mataram Jimi Hendrix. Quem é o sal da terra? Essa última ofensiva não foi capaz de impedir que os 'Globos' e os 'Standards' da vida continuassem existindo. O que é o sal da terra? Que aquilo que Jimi Hendrix vislumbrou antes de morrer seja mais eficaz". (Caetano Veloso).
"A EXPRESSÃO 'FUNDIR A CUCA DE ALGUÉM' É VÁLIDA. AS PESSOAS GOSTAM QUE VOCÊ FUNDA A CUCA DELAS. EU QUERO FORMAR UMA BANDA GRANDE E CRIAR UM NOVO TIPO DE MÚSICA. AGORA NÓ VAMOS FUNDIR A CUCA DAS PESSOAS MAS, ENQUANTO ELA SE FUNDE, NÓS VAMOS CONSTRUIR ALGO PARA PREENCHER O VAZIO".
Certamente, The Celebration of the Lizard, dos Doors é a peça mais extravagante e barroca do rock. Na Ilha de Wight, o número durou quase uma hora, tocada durante a noite diante uma audiência de 200.000 pessoas sonolentas parecendo uma elegia ao envenenamento do mundo ocidental.
Os Doors voltam a se apresentar durante o Festival da Ilha de Wight, o som dos Doors ideal para teatros é ideal para teatros e não para uma arena, além de Morrison estar visivelmente cansado depois de 36 horas de vôo sem dormir. Por fim ele declararia que essa foi a sua última apresentação pública com os Doors.
Setembro
A Full Tilt Boogie Band volta de uma excursão pelo Canadá e entram no estúdio para gravar as faixas do LP Pearl, que Janis não chegará a ver editado. Pearl incluía duas faixas escritas por Janis: "Mercedes Benz" e "Move Over", a memorável "Me and Bobby McGee" de Kris Kristofferson, e uma que dizia tudo o que havia para ser dito sobre Janis, "Get It While You Can". Todos eram números mais vagarosos do que os anteriores.
11 set.
• Doris Troy LP Doris Troy
15 set.
Em Londres, Jimi Hendrix hospeda-se numa luxuosa suíte no Cumberland Hotel, mas passa a maior parte do tempo no apartamento de sua namorada. Nesta tarde, Jimi deveria ir a uma reunião importante na sede da gravadora Polydor; em questão, antigos contratos que ainda o prendiam a Curtis Knight, um acordo mal negociado com a Track que lhe dava uma percentagem baixíssima de royalties e os detalhes do lançamento de First Rays of the New Rising Sun, que Jimi tinha adiado pela terceira vez. Jimi não comparece.
16 set.
Nesta noite, saiu como Monika e Devon – que estava na cidade enquanto Jagger e os Stones tocavam na Alemanha - ele foi ver Eric Burdon, ex-vocalista dos Animals, com sua nova banda, War. No final do show no Ronnie Scott´s Jazz Club, não resistiu; subiu ao palco e tocou o blues Mother Earth, um clássico de Memphis Slim: Não importa quão grande você seja / Não importa o quanto você valha / No fim você volta para a Mãe Terra. Depois, foram todos para a casa de um amigo, encontrar-se com Alan Douglas. Jimi não queria mais trabalhar como Mike Jeffrey e estava descontente, também, com as pressões da gravadora. Alan seria seu novo representante. Jimi assinara um contrato particular com ele, faltavam agora os detalhes finais e o desligamento do escritório de Jeffrey. Ficou acertado que Alan iria no dia seguinte para Nova York tratar disso. Monika voltou para casa. Jimi dormiu com Devon e uma amiga, Stella.
Sentia-se quase feliz, aliviado. E ansioso também. Prometeu a si mesmo não participar tão cedo de reunião alguma de negócios.
17 set.
Durante todo o dia, Jimi e Monika conversaram. Ou melhor, Jimi tagarelou sem parar com Monika, no apartamento dela, em Notting Hill Gate. Parecia ansioso, como quem quer contar muitos planos e segredos mas não tem tempo suficiente. Desenhou nove números nove e explicou que aquele era o Grande Eixo do Universo: sete planetas e dois astros luminosos, lua e sol; nove consciências, do nove para o Universo. Desenhou também uma cruz sobre o planeta Terra e em cada braço da cruz, dois rostos representando o bem e o mal nas quatro raças, branca, negra, amarela e vermelha. Disse a Monika que jamais esquecesse tudo aquilo, mesmo que não entendesse imediatamente o que queria dizer, e que passasse a limpo seus desenhos em quadros bem acabados. Monika era artista gráfica.
À noite, Jimi foi com Devon a rainha das primeiras groupies americanas que com fidelidade de dia e noite atrás dele, supervisionava as sessões de estúdio, cuidando para que nunca faltasse haxixe e pó do bom, ácido do melhor e sua amiga, Stella, a um jantar oferecido por um ricaço. Jimi experimentou um pouco de ácido sunshine, puríssimo, e continuou a falar a noite inteira.
Confessou à Devon, que estava cansando de ácido, cores excessivas, sons excessivos.
18 set.
Nas primeiras horas daquela sexta-feira dia 18, Jimi Hendrix retornou para o apartamento de Monika Dannemann. Haveria um julgamento de tarde, uma da muitas pendengas legais que assombravam Jimi desde 1968. Ele não queria ir. Queria dormir. – Quanto?, perguntou Monika. O dia todo, e o outro dia também. Dormir e ir embora domingo para Nova York, onde sua Eletric Lady o esperava. Lá come um sanduíche de atum que ela lhe prepara, bebe vinho branco, escreve um poema, e toma um remédio alemão para dormir, Vesparax, numa dose normal de meia drágea. Monika entrou e o viu remexendo no vidro de pílulas para dormir. “Estou só contando quantas tem”, ele disse. Não conseguia dormir sem elas. Aliás, mesmo com elas, era difícil, e tomou umas quatro extrafortes. Monika dormiu. A luz branca do dia varre o quarto devagar. Os ruídos da manhã. Mais cinco pílulas. Esperar o sono, ao lado de Monika. A luz clara do sol. Monika saiu deixando Jimi dormindo para ir comprar cigarros. Ao voltar meia hora depois, encontra uma “estranha atmosfera de calma” que reinava no quarto, onde a luz estava acesa, apesar de ser dez e meia da manhã. “Tudo estava tão... imóvel. De dia, a luz da lâmpada dava a tudo uma cor irreal. Achei estranho como isso não tinha incomodado Jimi. Ele não vinha dormindo bem”. Monika achou-o muito mal, imóvel na cama, de bruços, exatamente na posição em que adormecera, há quatro horas atrás. “Quando eu saí para comprar cigarros quis acordá-lo pra avisar, mas ele dormia profundamente, respirava bem e tinha uma temperatura normal. Mas quando eu voltei e fui apagar a lâmpada de cabeceira, notei que seu rosto estava arroxeado, os lábios abertos. E havia vômito no nariz e na boca”. Apavorada tentou acordá-lo, não conseguiu. Percebeu que ele tomara remédios para dormir. Sem saber como agir na Inglaterra (Monika era alemã), ela chama uma amiga. Alvenia Bridges, que gritou para ela: “Peça uma ambulância!”. Mas não pediu ligou para Eric Burdon: “Eric, o que eu faço?!”. Eric, aos urros, repetiu a ordem de Alvenia, Eric lhe deu o telefone do hospital mais próximo. O St. Mary´s Abbot Hospital em Kensington. A ambulância chegou quinze minutos depois. “Pegaram em Jimi de qualquer jeito e o puseram sentado, atrás. Pensei se não seria melhor deitá-lo, ou qualquer coisa, para que pudesse respirar. Mas eles me disseram que tudo estava OK”. Apesar de ter vomitado e se afogado durante a viagem para o hospital, os enfermeiros da ambulância não fizeram qualquer tentativa de usar equipamentos de ressuscitação. Às 11h:45m, a ambulância chegou ao hospital. Os médicos tentaram ressuscitação artificial por uma hora. Em vão.
Quando Monika e Alvenia foram chamadas enfim à sala de emergência, Jimi Hendrix estava morto, através de asfixia motivada por inalação de vômito. Causa da morte: intoxicação por ingestão excessiva de barbitúricos. Era o dia 18 de setembro de 1970, uma sexta-feira. Jimi morria em Londres aos 27 anos incompletos. O patologista Gavin Thurston do hospital em que Jimi Hendrix morreu encontrou também no cadáver traços de Seconal, anfetaminas e barbitúricos. Não foram achados sinais de morfina, o que descarta a intoxicação por heroína, os dois pulmões estavam congestionados, e um deles havia entrado em colapso parcial.
21 set.
O cantor Eric Burdon apareceu diante das câmeras da BBC com o poema, A História da Vida, nas mãos, apresentando-o como uma nota de suicídio. O laudo policial considerou que as provas eram insuficientes para determinar que Hendrix teria cometido suicídio, deixando o veredicto “em aberto”.
19 outubro
Bob Dylan lança New Morning.
Novembro
Glauber passa a escrever para o Pasquim.
9 nov.
Estados Unidos, Badfinger lança o LP No Dice produzido por Geoff Emerick, e Mal Evans.
• All Things Must Pass, produzido por George Harrison e Phil Spector com 23 faixas de George Harrison é lançado no final de 1970 vinil triplo (!).
19 nov.
A revista Fotos & Fatos mostra a Guitarra de Ouro número Um nas mãos de Sérgio Dias, em ação no Olympia de Paris.
Dezembro
O Living Theater começa a preparar a performance com alguns estudantes da Escola Dramática na Universidade de São Paulo. A peça tornou-se muito mais clara quando ela foi desenvolvida em oito cenas: (1) A procissão dos olhos vendados; (2) Questão: O que o povo quer? (3) Seis histórias sobre: dinheiro, morte, amor, propriedade e o Estado; (4) A favela fala e a abertura dos olhos; (5) Transe, o contrato social e servidão; (6) Libertação; (7) Bolo; (8) Encontro.
2 dez.
Derek & the Dominos, backstage at the War Memorial for their show - Foto: Woodstock - Rock Store - Since 1978
From left to right Carl Radle, Jim Gordon, Eric Clapton, Bobby Whitlock, Ron Gersbacher, and Duane Allman.
Duane Allman only played 2 shows with Derek & The Dominos Tampa, FL December 01,1970 and Syracuse, NY December 02, 1970"
Derek & the Dominos, backstage at the War Memorial for their December 02,1970 show.
Final de 1970
Eldridge Cleaver (1935-1998). É expulso do Partido Panteras Negras em uma decisão que culminou no assassinato do simpatizante do Partido Sam Napier em Nova York.
• A Love desintegrou-se em 1967, mas Arhur Lee continuou carregando o nome da banda que foi reforçado pelo álbum False Start (1970), que teve a participação de Jimi Hendrix, em quase todas as faixas (ele e Arthur Love tocaram juntos no início dos anos 60).
31 dez.
Paul filed a law suit against the other three Beatles in order to dissolve the partnership. The Beatles had signed a ten year partnership agreement in 1967. At the time they really didn’t look at the agreement and they forgot about it. It had been discovered recently. It meant that if they wanted to do anything like put out an album, they would each have to get the three others’ permission. Paul wanted to just rip it up. The others had been advised that destroying it would cause serious bad consequences for them. To Paul, this was just another three-to-one vote, like the hiring of Allen Klein. The Beatles had broken up in every sense but not on paper. Paul took it to court to be done with it completely.
Taste Live!
A porrada do May Blitz
Discos
Free segundo álbum do grupo homônimo.
• Celebration – Recorded Live Big Sur Festival Monterey, California 1970 featuring Joan Baez, The Beach Boys, Merry Clayton, Kris Kristofferson, Country Joe McDonald e Linda Ronstadt.
• The Stooges lança o segundo LP Fun House.
• Billy Preston Encouraging Words 11/09/1970
• John Taverner The Whale 25/09/1970
• Yoko Ono Plastic Ono Band 17/12/1970
• The Fugs separam-se.
• The Loading Zone separam-se.
• The Velvet Underground separam-se.
Muddy Waters and Howlin Wolf tour bus (1970). Foto: It's Psychedelic Baby Magazine
Probabilidade meio remota descolar hoje um compacto do selo Venue especializado em colocar nas estantes versões dos hits originais a preços baratos. Os cantores dessas raridades eram Elton John e /ou David Byron - são cerca de 50 LPs lançados e os compactos que são mais raros ainda.
• R50 - Tina Turner 1970 (C)1996 Bob Gruen
• Antes da dissolução dos Beatles. Milton Nascimento abre o seu disco do ano com a canção Para Lennon & McCartney.
• O selo Philips/Elenco lança “Deixa estar”, LP do MPB-4, além da faixa-título a capa é um trabalho criativo inspirado na original.
• Chico Buarque lança o LP Apesar de você logo recolhido das lojas.
• Os Brazões acompanham Gal Costa numa temporada na boate Sucata.
Mutantes viajando:Dinho & Arnaldo - Paris, 1970
• A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, terceiro álbum dos Mutantes.
• “Quanto ao Sérgio Dias,em 1969/1970, um amigo meu de escola chamado André Peticov, me informou que o Sérgio gostaria de introduzir mais uma guitarra em sua banda e, na época, cogitou-se que eu poderia ocupar esse lugar. Mas me lembro que ele queria ensaios frequentes e num lugar muito longe de casa, e lembro que ficou inviável para mim. Fora esse caso, vendi um pedal steel do meu conhecido e finado amigo Poly, que ele veio há quase a destruí-lo meses depois. Um abraço”. (Marcus Rampazzo).
• Álbum "Build Up" ("Construir") da cantora paulista Rita Lee.
• Os Mutantes Ensaio/Rehearsal de 1969/1970 (Cream, Rolling Stones covers)
• Torquato Neto volta da França com sua mulher grávida, um ingrediente a mais para seus conflitos.
Tom Zé - 1970 TOM ZÉ - 1970 RGE XRLP 5351
The Move lança o aclamado álbum "Shazan".
"Hot Rats", o primeiro álbum solo de Zappa, mostrou o quanto ele era bom.
Em entrevista à revista "Playboy", Frank Zappa sarcasticamente proclama o trio feminino The Shaggs como mais importante que os Beatles.
Ao ser contratado para produzir discos de estrelas decadentes do rock, Zappa imediatamente recomendava: "esqueçam tudo que vocês sabem sobre música ou ouçam The Shaggs".
Na contracapa dálbum Screaming Lord Sutch and his heavy friends, surgia o nome de um baterista desconhecido para mim, o saudoso Carlo Little, o maior baterista de rock'n'roll.
Bob Moog ganha um Grammy Trustees Award por seu trabalho.
Get yer ya yas out, dos Rolling Stones, considerado um dos melhores discos ao vivo da história do rock, foi refeito em grande parte no estúdio.
B. B. King obtém grande sucesso com "The Thrill is Gone".
Barrett, a segunda tentativa com Syd Barrett, apesar de uma maior produção e um espaço menor de tempo gasto nas gravações mostra aos músicos do Floyd que seu antigo companheiro já não tem nenhuma condição de expressar suas angústias pela música.
After a brief spell, the second LP, Barrett, would be co-produced by Gilmour and Wright, this time without Water’s involvement. Barrett's new solo work was similar in structure and content to his last, only the production feels a little more polished and refined. Accompanied by Richard Wright (on Piano, Organ and Harmonium), Jerry Shirley (on Drums) and Gilmour (now on Bass guitar), the fresh album Barrett said, “The important thing is that it is better than the last”. Barrett performed some of the material on "progressive" radio programs and at a London music festival, after which he moved back to his mother's house in Cambridge. The album was another example of how easy an amazing tune and original lyrics could be created in such short spaces of time. The sleeve again had a contribution from Syd’s artistic abilities, some drawings he had done of some bees and beetles. The songs were superb and the album had a timeless, classically English eccentric charm all of it’s own. Gilmour commented recently that Syd’s one take at recording a backwards played guitar on the track Dominoes, would be impossible for the rest of us, and therefore could only be described as the work of a true genius. Richard and David’s playing is rich and fluent, giving this album more of a band feel. We are so lucky that Syd’s friends and ex-colleagues were able to get him into the studio and get these songs down on tape before they were lost in the blackness of time.
Title: Listening To Richard Brautigan.
Author: (ZAPPLE). BRAUTIGAN, Richard.
Description: Original acetate of the recording intended for release on Zapple Records, with mock-up sleeve. This was the only album in the Zapple poetry series to get as far as an acetate, and this is the only copy in existence of Zapple 03. There were probably two copies of the acetate made, with one going to A&R man Peter Asher, but only one sleeve mock-up was made, for the label manager. This is the copy with the sleeve mock-up. It consists of an acetate copy of "Listening To Richard Brautigan"‚ cut in the Apple Records basement studio at 3 Savile Row, with green Apple custom pressing centre labels and typewritten track listing (the track listings differ from the version released on EMI-Harvest in 1970; for example, the first track here is listed as "Conversation with Apple"). The sleeve features a photograph of Richard Brautigan and one of his girlfriend Valerie Estes (both actual photographs), with a photocopy of the typeset lettering pasted in below to indicate positioning (the actual typesetting would be used for the final approved artwork, although in the Harvest release the position of the photographs and the text have been reversed, Brautigan's phone number has been changed, and the back sleeve shows minor changes to the text). The back cover has a pasted photocopy of the typesetting intended for the final artwork, with two ink annotations (there are coffee splashes to this side of the sleeve, not affecting the legibility of the information). The record is in virtually pristine condition, hardly ever having been played. This rare and unique Zapple pressing is the ultimate collector's item for anyone or any institution assembling a complete set of the Beatles, Apple and Zapple.
• Save for a campus/underground cult following, and a growing popularity abroad, Richard Brautigan all but disappeared from the arena of literary attention in America in the 1970s when critics began accusing him of relying too heavily on whimsy and being disconnected from reality.
Literatura
"Thompson para xerife", referência à tentativa frustrada do escritor Hunter S. Thompson em chegar ao cargo.
• O escritor Paul Bowles vai três vezes à Suíça, mas a outra parte de forma alguma.
• The Greening of America - Charles Reich, professor da Universidade de Yale, best seller de 1970, “Uma revolução está a caminho. Não será como as revoluções do passado. Terá sua origem no indivíduo e na cultura e mudará a estrutura política apenas no ato final. Não recorrerá à violência para vencer e não poderá ser vencida pela violência. Esta é a revolução da nova geração”. Foi esse livro que motivou o artigo, O Resfriamento da América, publicado na Time que chamava os hippies de “a maior minoria da história da humanidade”.
• The Trial - de Tom Hayden, 1970, o líder estudantil complementava os sonhos de Abbie Hoffman com uma crítica e um anseio: “Abbie é um pioneiro nessa luta, mas até agora sua Nação Woodstock é uma coisa puramente cultural, um estado mental partilhado por milhares de jovens. O estágio seguinte será transformar esta Nação de Woodstock numa realidade organizada, com suas próprias instituições revolucionárias e, já a partir de agora, com raízes em seu próprio território”.
"Teoria Estética" de Theodor W. Adorno (1903-1969).
• Convergência. Murilo Mendes, que na década de 1960 publicou experiências poéticas em um dos periódicos do grupo, a revista Invenção; posteriormente essas experiências, somadas a várias outras, vieram a constituir este livro experimental.
• Viagem de Ahasverus, Editora Olivé. De Samuel Rawet é lançado.
• O Dia Sem Presságios (H. Dobal - Prêmio Jorge de Lima, 1970).
• Negócio Seguinte - O principal cronista da contracultura brasileira, Luiz Carlos Maciel, numa coletânea de artigos do início dos anos 70. Boa radiografia das tentativas de contestação não-esquerdófila nacional. Editora Codecri.
Em 1970, ele foi preso pelo regime militar e passou dois meses na Vila Militar. Recentemente, foi consultor da série Os Dias Eram Assim, da TV Globo, que tinha os anos da ditadura como contexto histórico.
• A Primeira República e República Velha (Edgard Carone). São Paulo; Difusão Européia do Livro, 1969 e 1970.
• A Revolução de 1930, (Boris Fausto). São Paulo, Brasiliense, 1970.
Artes
A geração de 70 é marcada pela arte conceitual e produz sob forte repressão do regime. Despontam Cildo Meirelles, Tunga, Artur Barrio, Waltércio Caldas, Luis Alphonsus. Um dos mais importantes críticos de arte do país, Mário Pedrosa é processado por denúnciar as torturas no Brasil no estrangeiro. Mário refugia-se no Consulado do Chile até conseguir viajar para Santiago. O The New York Review of Books publica abaixo-assinado com mais de cem assinaturas de intelectuais e artistas internacionais, entre eles Pablo Picasso e Max Bill, responsabilizando o governo brasileiro por sua integridade física.
Radicalização da vanguarda. Ruptura com a noção de obra de arte única. Ganham espaço a videoarte e as performances.
Na década de 1970, ocorre uma mudança de atitude na arte e na cultura brasileiras. A Censura, a violência e o fim das garantias constitucionais, determinadas pelo Ato Institucional n. 5, de 1968, não permitem a indiferença. Muitos artistas e intelectuais, entre os quais Hélio Oiticica, Antonio Dias e Gerchman, saem do Brasil. Outros, como Carlos Vergara, mudam o foco de seu trabalho. Segundo o próprio artista: “(...) a gente começa a ter uma atitude mais reflexiva, mesmo. Eu começo a usar fotografia e fazer uma espécie de averiguação mais antropológica do real (...)”. Essa busca de linguagens reflexivas se traduz, na obra de Vergara, na extensa pesquisa sobre o carnaval e na realização de filmes super-8, sem deixar de lado os trabalhos decorrentes de sua experimentação com materiais industriais, sobretudo o papelão.
Carlos Vergara participa, da 2ª Bienal de Medellín, Colômbia, apresentando o trabalho América Latina, dois grandes desenhos no chão, com recortes e caixas de papelão – que foram extraviados em sua volta ao Brasil. Para Hélio Oiticica: “(...) os superdesenhos crescem das caixas-estruturas-cenários caligarianos: espalham-se pelo chão, desenham-se, recortam-se: as folhagens de papel barato: moitam-se-desgarram-se: invadem, por seu turno, o ambiente (...)”.
Entre 1970 e 1975, Lygia Clark leciona na Sorbonne, em Paris, ultrapassando os limites da arte, para buscar em seus alunos reações que trouxessem à tona impulsos reprimidos, substituindo-os por energia criativa. Tudo era válido na busca dessa transformação. Estimulava os discípulos a usar elementos até então estranhos em uma sala de aula, tais como tubos de caça submarina, saquinhos de plástico cheios de água, bolinhas de pingue-pongue e outros materiais fora da didática convencional.
O fotógrafo, Marc Lacroix, nascido em 1927 em Paris, conheceu Salvador Dalí.
A pintora surrealista tcheca Eva Svankmajerova se une ao movimento surrealista no início dos anos 1970, quando ela ficou conhecida por seu "Ciclo de Emancipação", variações sobre telas famosas nas quais as figuras femininas foram substituídas por homens.
Filmes
Carlos Vereza, Renata Sorrah, Dina Sfat e Djenane Machado posam na Praia de Ipanema no ano de 1970, no intervalo de gravação da novela 'Assim na terra como no céu'. Foto: Dina Sfat
"Um dia, em 1970, veio alguém me procurar para fazer um filme pra Shell. 30 milhões. Respondi que a Shell era americana. Que estava disposto a fazer de graça pra Petrobrás. O sujeito me respondeu que a Shell era holandesa. Que a Shell e a Esso controlam a cultura brasileira. Onde está o Ministério da Educação e Cultura que permite duas companhias de lubrificantes e gasolina controlar nossas Letras e Artes?". (Glauber Rocha).
Copacabana, Mon Amour de Rogério Sganzerla.
Cabeças cortadas - (Glauber Rocha). Título Original: Cabezas cortadas. Inicialmente intitulado: Macbeth 70.
O Leão das 7 Cabeças (Glauber Rocha). Título Original: Der leone have sept cabeças.
O Diamante Cor-de-Rosa. Segunda parte da trilogia comandada por Roberto Farias, com Wanderléa, Eoberto e Erasmo.
Beyond the Valley of the Dolls – Drama – Colorido – 109 minutos. Direção: Russ Meyer. Um grupo de rock formado por garotas encontra a fama e a fortuna neste impressionante filme sobre o cenário musical de Hollywood. Música por Stu Phillips e Bill Loose. The Strawberry Alarm Clock aparece em muitas cenas de fundo e cantam duas músicas. The Sandpipers cantam a música-título.
Jesus Cristo Superstar. O musical Jesus Cristo Superstar, de 1970, inovou ao colocar a figura e as palavras de Jesus dentro do contexto da contracultura da época.
Além disso, o apóstolo Judas era interpretado por um ator negro, como uma maneira de demonstrar simbolicamente as raízes da intolerância racial.
Jesus Cristo Superstar procurava renovar a história de Cristo, criticando as interpretações dogmáticas de sua figura.
Junto com "Hair", o musical entrou para a história como a investida de maior sucesso da contracultura na Broadway.
Woodstock - The Spirit of a generation. Masterizado digitalmente. Cor. 165 minutos em vídeo. É um filme de audiência e locação garantidas. E, num sentido pelo menos, tornou-se um verdadeiro clássico, já que conta sempre com atentas e entusiasmadas platéias. Michael Wadleigh realizou um filme memorável menos pela realização em si que pelo registro do evento máximo da geração flower-power, que reuniu 500 mil jovens. Waldleigh? arrolou um farto material, filmando com 15 câmeras 120 horas. Pensava, inicialmente, em editar duas versões - uma de duas horas para os cinemas comerciais e outra, para a exibição em estádios, de cinco horas. Acabou lançando só uma, com três horas e quatro minutos (as primeiras cópias em circulação no Brasil tinham corte de 14 minutos, a tesoura da censura?).
1970. Ritchie Havens resolve passar umas férias no Brasil e o filme Woodstock entra em cartaz no Cine Rian, na Atlântica no Rio. Durante a sessão você podia bater um papo com Ritchie Havens, que contava os detalhes de toda aquela aventura. O filme estimulou, a todos, acreditar na perspectiva de se enturmar e viver em comunidade, pegar carona e acampar De qualquer forma, Woodstock permanece como melhor realização do gênero, a começar pela reunião de um inigualável elenco de nomes da música pop americana, inglesa ou indiana. Nós créditos do filme uma curiosidade: Martin Scorsese - que mais tarde realizaria O Último Concerto de Rock - aparece como um dos responsáveis pela montagem.
Woodstock, o festival, deu um prejuízo de 100 mil dólares. Mas Woodstock, o filme, rendeu 17 milhões de lucro, disseminando por todo mundo a idéia de que, para fugir das pressões e desumanidades da vida urbana no mundo ocidental, bastava um fim de semana no campo em companhia de alguns milhares de outros garotos com o mesmo problema de evasão e ao som de um rock potente.
“A música é uma mediação entre o inteligível e o sensível, que o delírio mítico da droga concretiza: duas imagens inesquecíveis do filme de Woodstock: uma a de Richie Havens que progressivamente se emociona num riff ascensional até ao paroxismo mais contagiante; a outra a mímica esquizofrênica, típica do junkie em estado high, de Joe Cocker que, num teatro aberrativo, interpreta 'A Little Help From My Friends' - um observador quadrado, pequeno-burguês, estreito normal, terá a imediata idéia-dupla de repulsa ou chamar o polícia ou o enfermeiro para seqüestrarem do palco os músicos, invocará a censura cinematográfica para cortar aquelas cenas psicopáticas ou desancará o filho por ter pensado que esses dois momentos de bom cinema e bom rock eram conseqüência da experiência psicodélica”. (Jorge Lima Barretto).
Zabriskie Point. 112 min. Com Mark Frechette, Daria Halprin, Rod Taylor, Kathleen. Michelangelo Antonioni dirige esta descompromissada, surrealística aventura em cinema contracultura. Dois jovens amantes, alienados da moderna vida americana, perdidos na misteriosa atmosfera do Vale da Morte. A trilha-sonora reúne feras do peso de Pink Floyd, Grateful Dead e Keleidoscope.
Em 1970, seu filme El Topo chamou atenção de John Lennon, interessado na originalidade daquele faroeste surreal. O Beatle ajudou a consagrar internacionalmente o trabalho do chileno Alejandro Jodorowsky, que já exibia um senhor currículo, como a parceria com o mímico francês Marcel Marceau, além de ter feito teatro com o espanhol Fernando Arrabal, criando o Movimento Pânico, e de ter escrito o texto de quadrinhos ilustrados por Moebius. Cultor da magia e do oculto,
A photograph of Mr. Taylor Mead from 1970. Credit Raeanne Rubenstein
ANDY WARHOL: CINEASTA UNDERGROUND
Trash", 1970 (Andy Warhol producer).
Ice", (Robert Krame), um cineasta americano marginalizado da turma underground do Village porque faz filmes políticos e é considerado um radical materialista.
O Joelho de Claire", realizado pelo francês Eric Rohmer.
Il Conformista”, (Bernardo Bertolucci) filmado em 1970, com participação especial de Joel Barcelos. No início das filmagens morreu sufocado recém-nascido de Jean-Louis Trintignant e por isto os trabalhos foram angustiantes.
O curta-metragem "Arte Pública", com texto e roteiro de Pedro Escosteguy sobre a Bienal de São Paulo; filmado em 35mm pela Totem Filmes, é exibido, entre outros, no MoMa/Nova York.
Obituário
3 setembro
Canned Heat was shattered by the suicide of Alan Wilson. His death sparked reconstruction within the group and member changes continued throughout the next two decades.
18 set.
Jimi Hendrix morre a dois meses de completar 28 anos. Morreu sem deixar um testamento e seus bens e direitos à sua música foram deixados para seu pai, Al Hendrix, de Seattle. (27 nov. / 1945 - 18 set. / 1970)
4 outubro
Janis errou na dose habitual de heroína - a droga, no entanto, não era habitual, porque puríssima. Alguns falaram em suicídio. Outros pensaram apenas acidente. Mas foi seu último incidente. Assim então a música-pop sofria um violento golpe, jamais refeita.
JANIS JOPLIN POR DAVID DALTON
Oscarito (1906-1970).
Vicente do Rego Monteiro, artista e poeta, (1899-1970).