1984: MIL NOVECENTOS E OITENTA E QUATRO

MIL NOVECENTOS E OITENTA E QUATRO

compilado por Mário Pazcheco

7 a 12 fevereiro

Beatles Expo – Celebration of Beatles 20th Anniversary – Miami.

10 março

Ian Gillan deixa o Black Sabbath

30 maio

Jefferson Starship lança Nuclear Furniture.

1.º junho

Protesto reúne 177 carros pró-diretas em Brasília.

4 a 17 jun.

29103226 1641187735976209 7043915058870484992 n Esculturas - Delor Martins dos Santos Netos

7 julho

29101566 1641174022644247 6237092009069248512 nfeja_o

 13 jul.

Conhecendo, o guitarrista Fejão

18 jul.

Sarney, depois de romper com o PDS, aceita ser o vice de Tancredo.

Shows

9 a 12 agosto


Marco Antônio Araújo Grupo se apresenta no MASP.

75009 393926637368998 173835730 n

• Amigos do Gil em ação: o próprio, Raul, Tony Osanah e Sérgio Dias.

18056755 1332055666889419 930349435839912819 n

zine_5

   9 setembro

   Shows de rock nesse vilarejo adormecido

    Durante as campanhas pelas Diretas em 1984, Walter Franco ganhou destaque com a música “Seja Feita A Vontade do Povo”.

    The Band reagrupam-se, e após um concerto em Orlando, na Flórida, Richard Manuel, o tecladista e fundador, enforca-se no banheiro de um hotel, enquanto sua esposa atendia a um chamado na recepção. Ele não deixou bilhete, e não havia razão aparente para o ato. Robbie Robertson, o guitarrista, seguiu carreira solo.

    Os Rolling Stones estão devagar, quase parando, e Mick Jagger decide lançar um álbum-solo. Para promover o disco, ele escolhe o Rio de Janeiro como cenário para um filme promocional.

    Steve Hackett grava, aqui no Brasil, Till We Have Faces.

    Tom Zé lança o LP Nave Maria, pela RGE.

    Estão de volta The Mamas & The Papas, reis e rainhas do mundo, com a clássica  “California Dreamin’”, um dos hinos da filosofia do poder da flor, com a   participação de Scott MacKenzie (“San Francisco”), MacKenzie Phillips (filha do sobrevivente John Phillips com Michelle) e Spanky McFarlane, ex-integrante  de Spanky and Our Gang, que substituem Denny Doherty, Michelle Phillips e Cass Elliott.

    Numa longa entrevista a Scott Isler, da revista Musician, John Forgety expõe  que a principal razão de seu afastamento foi uma questão de nove milhões de dólares, dinheiro em que não podia mexer. Contou como os executivos da Fantasy o impediram de receber seus direitos autorais. Livre do problema, John Fogerty temporariamente retomou sua carreira, e realizou um disco, como nos velhos tempos.

    “Quando 1984 chegava aos seus meses finais, e com a aproximação do Rock In Rio, saímos da letargia. Havia uma remotíssima possibilidade de participarmos do megaevento. Apesar de a banda estar no hangar, nossas bases e alguns contatos de maior nível nos instigavam a sair à luta. Novamente pintava uma esperança. E dessa vez um contato feito com um empresário argentino assinalava também a presença no Rio de Janeiro de um velho conhecido e guitar-hero dos pampas, o Pappo, um mito na sua terra, com o qual eu havia tocado em 1977 na Argentina, com o Aeroblus. E que inclusive fez um show com a Patrulha em 1979, em São Caetano/São Paulo. Nesse meio tempo, Pappo tinha estourado mais uma vez na Argentina, com uma banda chamada Riff. Com o fim do Riff, Pappo veio ao Rio de Janeiro montar algo. Depois de um show no Circo Voador com o Celso Blues Boy, uma máfia de editores argentinos, que editavam no Brasil as revistas Roll e Metal, tentava armar para que ele tocasse com o Barão Vermelho no Rock In Rio. Eu sabia que tal empreitada era roubada, impossível. Assim que Pappo se ligou da patifaria, pintou a ideia de juntarmos as forças e tentar algo com a Patrulha. A distância Rio/São Paulo era um obstáculo, mas depois de algumas viagens e acertos transferimos a operação para São Paulo. Começamos a ensaiar e a compor rapidamente, e agendamos com o Luiz da Baratos a gravação do novo material no estúdio Vice-Versa.” (Rolando Castello Jr., baterista da Patrulha do Espaço)

• Raul Seixas lança Metrô Linha 743.

 Roger Waters abandonou o grupo e disse que o Pink Floyd havia terminado...

8 dez.

• O baterista do Hanoi Rocks, Razie, é atropelado por Vince Neil – vocalista do Motley Crüe –, e morre.

31 dez.

• Rick Allen, baterista do Def Leppard, perde o braço em acidente de carro.

• Celtic Frost lança o álbum To Mega Therion.

318582 386606168101045 993609069 n

Deja-Vù: heavy-metal! 

16 dez 1984   

Extremo: fãs de Joe Perry Project e MC5
“Este foi um trabalho de arqueologia! Compare com as fotos originais e você
perceberá! Levou duas horas, de trabalho para chegar à qualidade.” (Antônio Celso Barbieri)
Recorte da Legião Urbana - Correio Braziliense, 16 dez. / 1984

Brasília

Show Madrugadas – Gilberto Salomão. No palco de madeira da casa de shows Madrugadas. Apresentam-se Extremo, Ligação Direta, Fusão, Nirvana e A Banda do Cachorro Louco.

• Show Estrada Estelar II – Cine Itapuã – Gama. Extremo e Essência.

5 maio

Teatro Rolla Pedra Etc & Tall – Taguatinga. Extremo e Nirvana. Ivaldo documenta esta apresentação.

13 julho

Pelos Caminhos do Rolla Pedra

Sexta-feira 13– participaram Extremo, TNT e Nirvana
Fomos assistir uma temporada de rock na Rua do Sorvete Sem Nome. Na entrada do teatro, Fernandez vestido de preto, devidamente caracterizado como vampiro com cartola de banqueiro, controlava o acesso, e reclamava: “Só tem convidados...” Fernandez desconhecia a minha dedicação, e que precisávamos de grana para o pão com mortadela, filme para a máquina e vodka.
Quando entrávamos, o pessoal do Extremo disse “Estão conosco”. E Fernandez, com cara não-muito-satisfeita, respondeu: “Pô, só tem convidados!...”

Teatro Rolla Pedra Etc & Tall – Taguatinga. Sexta-feira 13, Extremo e Nirvana arrepiam! O áudio deste show é apagado. Perderam-se as faixas “Mórbido” (instrumental), “Forças Que Fluem” e “Herdeiros Do Mal”. Três fotos coloridas sobreviveram.

• Apesar da extrema dureza daqueles dias, possuíamos um troco para a passagem, a vodka, o flash manual descartável e o filme. Não sei  quantas poses
o filme  possuía; após usar o flash, era necessário girar manualmente para a próxima foto.

• Essas fotos não foram feitas por mim. Foram pelo Renato (irmão do Cécé), na minha máquina. Eu pedi ao Renato que as fizesse, pois ele sabia os momentos certos de captar a ação. Me lembro que fiquei decepcionado, pois o Renato havia perdido um flash.

 

13726687 583472131829763 92018006504170001 n

Literatura

W3 Sul. Paulo Leminski, durante visita a Brasília, após o almoço numa pensão, com o Ivan “Presença”, Nicholas Behr e Alice Ruiz, deixa um poema manuscrito com o também poeta Behr.

• O historiador Jonathan Wiener e professor da Universidade da Califórnia publica seu livro Come Together: John Lennon In His Time (Vamos juntos: John Lennon em seu tempo).

Agosto

No vácuo do neopsicodelismo, a primeira seleção de poemas de Allen Ginsberg chega ao Brasil, com vinte e oito anos de atraso, na edição de Uivo, Kaddish e Outros Poemas. Felizmente nunca é tarde para se conhecer esse trabalho antológico, que explodiu na famosa leitura feita por seu autor na Galeria Six, em San Francisco, em 1956.

• “Logo após publicar Uivo, Kaddish e Outros Poemas, de Allen Ginsberg, fiz o prefácio da edição brasileira de Os Subterrâneos, de Kerouac (Editora Brasiliense, tradução de Paulo Henriques de Britto). A intenção era colocar alguns pingos nos ii, diante dos evidentes equívocos na recepção das traduções de autores beat no Brasil. Mas o texto vai além, e dá um perfil de Kerouac. Continua valendo.” (Cláudio Willer)

• O clássico On The Road só ganhou a primeira edição brasileira quase três décadas depois, feito do escritor e historiador Eduardo Bueno.

• Chacal lança Drops de Abril (Cantadas Literárias, da Editora Brasiliense), um voo de reconhecimento na sua gíria de poeta, dos relatos da sua trip pelo planeta.

Signagem da Televisão, de Décio Pignatari. Editora Brasiliense.

Two Serious Ladies, traduzido como Duas Damas Bem-comportadas, Jane Bowles, L&PM. A autora publicou seu romance em 1943. Ela recebeu uma carta de Anais Nin, de oito laudas, que não agradou nada a Jane. Anais Nin achava que era a melhor, e por isso se permitiu dar alguns conselhos a Jane nessa carta, ao fazer uma lista de defeitos do romance, o que deixou Jane furiosa. Infelizmente, a carta não foi guardada.

Artes

• Nasce a Geração 80. O Parque da Lage realiza a coletiva Como Vai Você, Geração 80?, coordenada por Marcus Lontra, Paulo Roberto Leal e Sandra
Mager. Daniel Senise, Jorginho Guinle, Jorge Duarte, Leonilson, Beatriz Milhazes, entre outros, são as revelações. A pintura é retomada em reação
à valorização conceitual da década anterior.

• A obra de Andy Warhol, Le Gran Passion, é uma serigrafia, que o artista realizou como parte de uma campanha publicitária da marca de conhaque Passion.

Filmes

Memórias do Cárcere (Nélson Pereira dos Santos).

• Os direitos do filme Metropolis, de Fritz Lang, são licenciados para o compositor Giorgio Moroder, que realiza uma versão esdrúxula de Metropolis, colorizada por computador e detonada pela trilha sonora, que incluía “Love Kills”, de Fred Mercury; “Here She Comes”, de Bonnie Tyler; e “Cage of Freedom”, de Jon Anderson. Essa versão de 87 minutos, deturpada pelo gosto consumista da música pop e da cor artificial, teve apenas um mérito: ser projetada a vinte e quatro quadros por segundo, o que restituiu às imagens – algumas delas invisíveis nas versões anteriores, e mais ainda mutiladas – o seu ritmo original.

• Na première londrina do filme de Paul McCartney Give My Regards to Broad Street, aconteceu uma reunião espontânea de três primeiras damas do rock: Olivia Trinidad Arias (mulher de George Harrison), Linda Eastman (McCartney) e Barbara Bach (Starr).

Obituário

Alice Neel (1900-1984)

30 maio

Salvador. Uma semana antes, Walter Smetak, aos 71 anos, despede-se de todos, monta na sua moto Honda e dá entrada num hospital. Morre de enfisema pulmonar.

29 junho

Samuel Wainer Filho e Felipe Ruiz, jornalistas, morrem, em acidente de carro, ao voltarem da cobertura do acidente aéreo que matou catorze jornalistas, no dia anterior.

13 julho

12794556 980272708734385 219515526032806771 n

Aloísio Batata

25 agosto

O escritor Truman Capote morre aos 59 anos, um mês antes de seu 60.º aniversário.

 14 setembro

Richard Brautigan, escritor (1935-1984).

 

Articles View Hits
11317759

We have 961 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro