1991: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E UM

zzz68 1991 saddam

   "Foi o ano em que o gênio chamado Joãzinho Trinta entrou com um Cristo Redentor coberto que funcionou melhor que se estivesse descoberto. 'Mesmo proibido, rogai por nós.'”  (Claudio Edinger)
   Foto: Avenida Rio Branco, 1991, época em que os americanos procuravam pelo Sadam, lá estava ele, em plena avenida...

  MIL NOVECENTOS E NOVENTA E UM

   Compilado por Mário Pazcheco

  Inglaterra

   Seis décadas já se passaram desde que os químicos suíços Albert Hofmann e Arthur Stole inventaram o LSD, e trinta anos desde que San Francisco foi palco de uma das mais devastadora mudança de comportamento do século. Ao invés do ácido lisérgico, as smart drugs - algo como drogas espertas - fazem parte da onda que começou em 1991 em San Francisco e se espalhou pelo mundo. Mantendo a saudável tradição frankestein de reutilizar órgãos de seus cadáveres, o rock inglês reinventou o psicodelismo como dance music (a acid house) e um dilúvio de bandas “viajantes” de Manchester prepararam as ondas para o mergulho no oceano de informações das smart drugs em San Francisco. Se no ano de 1991, Soup Dragon, Happy Mondays, Charlatans (até na alcunha) e outros tentaram recriar com Ecstasy e “samplers”, alta tecnologia digital de 72 canais a atmosfera lisérgica dos 60 - só que na pista de dança, os novos grupos em 1992, aperfeiçoaram o revival na trilha psicodélica.

 A Apple é reativada.

“As drogas me foram utéis, mas também, obstáculo. As psicodélicas me mostraram milhões de universos diferentes, mas foi muito difícil me livrar da heroína." (...) Vinte anos depois, um incrédulo Jerry Garcia ainda relutava, mas acenava com uma explicação para os fanáticos que viajavam milhares de quilômetros para participar de um show do Dead – os deadheads consideravam uma experiência cármica. “Estamos chegando aos cinquenta, e me pergunto: de onde vêm esses garotos que lotam os shows? O que eles veem de fascinante nesses velhos cretinos que sempre tocam a mesma coisa? Talvez não haja mais diversão e aventura neste país. Talvez nós sejamos a última aventura.” Jerry Garcia.

Ten Years After com a formação original sai da estrada, e se separaram novamente.

1º de janeiro

Nirvana: Sessão de estúdio na qual são gravadas "Aneurysm" e "Even in his youth".

RAUL

• Rock In Rio II. Serguei conquista o público, fez o que prometeu naquela noite com Luís Melodia, pediu para a plateia sentar antes de cantar “Summertime” e, no final, desceu de microfone em punho para cantar no gramado. – Foi emocionante! Não foi vaiado pelos metaleiros, e ainda saiu no lucro gravando o LP Serguei (BMG) – não o definitivo...

Tim Maia lança LP com composições da Bossa Nova, incluindo “Garota de Ipanema” (em inglês), “Eu e a Brisa” e “Wave”.

Wilson Grey sofre dois derrames. Por conta de seu estado de saúde, há mais de um ano, as internações de emergência passaram a ser constantes na sua vida.

25 jan.

Fernando Corbal e banda no bar Caderno 2

18 fev.

Na primeira edição do suplemento Folhateen, Álvaro Pereira Júnior, então editor-chefe do Notícias Populares, escreve sobre uma banda desconhecida TRECHO // “O primeiro e único LP deles chama ‘Bleach’ (algo como água sanitária). Nada mais poético. Segundo o dono da Sub Pop, os caras do Nirvana ‘são jovens, têm seu próprio furgão e vão nos enriquecer’”;
“Numa passagem por San Francisco, Cobain, Krist Novoselic viram vários cartazes nas ruas com os dizeres 'Bleach your works'. Era uma campanha que recomendava aos usuários de drogas injetáveis que desinfetassem suas seringas para não contrair o vírus HIV. De estalo, veio a ideia: nada se encaixaria melhor para batizar o álbum do que “bleach” (espécie de preparado químico usado para sanear e alvejar), que tem o poder de salvar vidas...”.

Livro brasileiro disseca as letras de Kurt Cobain por Thiago Ney em resenha sobre o livro Kurt Cobain – Fragmentos de uma autobiografia- autor Marcelo Orozco. Editora: Conrad. (224 págs).
Folha de S. Paulo, 4 abr. / 2002

11 março

recorte   Abril

   Os Ramones voltam ao Brasil, para uma nova turnê.

   8 abr.

   Os Rolling Stones lançam o LP Flashpoint, registro da turnê Steel Wheels

   17 abr.

   Quando o inverno chegou, O Nirvana se despediu do selo Sub Pop e assinou com a DGC - uma subsidiária da Geffen - por uma quantia estimada em US$ 287 mil. O contrato foi assinado em abril e serviu para cobrir algumas despesas acumuladas, mas a gravadora lhes prometeu um bom aumento quando eles vendessem uma boa quantidade de discos.

   • "Olá, somos fenômenos de vendagem de rock de um grande selo", anunciou Cobain para uma multidão no início de 1991, pouco depois de a banda assinar contrato com a David Geffen Company; e o Nirvana jamais conseguiu decidir se o seu sucesso contava como vitória ou apaziguamento.

   • No Ok Hotel à beira do mar, no centro feio de Seattle, debaixo de um viaduto, funcionava o clube onde "Smells like teen spirit" foi mostrada ao vivo pela primeira vez. A banda precisava viajar de Seattle a Los Angeles para gravar um disco e para pagar a gasolina, o trio fez um show no qual tocou uma música, "Smells like teen spirit", pela primeira vez;

   “• Smells like teen spirit, música que teve confessa inspiração nos antecessores Pixies, nasceu de uma pichação que a amiga Kathleen Hanna, da banda Bikini Kill, fez numa parede: “Kurt Smells like teen spirit” (sendo teen spirit um perfume muito popular entre patricinhas). Com sua ferocidade e uma dinâmica em que a maior barulheira subitamente dava lugar a passagens calmas e melódicas, a música deflagrou uma verdadeira rebelião juvenil. Exatamente como a do clipe, dirigido pelo então estreante Samuel Bayer por ridículos US$ 25 mil, em que a banda leva uma turba À loucura tocando num ginásio”. (Silvio Essinger)
Punk para as massas, Jornal do Brasil, quarta-feira, 29 de agosto de 2001

   22 abril

   This Mortal Coin lança Blood. Após o lançamento desse álbum, Ivo Watts declarou que este seria o disco gravado pela banda, dando fim a um dos mais interessantes e criativos trabalhos do gênero ethereal.

   • É inaugurada a loja de música Nuvem Nove, no Itaim, zona sul de São Paulo. 

Maio

Depois de muitos ensaios, eles entraram com o produtor Butch Vig no Sound City (estúdio na Califórnia, onde grandes bandas de rock dos anos 70, como Fleetwood Mac e Cheap Trick, gravaram seus discos) para dar início às gravações do álbum Nevermind. Os músicos bateram o pé para ter Butch Vig de novo na produção: um homem previamente renomado por seu trabalho com bandas de hardcore como o Killdozer. No ano anterior, Vig Butch supervisionou as demos do Nirvana gravadas em Winscounsin. A gravadora queria nomes mais conhecido como Scott Little e Don Dixon, que produziram o REM. Várias vezes Vig se questionou o porquê de sua convocação. As mixagens finais, porém, ficaram por conta de Andy Wallace (mixador do Slayer), uma vez que Vig disse estar muito cansado para continuar.

No estúdio, Kurt logo expressou sua vontade de que o disco fosse “mais pesado e mais lento que Black Sabbath”.

O disco Nevermind ficou pronto na metade de 1991, mas por questões burocráticas a gravadora o lançará apenas no dia 24 de setembro. A tiragem inicial foi de 8 mil cópias para a Inglaterra e 40 mil para os Estados Unidos - os discos se esgotaram em poucos dias.

12 mai.

Fejão, à direita, com o P.U.S no Conic – Correio Braziliense - Foto: Renato Costa

Junho

Nirvana excursiona com Dinosaur Jr.

pus

30 6 91

 30 jun.

Extremo ressurge e faz show hoje no 'Canta Gavião'  Canta Gavião – Cruzeiro Velho. Extremo tocou um som dos anos 70 com roupagem de 90

Uma rápida volta – para enterro do repertório. Em 1991, na última apresentação do Extremo, Cécé tirou um som pesado, carregado de efeitos. Utilizou a pedaleira que consertara, do Hiltinho.

7 jul.

Célia Porto ao ar livre

celia

   9 jul.

postal
14 jul.

zzz820

Madame Terra nas imediações do Aeroporto de Congonhas
da esquerda p/ direita: Piu (guitarra), André (baixo, Jr (batera) e Jota Erre (abaixado) cantor. O Jota era locutor da rádio Brasil 2000 nos bons tempos.

Mercado promissor: Fernando Corbal e Rênio Quintas especializados na produção de spots

24 jul.

Pintura rupestre retomada por Oscar Araripe

Agosto

Começa uma grande turnê europeia da banda. Nela, o Nirvana abre para os Sonic Youths no Reading Festival, e performance histórica é documentada no filme 1991: The Year Punk Broke. Ao mesmo tempo, o vídeo para "Smells like teen spirit" começa a ser filmado;

Kurt Cobain convidou o escocês Eugene Kelly, guitarrista dos Vaselines; para subir ao palco e tocar guitarra numa versão de "Molly’s lips". A banda ainda tocou "The End", do The Doors. No final, após "Endless, nameless", Kurt se jogou na bateria e deslocou sua clavícula. O que ele fez depois disso? Saiu dando tchau par ao público como se nada tivesse acontecido.

• Timothy Leary trabalha numa empresa dedicada à criação de games interativos, que podiam ser reformulados pelo próprio usuário, durante as partidas.

21 ago.


deep purple 91 Deep Purple - Teatro Olímpia-SP / Grace Lagôa© - Fotógrafa

22 ago.

22 agostozzz1282

13 setembro

Uma grande festa para comemorar o lançamento de Nevermind. A festa ocorre no Re-Bar. Reza a lenda que, por causa da bagunça e da guerra de comida promovida pela banda e convidados, o dono do local amaldiçoou o LP, dizendo que ele “não iria vender nada”.
"Para a festa promocional do lançamento de 'Nevermind' escrevemos no convite: 'Nevermind Triskaidekaphobia, here's Nirvana (dane-se o medo de sexta-feira 13, aqui está o Nirvana). Primeiro passamos em duas estações de rádio, mas Kurt não estava bem e isso colocou todos pra baixo. Então, aprendi que se tivesse que fazer algo seria com Dave e Krist. Numa estação nos deram pizza e Kurt começou uma guerra de pizza". (Susie Tennant, promotora da Geffen Records em Seattle).

20 de setembro – A turnê de lançamento do disco Nevermind começa em Toronto, Canadá.

23 set.

Primal Scream lança Screamadelica.

24 set.

Nevermind é lançado! O disco ficou pronto na metade do ano, mas por questões burocráticas a gravadora somente o lançou nesse dia. 24 setembro – Nevermind  entra em 144º lugar na parada da Billboard.

"Em setembro de 1991, logo após o lançamento de 'Nevermind', ocorre muito mais do que o aguardado: do dia para a noite o disco pula para o topo das paradas, sem divulgação em rádios ou na MTV. A imprensa mundial corre atrás do prejuízo e em menos de um mês a banda saí do anonimato e passa a ter que escolher as entrevistas que irá conceder e os programas de tevê de que participará (...) De repente, o som de Seattle, juntamente com o visual clássico dos jovens da cidade, com bermudas e camisas de lenhador, passa a ser moda. Desde os Sex Pistols, o underground não vendia tanto. Aparentemente a banda passava intocada por tudo isso e, apesar de seus integrantes terem se tornados milionários instantâneos, eles continuam a quebrar os mesmos equipamentos baratos em seus shows. O sucesso do Nirvana de imediato alavanca a carreira de dezenas de bandas da cidade de Seattle. Embora não houvesse uma identidade musical entre as bandas, durante dois anos foram poucos os novos grupos a explodirem sem usar bermudas e camisas de flanela. Entre outras bandas da geração de Seattle se destacam Pearl Jam, Soundgarden, Tad, Mudhoney, Prong etc". Nirvana A última super banda de rock – a mais completa e lustrada biografia do Nirvana – Coleção Biographic Arte – Editora Canaã.

Outubro

zzz250Sweet Sin: Eduzinho, guitarras; Andria Busic, contrabaixo e Ivan Busic, bateria.  Grace Lagôa© - Fotógrafa

12 out. 

Nevermind é certificado como álbum de ouro.  

25 out.

Kurt e Krist gravam uma entrevista para o Headbangers Ball da MTV.

31 out.

Nirvana ao vivo no grande Paramount por André Barcinski

2 novembro

A turnê europeia de seis semanas de lançamento de Nevermind começa em Bristol, Inglaterra;

Enquanto rola a turnê europeia, a mania Nirvana varre os Estados Unidos. A MTV coloca no ar “Smells Like Teen Spirit”, e a canção é aclamada como um hino para uma geração. O clipe é programado constantemente.

19 nov.

Em Roma rola outro show do Nirvana que é altamente pirateado.

27 nov.

BBC Studios (Top Of The Pops) - Londres, Reino Unido. Era um programa dos Top 10 da rede britânica BBC. A pedido do programa, a banda deveria apenas fazer play-back, mas eles reclamaram. Então, chegaram a um acordo no qual Kurt cantaria e o instrumental seria um playback. Kurt cantou com voz gótica, trocando a letra para "load up on drugs, kill your friends". A banda mostrou nitidamente que não estava tocando os instrumentos, com Krist jogando o baixo para cima, Dave erguendo as baquetas pro alto no solo de bateria e Kurt segurando as duas mãos no microfone.

Dezembro

George Harrison volta rapidamente para a estrada, faz uma turnê pelo Japão com Eric Clapton e lançará o álbum Live In Japan em 1992.

• O Nirvana faz uma pequena turnê americana de três shows ao lado do Pearl Jam e do Red Hot Chili Peppers.

O último show do Nirvana em 1991 foi na véspera de Ano Novo, em San Francisco, no histórico Cow Palace. A abertura foi feita pelo Pearl Jam que tocou "Smells like a teen spirit" com seu cantor Eddie Vedder brincando em seguida: "Lembrem-se que fomos nós que a tocamos primeiro". Era o reconhecimento daquilo que todos naquela noite no Cow Palace já sabiam: naquele momento o Nirvana era a maior banda do mundo e Teen spirit, a maior canção.
Naquela noite o ator Keanu Reeves tentou se aproximar de Kurt que refutou seus esforços. Ainda naquela noite, mais tarde, já em seu hotel, Kurt e Courtney Love (na época sua namorada) se sentiram tão assediados que colocaram um aviso na porta de seu quarto: "Por favor, nada de gente famosa. Estamos transando."

"Permanentemente me sinto culpado de várias maneiras. Nossa música, especialmente neste álbum ('Nevermind'), parece tão fraca. Não que eu esteja satisfeito com  a produção, mas o álbum me faz me sentir ofendido em minhas próprias crenças, como um autoproclamado punk rocker que sou. Pra dizer a verdade, há alguns anos eu odiaria nossa banda". (Kurt Cobain, para New Route).

sergio

   Durante uma entrevista no Jô Soares Onze e Meia, o guitarrista Sérgio Dias foi surpreendido pelo apresentador que mostrou a ele em primeira mão, o seu recém-lançado 'Mind Over Matter'. Sérgio reagiu como todo normal quando quer ver a cria.  Sergio Dias Baptista - Mind over Matter (A Mente Acima da Matéria)

  Discos

   •
Sai a caixa Back to Mono, com mais de 60 produções de Phil Spector.

   • É lançada a coletânea Shaking The Tree, que registra a carreira de Peter Gabriel.

   • Paul McCartney lança Unplugged, gravado num programa da MTV, e compõe sua primeira peça erudita: Liverpool Oratorio. O álbum de covers Back In The URSS é relançado mundialmente.

   • Neil Young lança o ao vivo Weld.

   • Julian Lennon emplaca no décimo lugar da parada de sucessos com a música "Saltwater".

   • Kaleidoscope  publica o seu último disco de estúdio, Greetings from Kartoonistan (We Ain´t Dead Yet).

   • Ultraje a Rigor se desintegra. Para remontar a banda, Roger convida Sérgio, baixo e Flávio Suete, bateria.
 
   • Paralamas do Sucesso lançam Os Grãos.

   • No Canadá, no Festival de Música Eletrônica Internacional, o tecladista Amyr Cantúsio lança o álbum Seven Spheres.

   • Harpia lança o LP Sete.

   Dezembro

   Green Day faz referências ao personagem Holden Caulfield  (do roamance O Apanhador no Campo de Centeio de J. D. Salinger) na música “Who Wrote Holden Caufield?”  do LP Kerplunk!.

 

Points do rock na capital federal

Bar Elo Cultural - QE 19, Guará 2

• Cólera, toca em Brasília no Buraco do Rock - Plano Piloto.

Zines

Protector of Noise Mag., e Necromantical Screams Zine agitam a cena entre 1990 e 1991.

Filmes

A adaptação de Naked Lunch – Almoço Nu ("Mistérios e Paixões"), do discípulo canadense David Cronenberg, leva a obra de William Burroughs às telas.

Supertars: The Life and Times of Andy Warhol, 1991 (documentário)

• O Escorpião Escarlate. Direção: Ivan Cardoso.

• Aos 77 anos, Hedy Lamarr é presa tentando roubar pequenas mercadorias numa loja da Flórida. Nos anos 60 e 70, ela já enfrentara o mesmo problema. Antes de virar cleptomaníaca, foi uma das maiores estrelas da tela nos anos 40.

Fevereiro

Wilson Grey não aparece na cerimônia de entrega do Prêmio Golfinho de Ouro, no Teatro João Theotônio. O diretor Ivan Cardoso, o primeiro a lhe dar o papel protagonista, em O Segredo da Múmia, o representa, recebe o troféu e o cheque de Cr$ 53 mil.
Sua ausência se deveu por conta de seu estado de saúde: há mais de um ano as internações de emergência passaram a ser constantes na sua vida – em janeiro de 1991, ele sofreu dois derrames.

Março

The Doors – (Estados Unidos, 1991) – Direção: Oliver Stone. Com Val Kilmer, Meg Ryan, Kyle MacLachlan, Michael Madsen, Bill Idol. Este filme sobre a vida e morte de Jim Morrison gerou acirradas polêmicas, e certamente não foi a última palavra sobre seu não menos polêmico inspirador. Segundo Ray Manzarek, que odiou o filme: “Oliver Stone esqueceu-se de que Jim era um poeta!”

8 abril

8 abril

Ivan

   16 junho

   Éramos rebeldes com causa (Sérgio Toledo é cineasta, autor de Vera) Filme The Doors, de Oliver Stone, reduz os anos 60 e Jim Morrison à loucura narcísica de uma tribo esquisita.

    Agosto

   Nirvana abre para Sonic Youth, no festival europeu, que inclui um marco, a performance no Reading Festival. A turnê é documentada no filme 1991: The Year Punk Broke

   20 ago.

   Em homenagem aos dez anos da morte de Glauber Rocha, ocorre o seminário-mostra A Morte e A Morte de Glauber, na Sala Cinemateca, em São Paulo. Além dos filmes de Glauber, filmes que ele gostava: Encouraçado Potemkin Bronenozets Potiomkin, 1925, de Eisenstein; Un Chien Andalou e L´Age D´or, ambos de Buñuel; Made in USA, de Godard; Morangos Silvestres, de Bergman; e Hiroshima, de Resnais. E mesa-redonda, com Arnaldo Jabor e Zuenir Ventura.

• Terra em Transe abre a mostra Filmes com a câmera na mão, na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro.

22 agosto

Mostra Glauber Rocha – Gênio da Raça, no Espaço Cultural do Shopping 
Bougainville, em Goiânia.

9 a 15 setembro


Cine Brasília, um mês após os dez anos de sua morte, Glauber Rocha é 
reverenciado com um ciclo de filmes e debates. Os debates são realizados
no Hotel Kubitschek Plaza.

São editados os suplementos Ópera Glauber, edição especial do jornal 
Fogo Cerrado, e outro, do Correio Braziliense, valorosos subsídios.

5 outubro

No 29.º New York Film Festival, em sessão especial, é exibida a cópia restaurada de Terra em Transe, com nova tradução e legendagem. Cortesia do cineasta Martin Scorsese. O festival apresenta “uma ou duas sessões retrospectivas de filmes recuperados ou restaurados”.

Em Los Angeles, a nova cópia de Terra em Transe é exibida no Directors Guild of America e Pacific Film Archive. Em Washington, a exibição acontece na National Gallery of Art.

sebocerrado

Bric-a-Brac. Editada pela primeira vez em 1986, a publicação teve apenas seis números e o último saiu em 1991

Literatura

É lançado o livro póstumo La Vie En Close, de Paulo Leminski.

• Lou Reed inclui duas entrevistas no livro Between Thought and Expression (“Entre pensamento e expressão”), Editora Hyperion. Na primeira entrevista feita em Praga com Václav Havel, o recém-eleito presidente da Tchecoslováquia comenta como a música do Velvet Underground foi considerada subversiva durante anos em seu país, e dá a Lou Reed uma antiga edição clandestina, com 200 letras de suas canções, traduzidas para o tcheco.
Na segunda entrevista, o escritor americano Hubert Selby (Last Exit to Brooklyn, que Lou Reed adora) tem sua inclusão justificada por uma única frase. Selby acaba dizendo que se sentiu como “um grito olhando para uma boca”. É a melhor definição para as letras de Lou Reed publicadas sem acompanhamento.

• O nome do escritor Richard Brautigan (1935-1984) talvez diga pouco ou nada para a nova geração de leitores, a despeito do sucesso que chegou a alcançar em vida, ao lançar, em 1967, o romance Pescar Truta na América, best-seller com mais de 4 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, publicado no Brasil (em 1991) pela editora Marco Zero.

• Biografias sobre Syd Barrett já haviam sido escritas na França e Itália quando o jornalista Peter Watkinson lançou Crazy Diamonds na Inglaterra. O livro traz a história de um fazendeiro de meia-idade, chamado Syd Barrett, que recebe telefonemas do mundo todo.

• 
Ad’ – Almanaque de fanzines – O que são porque são como são, 
Editora Arte de Ler – RJ

Fevereiro a outubro

balada do louco

Cotidianamente, eu vou à gráfica e espero pelo fim do mês para vencer as etapas. Paga a composição do livro Balada do Louco, restava fotolito, chapa, tintas, uma tonelada de papel para miolo e capa, acabamento, plastificação e refilamento, tudo sob o impacto inflacionário do Plano Collor! Aprendi mais do que em qualquer semestre de faculdade.

Fitas inéditas: shows ‘Shining Alone’, de Arnaldo Baptista no Tuca em 1981, ‘O A e o Z’, 1973, e ‘Mutantes em Paris, 1970’, providenciaram o suporte musical para a feitura da
biografia ‘Balada do Louco’. Entre dezembro de 1988 a maio de 1996 – oito anos de correspondências esporádicas

31 dezembro

31 12   Visões de um louco embalado pelo rock
   Rodrigo Leitão, Jornal de Brasília
   Fã lança biografia de Arnaldo Baptista, o mutante que deu sangue e suing Baptista, o mutante que deu sangue  e suingue ao pré-histórico rock brasileiro

  Obituário

    20 abril

   Steve Marriott, guitarrista e vocalista do Small Faces e do Humble Pie, morre aos 44 anos de idade, carbonizado, devido a um incêndio ocorrido em sua residência. Ao que tudo indica, Marriott já estava deitado, quando resolveu acender um cigarro, porém, devido à bebida, misturada com tranquilizantes, o músico acabou dormindo, enquanto o cigarro caía sobre a cama e iniciava o incêndio, que se alastrou pelo quarto, e levou cerca de quatro horas para ser controlado.

   27 maio

   Sérgio Santana morre. A Patrulha do Espaço perde o baixista, compositor e cantor.

   25 outubro

   O empresário Bill Graham, cujo nome verdadeiro era Walfgang Grajanka, nascido em Berlim, em 1931, morre em um acidente de helicóptero.

   10 novembro

   Morre o escritor Ken Kesey, o condutor da contracultura

   24 novembro

   Freddie Mercury morre aos 45 anos de idade. Após a morte do vocalista do Queen, o sucesso do grupo "Bohemian Rhapsody" foi relançado com grande sucesso, subindo nas paradas e tornando-se a número um do Natal daquele ano.

   6 dez.

   Os beatlemaníacos do globo perdem tia Mimi Smith.

   9 dez.

   Morre Berenice Abbott (1898-1991),  fotógrafa americana, famosa pelo seu trabalho em preto e branco e por ter descoberto e promovido o trabalho de Eugene Atget um pouco antes deste morrer.
   Em 1921 ela foi estudar escultura em Paris. Em 1923 Man Ray contratou ela como assistente: "Eu procurava alguém que não soubesse nada sobre o assunto assim iria me obedecer em tudo," diz Man Ray da ocasião. Ela se apaixonou por fotografia, fazendo trabalho de laboratório pra ele. E ele se impressionou com ela emprestou-lhe o estúdio para que fizesse suas próprias fotos.
   Em 1925 Man Ray mostrou-lhe as fotos de Atget que dois anos depois concordou em posar para um retrato pra ela. Ele morreria pouco depois.

 

 

 

Articles View Hits
6975588

We have 397 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro