1996: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SEIS

1996

Compilado por Mário Pazcheco

18 janeiro

1996 estudio

Legião Urbana em estúdio

BARBIERI ENTREVISTA O GUITARRISTA JERRY CANTREL (ALICE IN CHAINS)

Março

Belo Horizonte. Reencontradas na PUC 52 latas lacradas de filmes, seis horas de material gravado – copião e negativos –, em ótimo estado de conservação, rodado e não-utilizado no corte final de Terra em Transe.

6 mar.

RAMONES SE DESPEDE DO PÚBLICO NO BRASIL

17 mar.

O jornal O Globo denuncia que Clóvis Corrêa, o locador de um apartamento em Copacabana, está usando como resgate de dívida familiar, e mantendo em regime de cativeiro dezenas de desenhos, poemas de amor, croquis, fotos, manuscritos, vídeos caseiros, o passaporte e o cartão de CPF de Glauber Rocha. Paula Gaetan, que não pôde levar o lote para Cartagena, na Colômbia, mostrou-se indignada pela “violação de privacidade”, uma vez que sua mãe negociava os valores, que giram em torno de US$ 5 mil dólares, pelo resgate da memória de Glauber Rocha.

31 mar.

1996 arnaldo tributo

Correio Braziliense

1996 arnaldo carta

   Um raro postal de Arnaldo Baptista 1996 ou algo como "amor trípoli vísceras"

   29 maio

   A TVE exibe Deus e o diabo na terra do sol.

   30 mai.

   BUTTHOLE SURFERS: BARBIERI FAZ COBERTURA DE SHOW

   17 junho

   Charles Manson, aos 63 anos, cumprindo pena perpétua na Califórnia, foi novamente condenado, dessa vez por tráfico de drogas, dentro da prisão.

   • ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASILIENSE DO ROCK - ESTATUTO

1996 populares

Julho

“Não é difícil estar vivo, mas deixe-me lhe dizer algo: a morte não existe. Você não morre. Isto é a filosofia hippie. A ideia do hippismo, e este é o  aspecto psicodélico dos Doors, é que a morte te leva a outro realismo. Você não morre, tua energia retorna à fonte de energia original de todas as coisas, a Deus. Mas nós somos essa energia. Todos os humanos somos Deus.” (Ray Manzarek).

1996 CONTRA

19 jul.

Legião contra maus-tratos às crianças

26 jul.

Qual a origem do Zé do Caixão?

1996 sid

1996 beatles outubro

Revista Vox, julho 1996

"Só Deus sabe como consegui virar quem sou", disse George Harrison à revista Billboard em 1996. "Quando era garoto, eu ficava estudando, mas não conseguia me concentrar por muito tempo."

Agosto

Rio de Janeiro. No Teatro Carlos Gomes, Luiz Carlos Maciel apresenta Jango, Uma Tragédia, a única peça de Glauber Rocha. O espetáculo começa com o "Hino do Brasil", e o cenário é um imenso retrato oficial do presidente João Goulart. Jango é Cláudio Marzo. Miguel Arraes e Leonel Brizola também entram em cena. Helena Ignez faz Elizabeth Taylor, coadjuvada por Maria Cláudia, que imita Carmen Miranda, cantando música escrita por Glauber Rocha. Um elenco com mais de 30 pessoas, um coro que canta e vedetes que dançam números musicais ao vivo, e surpreende quem não viveu aqueles anos. Uma das meninas do coro ficou espantada ao descobrir que Jango e Goulart era a mesma pessoa, surpreendendo o diretor. Produzida por Dinho Valadares, Jango mostra um Brasil em que havia perspectiva de mudança na sociedade, contrastando com o conformismo oficializado que vigora hoje, não só no Brasil, mas na civilização ocidental como um todo.

4 ago.

“Cacá Diegues faz uns filminhos interessantes, mas conformistas. Falta a ele a grandeza de Glauber.” (Rogério Duarte).

Outubro

Peculiar até depois da morte, Leary teve seu último desejo atendido: suas cinzas foram transportadas pela espaçonave Pegasus e liberadas no espaço, com auxílio de um satélite, junto com as de Gene Roddenberry, criador de Jornada nas Estrelas, e de outros cientistas e pioneiros em estudos aeroespaciais, tais como o físico da High Frontier Space Station, Gerard O’Neill, e Todd Hauley, professor da International Space University. A última viagem foi patrocinada por uma instituição do Texas, a Celestis Foundation, especializada no transporte de material ao espaço, ao custo de US$ 4.800.

• NIRVANA'S NEW ENDINGS?

24 out.

BOULEZ TRAZ AO RIO A VANGUARDA ERUDITA



1 de novembro

1996 celia

Legião Urbana na revisão de Célia Porto (DF)

• DROGAS: A HIPOCRISIA É O VERDADEIRO VÍCIO (GERALD THOMAS)

• O governo da Bahia propõe transferir para Salvador o Tempo Glauber,  mudando o nome para Memorial Glauber. Atendendo ao desejo expresso em vida pelo cineasta para – que a sua obra repousasse na Bahia.

Como na capa do Sgt. Pepper rodeado de reproduções em tamanho natural de mitos hollywoodianos, e por amigos de carne e osso, como o ex-beatle George Harrison, e pela família o campeão Emerson Fittipaldi comemorou no Planet Hollywood e em sua casa em Miami seus 50 anos. Foi o primeiro aniversário depois (seis meses) do acidente de ultraleve. À época, para consolá-lo, George Harrison mandou-lhe uma outra versão da letra da canção “Here Comes The Sun”.

1996 MAMONA

Música



Itamar Assumpção, com olhar crítico, regrava a obra de Ataulfo Alves, em Pra Sempre Agora.

Na cola de sucesso do projeto Anthology, dos Beatles, Neil Innes também reagrupou ¾ dos Rutles originais. Precavendo-se desta feita quanto a possíveis problemas legais, lançou Archaelogy, um grande disco, que não usou as mesmas notas da releitura anterior.

Crosby, Stills and Nash voltam a se apresentar em grupo.

No primeiro semestre, Eric Burdon embarcou numa excursão que tinha tudo para ser memorável, a Blues Busters Tour, em parceria com o guitarrista Alvin Lee, do Ten Years After. A ideia genial de unir a voz de Eric Burdon à guitarra de Alvin Lee, à cozinha do ex-baixista do Bad Company, Boz Burrel, e ao baterista Aynsley Dunbar, ex-John Mayall’s Bluesbreakers, não deu certo. Eric Burdon ficou sem entender nada: “Foi um grande desapontamento.” No meio da excursão, Alvin Lee caiu fora, para reformar o Ten Years After, sem dar explicações. A Blues Busters nem tocou os últimos seis shows nos Estados Unidos, e a parte europeia, marcada para julho, foi cancelada.

Para se refazer da má surpresa, Eric Burdon juntou uma nova banda, e se apresentou no Brasil, em agosto de 1996, no Palace, em São Paulo.

John Mayall, acompanhado pelos Bluesbreakers (Buddy Whittington, Joe Yuele e John Paulus), e juntamente com outra lenda dos anos 60, Steppenwolf, do ainda rebelde John Kay, “que sempre viveu sem ter de responder a ninguém, a não ser a si mesmo”, apresentaram-se em setembro de 1996, no CEB Jazz & Blues Festival, em Brasília.

No mesmo setembro, dentro da turnê The Hookywooky Tour, de lançamento do álbum Set The Twilight Reeling, Lou Reed, ao lado de sua banda – Mike Rathke, guitarra; Fernando Saunders, baixo e Tony Smith, bateria –, evocou o Velvet Underground, através do repertório de três músicas da banda,  “Sweet Jane”, “Pale Blue Eyes” e “Walk On The Wild Side”, que encerrou os shows no Metropolitan, no Rio, e no Palace, em São Paulo.

O costumeiro alarde da mídia – anunciando um espetáculo capenga como sendo magistral, com tradução simultânea e efeitos espetaculares pela primeira vez no Brasil – sempre colou, servindo de mote para atrair os incautos a essa montagem no Metropolitan do Rio da ópera Tommy, que desprezou a parte das drogas, deixada fora de cena. Bem mais aventurados foram os fãs, que preferiram assistir ao vídeo The Who Live At The Isle Of Wight, com a versão ao vivo na íntegra da ópera Tommy, que a Polygram lançou na mesma época. O show Quadrophenia, do Who, no Hide Park (29 de junho de 1996), atraiu mais de 150.000 fãs do mundo todo, e arrecadou quase 500.000 libras para o Prince’s Trust. Roger Daltrey, Pete Townshend e John Entwistle dividiram o palco com Eric Clapton, Bob Dylan, Ron Wood e Alanis Morissette. Estava muito forte em Londres o comentário de que, ao final do show beneficente, promovido pelo príncipe Charles, haveria uma especial participação de Paul, George e Ringo, mas os fãs mais uma vez ficaram desapontados.

Dylan, que fora indicado para o Nobel de Literatura, não levou. Sua canção “The Times They Are A-chagin” virou tema de uma propaganda do Banco de Montreal.

Os Rolling Stones e Bob Dylan (recuperado de uma estranha doença) dividiram o mesmo palco numa versão ensaiada de “Like A Rolling Stone”, no Rio e em São Paulo. Não é de hoje que os mais radicais afirmam que Dylan, que já fora um dos profetas da geração florida, trocou seus ideais por dinheiro. Recorrendo ao chavão: O que há de errado?!

Mesmo sem anúncio oficial, os Rolling Stones preparavam um novo álbum para 97, enquanto o empresário Michael Cohl (que dirigiu a turnê Voodoo Lounge) reservava várias datas em estádios americanos para o grupo.

• Os Kinks se separaram após mais de trinta anos de carreira.


Televisão

Dezembro

O programa Grandes Nomes: Aldous Huxley, exibido pela GNT, mergulha na vida e obra do genial e polêmico escritor, cuja inquietude o levou até os índios do Xingu, em busca de respostas para as complexas perguntas que fazia.

Cinema

Fevereiro

PAUL MORRISSEY: MESTRE DE OBRAS

Feliz Aniversário Para John (Estados Unidos). “Isto não é um documentário”, ressalta o autor, John Mekas, num intertítulo (procedimento caro aos seus filmes-diários). “São apenas memórias”, completa mais à frente. A proposição vale ainda mais para Feliz Aniversário Para John, que registra alguns encontros com John Lennon, do concorrido aniversário do ex-beatle, em 1972, à sua morte, em dezembro de 1980. De “He´s Got The Whole World In Is Hand”, canção entoada na festa de aniversário, ao silêncio de luto do enterro.
Mekas, que ora filma Lennon tocando violão com o poeta beat Allen Ginsberg, ora o flagra jogando basquete com Miles Davis, surge frequentemente em cena, roubado de sua câmera, como mais um personagem típico do underground, e é surpreendido em sua pose discreta de cronista (ideal) da geração.

I Shot Andy Warhol, Estados Unidos, 1996 (longa de estreia de Mary Harron). Em 1968, Andy Warhol sobreviveu a um atentado praticado pela feminista Valerie Solanas, que lhe desferiu três tiros. Foi assim que ela, que mantinha uma tempestuosa relação de amizade com Warhol, paradoxalmente, garantiu seus quinze minutos de fama. Sua história virou o filme.

O filme Basquiat, do diretor Julian Schnabel, que retrata a vida do pintor e escultor pop Jean-Michel Basquiat, abre a 20.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Andy Warhol é interpretado por David Bowie, um dos pontos altos do filme. Apesar do longo sumiço dos sets, David Bowie, em plena metamorfose, encena um Warhol perfeitamente fresco, cheio de trejeitos, cínico.

 Walter Salles funda o Arquivo Mário Peixoto na sua empresa videofilmes no Rio de Janeiro onde Saulo Pereira de Mello e sua esposa Ayla cuidam dos objetos e manuscritos originais de Mário Peixoto e editam publicações do cineasta/autor bem como textos críticos.

11 dezembro


HEDY LAMARR CRIA PANTERA AMOROSA

Artes

Entre 1996 e 1997, Carlos Vergara realiza a série intitulada Monotipias do Pantanal, mostrada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, quando os registros da natureza, sejam intervenções de animais ou marcas de plantas, se imprimem nas telas. Assim criam tanto sudários quanto estruturas gráficas para obras trabalhadas posteriormente no ateliê. Para o artista, esses trabalhos adquirem novo estatuto, em que, “deslocados do contexto da impressão, recebem chassis, além das eventuais intervenções posteriores (...) aí sim, elas ganham corpo e densidade suficientes”.

Maio

Ron Wood em São Paulo expõe seu outro talento: gravuras de colegas de profissão, além de retratos dos Rolling Stones.

• O Instituto para as Artes Cênicas na cidade de Liverpool, é co-fundado por Paul McCartney.

Literatura

O livro de Wally Salomão Algaravias leva dois prêmios: o Jabuti de 1997, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, e o Alphonsus Guimaraens, oferecido pela Biblioteca Nacional. Wally Salomão, que participou da seleção de textos de Hélio Oiticica em Aspiro Ao Grande Labirinto, publica a biografia do artista plástico, Qual é o parangolé?

Geração em transe – Memórias do tempo do tropicalismo, depoimento biográfico de Luiz Carlos Maciel, é lançado.

• Jim Derogatis lança Kaleidoscope Eyes.

20 outubro

Sai terceiro Kandinsky da Martins Fontes.

11 novembro

POEMA DE MAIAKOVSKI FAZ 70 ANOS

Obituário

22 março

Don Ray Murray, baterista do The Turtles, morre durante uma cirurgia, aos 50 anos de idade.

5 abril

Monika Danemann se mata, e sua morte é envolvida em mistério, pois Eric Burdon, Mitch Mitchell, e a ex-namorada de Hendrix, Cathy Etchinghan, desconfiavam da história de Monika.

31 maio

Timothy Leary, o guru da geração psicodélica, surgida nos anos 60, morreu às 4h44, no último dia de maio de 1996, em sua mansão, em Beverly Hills, na Califórnia. Leary tinha 75 anos, e desde janeiro de 1995, em estágio terminal, lutava contra um câncer na próstata. À medida que a doença avançava, seu corpo parecia mais fraco, mas seu estado de espírito continuava otimista. “Quando soube que era um doente terminal, estava apavorado. Queria agora entrar em um desafio de como viver uma vida de incapacidade. Como terminar meus dias com dignidade.”

17 julho

Bryan “Chas” Chandler, baixista dos Animals, morre, de enfarte, aos 58 anos.

18 agosto

Morre o cineasta francês Marcel Carné.

19 ago.

O ator Jofre Soares morre, aos 77 anos. Ele atuou em Deus e o diabo na terra do sol.

12 setembro

Ernesto Geisel (1907-1996)

1996 cinzas

11 outubro

Nesta madrugada, quando o relógio marcava 1h15, a Aids, através de uma insuficiência pulmonar, e de uma anemia aguda, leva Renato Russo (1960-1996), mais um grande poeta dos anos 80. Segundo a mãe do cantor, Maria do Carmo Manfredini, o nome de seu último álbum revela bem o estado de espírito de Renato, pouco antes de sua morte. Ele dizia que queria muito fazer deste álbum algo muito especial, pois não sabia se faria outro. “Este nome foi escolhido porque havia uma tempestade dentro dele. Ele quis chegar ao fim. Ele não se suicidou, mas simplesmente não lutou”, declarou. Algo no corpo o incomoda? “Minha saúde. Foram quinze anos de droga-adicção.”

19 out.

RUSSO ESTA NA GALERIA DE POETAS ATEMPORAIS / SOLIDÃO E TRISTEZA ERAM COMPANHEIRAS DO CANTOR

20 novembro

Mário Gusmão morre, aos 68 anos. O ator baiano trabalhou em O Dragão da maldade contra o santo guerreiro e A Idade da Terra.

 

Articles View Hits
6740565

We have 855 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro