1981: ROCK CERRADO, NÓS FOMOS

 
 
 

Falso início...

 

Em 1980, o rock estava morto.

A ordem das gravadoras era tocar banjo e gaita e rabeca.

A Patrulha do Espaço (SP) e Tellah (DF) foram os primeiros grupos a lançar um LP independente de rock.

Isto quer dizer, os discos não foram muito longe...

No Distrito Federal hoje, em matéria de rock, as únicas bandas setentistas em ação são Ligação Direta, Marciano Sodomita e Mel da Terra.

Outros artistas remanescentes do meio musical dos anos 70 são da música brasiliense popular Rênio Quintas, Renato Matos, Toninho Maia, Beirão, Tonicesa Badu, Liga Tripa...

Posso estar sendo injusto,  eu acho que as banda dos 70 (A Brisa, A Margem, A Nata, Biscoito Celeste, Carênciafetiva, Grupo Saga, O Bueiro, O Portal, Sol Noturno) não conseguiram passar para a década de 80!

A única pessoa que me falou da cena do rock dos anos 70 em Brasília, foi o paulista Serginho Pinheiro, vocalista do Mel da Terra.

Da década de 70, somente o excelente progressivo Tellah  e o jovialmente esforçado Mel da Terra conseguiram lançar discos nos início do anos 80 e apresentações esporádicas à frente.

 

cerrado_

Eram esperadas 50 mil pessoas - mais de 20 mil pessoas foram ao "Pelezão" ver o "Rock Cerrado", que foi o primeiro grande concerto de Rock realizado no DF

Foto: Wilson Pedro -

 

Rock Cerrado, o inesquecível festival de rock do Centro Oeste

por Mário Pazcheco

 

Domingo, 23 de agosto de 1981 - A propaganda do Rock Cerrado passava na tevê e o cartaz azul do festival estava espalhado pela cidade. "TODO!" O contingente jovem basicamente formado por estudantes correu para assistir ao festival das mais variadas formas...

Incrível! Ainda hoje, muitos acreditam que Rita Lee participou do Rock Cerrado! Na incrível mesa de edição das memórias nós colamos cenas de festivais passados e aumentamos o cast.

O festival era pra ter começado às 16 horas e começou... Mas não começou para mim, apesar de eu ter chegado cedo e ser o  primeiro na fila, no corredor de acesso, em que eu estava a roleta travou e depois de um bom tempo, o bilheteiro permitiu que eu pulasse a mesma e me deparasse com a frente do palco  lotada.

Naquele tempo, o jornal impresso era fechado mais cedo, por isto na capa do dia seguinte estampou a foto do Mel da Terra que abriu o festival pela sua competência. Desde o início a sorte estava do lado dos garotos.

Hoje apesar do fenômeno da internet é praticamente impossível colher informações ou  imagens de festival tão importante. Sobreviveram memórias dos sobreviventes e parcos registros fotográficos.

Raul Seixas que retomava de forma ascendente a sua carreira abriu a sua apresentação com o fogo de Aluga-se. Passados 30 anos, Edson (Do Sindicato do Reggae) se lembra da forte presença cênica de Raul Seixas e ainda com uma ponta de espanto comenta, Foi o dia em que Raul Seixas liberou a maconha ele disse que todo mundo podia fumar e usar colírio...

Para mim, sem dúvidas, a melhor apresentação foi Raul Seixas que teria tocado com Tony Osanah, na guitarra; Edu Rocha, na bateria; Olmair Raposo, nos teclados e Pedrão, no contrabaixo.

Da participação de Raul Seixas no Rock Cerrado, sobreviveram um cassete com 40% do show cortado abruptamente em Maluco Beleza e 4 fotos que compoem o espólio de Kika Seixas. Inexplicavelmente esta grande atuação do rocker baiano passa desapercebida em suas biografias, documentários e comentários em jornais...

Na minha inocência, apesar da conclamação do maluco beleza,  eu acho que  poucos malucos aderiram à ideia devida à faixa etária dos estudantes em fins de segundo grau...

Chocante! Se o guitarrista de Raul Seixas era a lenda Tony Osanah; Walter Franco também mostrou que tinha guitarrista (infelizmente  não conseguimos obter o nome do excelente músico).

Um jovial, Walter Franco sem cabelos longos e jaqueta de couro negro e óculos rayban fez muito barulho na nossas cabeças com a sua Cabeça.

 

A galera da QE 34 que encontramos no festival...

rock_81

Marilac, João “Medonha”, Omar, Mônica Sebba , Alexandre e Kadu

Juntos no conjunto “D” da QE 34

Havia uma reunião constante na casa dos irmãos “Lalinha”,  Kadu (cabelo oxigenado),  e Edilson (bigodinho de cigano), dois irmãos boas-pintas.

A casa era divertida  e estavam sempre lá: Nardelli, Erlânio (cunhado do Hugney Geraldo que morreu cedo de mais – afogamento).

Na casa,   também se reuniam Zelito Passos e seu parceiro Juraildes que fariam a música popular brasiliense.

"Morei nesta casa de muro azul com rosa onde esta  a árvore".
(Sueli Saraiva que  também foi ao Rock Cerrado de carona na moto do Ronaldo).

 

Mil novecentos e oitenta e um

Uma droga sobre a qual nunca tenham ouvido falar

No início de 1981, a imprensa americana comentou muito o discurso feito por Timothy Leary no palco de Keystone Club de Berkeley, Califórnia. As notas foram unânimes em afirmar que, apesar de sua aparência sóbria, Leary devia estar doidão, com visto de entrada para o Planeta Claire ainda válido. Entre outras coisas, os jornalistas ficaram chocados quando Timothy declarou que a economia americana estava combalida não pelo preço do petróleo mas, pelos altos preços da cannabis importada. Além disso, Leary defendeu a teoria de que os meios de comunicação propalam uma alta da criminalidade para terem uma desculpa para mais polícia nas ruas. Outra afirmação polêmica: foi a de que “o LSD é, para o ser humano, o mesmo que o cálcio é para as amebas”. Leary ilustrou sua conferência com um show de slides supercoloridos dos últimos lançamentos químico-recreacionais. Entre eles, um tablete cor de laranja, em forma de coração e ainda sem nome, que segundo o professor apura o sentido da audição, sendo muito recomendado para amantes da música em geral. Finalizando sua conferência e espantando mais a imprensa, Leary aconselhou os desbundados presentes a descobrirem uma droga sobre a qual nunca tenham ouvido falar.

14-15 fev.
Já morando em São Paulo. No início de 1981, Arnaldo Baptista é procurado pela “Brajet Promoções” para fazer os shows, Arnaldo responde que iria pedir emprestada a garagem da sua tia e se poderia tocar músicas do Lóki?

Num passe de mágica a garagem se transformou no Teatro Tuca e o espetáculo foi batizado de “Shining Alone”, uma das poucas ocasiões em que Arnaldo, foi o frontleader. No repertório dos shows "Shining Alone" versões instrumentais para Honk Tonk e O A E O Z (um dos temas ao vivo preferidos por Arnaldo, aqui capturado com o órgão), as inéditas Ah! Garupa deixa eu gostar de você e Tacapé, a clássica Te amo podes crer e a não menos clássica Ovelha Negra (numa vinheta), Raio de sol um rock vigoroso da Patrulha do Espaço é tocada de maneira frenética ao órgão. No violão-de-fogueira, ele dedilha Don't twice, it's all right e Onda da morte (este é o nome correto da música Bomba H sobre São Paulo). Ainda nos teclados, Arnaldo apresenta vigorosa versão para Love is just around the corner (retirada do baú da trilha sonora do filme "Aqui está o meu coração", de 1934, cujo tema era cantado por Bing Crosby) e ele encerra o apoteótico show cantando Cry me a river, dez anos antes dela ser inserida no disco bossa'n'roll da ex-parceira!

3 fev.
Glauber Rocha encontra-se com o presidente João Figueiredo em Sintra, Portugal.

11 mar.
Carta-testamento de Glauber Rocha

14 mar.
Eric Clapton dá entrada no United Hospital em St. Paul, Minnesota, após sofrer um sério ataque de úlcera. Com isto, o músico se vê forçado a cancelar uma turnê de 60 datas nos Estados Unidos.

Abril
No casamento de Ringo e Barbara Bach. George e Olívia, Paul e Linda McCartney aparecem na foto do bolo ao lado dos recém-casados, eles também cantarolaram.

No LP "Somewhere in England", George Harrison retornou com êxito em uma homenagem a John Lennon, All Those Years Ago, na qual participaram Paul McCartney e Ringo Starr.

Isaias e Seus Chorões, um dos mais respeitados conjuntos regionais brasileiros, faz uma música diferente no LP “O Regional Brasileiro na Música dos Beatles” da Bandeirantes. O grupo retemperou algumas das mais famosas composições dos Beatles e as apresentam com uma nova roupagem, com um balanço bem brasileiro.

Junho
Inglaterra. Pink Floyd apresenta "The Wall" na Earls Court.

Julho
Passados dez anos da morte de Jim Morrison, os sobreviventes dos Doors voaram para Paris e diante de uma pequena multidão, Ray Manzerek, brindou à morte derrubando uma garrafa de vinho sobre o túmulo de Morrison num estranho ritual, terminando por perguntar: "Vocês acreditam que ele realmente esteja aqui???"!!!

22 ago.
No Brasil, a Embrafilme e a Alhambra publicam Revolução do Cinema Novo, coletânea de artigos e entrevistas de Glauber organizada por ele. Doente desde março, Glauber é internado no início de agosto num hospital próximo a Lisboa para tratamento de problemas broncopulmonares. Em 21 de agosto é trazido de volta ao Rio. Morre 24 horas depois de ser internado.

24 ago.
Necrólogio de um gênio

Londres, começa a Semana de Glauber Rocha no National Film Theatre, com Barravento, às 18h30m, e Deus e o diabo na terra do sol, às 20h45m. Na platéia poucos ingleses, mas muitos brasileiros – a maioria estudantes. Num clima triste, Malcolm Coad, crítico de cinema e especializado nas produções da América Latina, compreende logo que a apresentação não é tanto para seus patrícios e, em “portunhol”, traça um pequeno perfil da obra de Glauber Rocha:

— Para Glauber Rocha, a atual geração está escrevendo a pré-história do cinema brasileiro, e foi assim que tanto ele quanto os outros membros do Cinema Novo, um dos movimentos do Novo Cinema a que se desenvolveu em toda a América Latina naquele tempo, viam sua missão: nada menos do que uma regeneração do cinema de seus países, e, além disso, uma regeneração da própria cultura como um todo.

Agosto
Rock Cerrado, casa cheia.

Dez.
Espanha, o VII Festival de Cinema Iberoamericano, em Huelva, homenageia postumamente Glauber Rocha. O organizador do evento, Jose Luís Ruiz, disse:

— A homenagem consistirá na exibição e reexame dos filmes principais do cineasta morto e a publicação de um livro, a ser escrito por Augusto Martinez Torres, sobre diversos aspectos da obra de Rocha.

27 dez.
Arnaldo Baptista faz uma visita a Rita Lee antes de ser internado no Hospital do Servidor Público, em São Paulo no mesmo dia, inícia-se o pesadelo de Arnaldo Baptista.

31 dez.
Completadas as gravações de seu segundo álbum solo "Singin' alone", no último dia do ano, Arnaldo atira-se do 3.º andar de uma clínica psiquiátrica, tudo igual à letra de O suicida, primeiro compacto que ele gravou com Rita e Sérgio, falando de um cara que se joga do viaduto do Chá. Mais uma vez a vida imita a arte.

 

Música
Serguei volta da América.

Aos 32 anos, Marco Antônio Araújo lança o surpreendente “Influências”, um extraordinário disco de estréia, que rompe as barreiras das alfândegas culturais e regionais. "Influências" é o auspicioso marco inaugural da obra de Marco Antônio Araújo e mesmo sem shows de lançamento fora de Minas e com uma resenha na revista Veja, assinada por Okki de Sousa, ultrapassa a casa das dez mil cópias.

Walter Franco participa de outro festival, o MPB-Shell, com a canção "Serra do Luar", arranjada por Rogério Duprat. Essa versão foi registrada apenas no disco do festival e a música fez grande sucesso posteriormente em uma gravação de Leila Pinheiro. São desta canção alguns dos versos mais conhecidos de Walter: "Viver é afinar o instrumento / De dentro pra fora / De fora pra dentro".

Badfinger lança um novo LP, só que desta vez, eles montam uma nova banda, que passou a ser a seguinte: Joey Molland – guitarra base, Tom Evans – contrabaixo, Tony Kaye – teclados, Richard Bryans – bateria e Glenn Sherba – guitarra-solo. E pela Warner, eles lançam mais um disco.

O ao vivo dos Doors, "Alive She cried", consegue bater todos os recordes de vendagem nos Estados Unidos, derrubando das paradas o LP "Tatoo You", lançado pelos Rolling Stones neste ano!

 

Literatura

Maio
O livro “Do Grapefruit” de Yoko Ono, recebe tradução de Mônica Costa e Régis Bonvicino. Edição dos tradutores.

Dezembro

Revista “Beatles Documento”, Edição especial da revista “Somtrês”.

 

Filmes

"Sintra is a beautiful place to die" (Patrick Bauchau).

Vídeo-documentário caseiro, 90 minutos com as últimas imagens de Glauber Rocha feito em abril ou maio de 1981, durante um almoço na sua casa.

 

Obituário

Morre Bob Bear Hite do Canned Heat.

9 fev.
Bill Haley ( 6 jul. / 1925 - William John Clifton Haley Jr.), em Highland Park, Michigan, Estados Unidos morreu de ataque cardíaco, em Harlingen, Texas.

22 ago.
Sábado, 24 horas depois de chegar ao Rio de Janeiro vindo do aeroporto de Lisboa, Portugal; Glauber Rocha aos 42 anos falece em Botafogo, os últimos carinhos pela porta entreaberta. No relógio 9h20.

5 nov.
Morre de câncer, o crítico Mário Pedrosa.

 

 

Articles View Hits
6323387

We have 621 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro